quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Saúde

Conselho da Comunidade de Agrupamentos de Centros de Saúde do Zêzere apela à suspensão imediata da reorganização das unidades funcionais de prestação de cuidados de saúde
O Conselho da Comunidade de Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) do Zêzere apelou hoje à suspensão imediata da reorganização das unidades funcionais de prestação de cuidados de saúde no ACES Zêzere, actualmente em curso.
O Conselho, que engloba os concelhos de Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha, analisou a reorganização das unidades funcionais de prestação de cuidados de saúde no ACES Zêzere, que prevê o encerramento de extensões de saúde nos vários concelhos que o compõem, tendo aprovado por unanimidade uma moção onde reclama pela suspensão da reorganização daquelas unidades funcionais.
Ao mesmo tempo, aquele Conselho reclama pela revisão, “com a maior urgência”, da referida reorganização, em estreita articulação com as respectivas câmara municipais e juntas de freguesias.
Em comunicado, a presidente do Conselho de Comunidade do ACES Zêzere, Maria do Céu Albuquerque, afirma reconhecer a “necessidade fundamental de promover uma gestão eficaz e eficiente dos recursos humanos disponíveis”, tendo considerado que esta gestão deve ser feita de forma a não colocar em risco a qualidade e o acesso a respostas tão fundamentais como são as de saúde.
Considera ainda o Conselho da Comunidade do ACES Zêzere que a reorganização, em curso, “enferma de um conjunto de pontos críticos”, nomeadamente no que respeita ao acesso às novas extensões de saúde pelos utentes residentes nas freguesias onde não existe uma rede de transportes públicos ou, onde existindo, “não se revela adequada” a esta nova realidade.
“Acresce que estas dificuldades se agravam pelo facto de estarmos perante populações em que os índices de dependência e envelhecimento são elevados, pelo que uma reorganização desta natureza não poderá ser operada sem que esteja garantida a disponibilização de transportes públicos às populações”, adianta-se no texto.
Esta moção será remetida ao ministro da Saúde - juntamente com um pedido de reunião -, ao secretário de Estado da Saúde, à Administração Regional de Saúde de Lisboa e aos directores executivos e Conselho Executivo do ACES Zêzere.
-------------------------------------------------------------------------------