terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cultura

Santarém assinala Jornadas Europeias do Património com recriação da vida quotidiana no século XIII
Santarém vai assinalar as Jornadas Europeias do Património com uma recriação da vida quotidiana no século XIII, que tem por tema central a instalação dos franciscanos na cidade, num evento que vai decorrer nos próximos dias 24 e 25.
Partindo da temática da iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, este ano dedicada ao património e à paisagem urbana, a câmara municipal de Santarém vai promover, em colaboração com a Ordem de Cavalaria do Sagrado Portugal, uma “viagem até ao século XIII” no Convento de S. Francisco e no Jardim da República, situado em frente ao monumento.
A ideia é recriar a época em que os franciscanos se instalaram em Santarém (1242), no reinado de D. Sancho II, fundando o Convento de S. Francisco, e o período em que a cidade era palco de intensa actividade comercial e fluvial, no reinado de D. Dinis.
No espaço interior e exterior do Convento vai ser recriada a vida conventual, assim como das outras classes sociais, nos seus afazeres diários, profissionais, civis, religiosos e militares, afirma a autarquia em comunicado.
O Jardim da República e o adro do Convento vão ser ocupados por um mercado com artesãos da região “em que o bulício e azáfama da época vão ser recriados, com a música de rua, jograis, saltimbancos, entre outras surpresas”.
A recriação histórica vai decorrer entre as 16:30 e as 23:00 de dia 24 e entre as 16:30 e as 20:30 de dia 25.
O programa que assinala as Jornadas Europeias do Património integra ainda a exposição “Campo fora de Vila: de espaço livre a espaço de liberdade”, organizada pelo Núcleo de Museu e Património Cultural da Câmara de Santarém, que estará patente no W Shopping de 23 a 30 deste mês.
-------------------------------------------------------------------------------------------------