quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cultura

Torres Novas: Programação do último trimestre do ano arranca hoje no Teatro Virgínia
A programação do Teatro Virgínia para o último trimestre do ano arranca hoje com cinema, englobando iniciativas da rede "5 Sentidos” e do Festival Materiais Diversos e ainda os Encontros de Lusofonia, este ano dedicados às relações com o Brasil.
A direcção do Virgínia destaca na programação de Setembro a exibição de “Fausto”, filme -concerto de F.W. Murnau, musicado pelos La La La Ressonance (no próximo sábado), colocando o cinema como uma das apostas desta temporada.
O cineasta Edgar Pêra é uma das presenças, através de pequenos diários visuais, um convite à reflexão “sobre as diferenças e encontros entre os territórios onde se encontram os teatros da rede Recentrar” (Aveiro, Torres Novas, Torres Vedras, Leiria e Coimbra).
Em Outubro, o destaque vai para o projecto Tri-Ciclo, três espectáculos de criadores emergentes portugueses que marcaram a temporada nacional de 2010-2011, no contexto da Rede de Programação 5 Sentidos.
A programação de Outubro não esquece o sexto aniversário do Teatro Virgínia, que vai ser celebrado a 13 de Outubro com a terceira edição do espectáculo "Roque Beat", “contando com a presença de dois artistas incontornáveis da música portuguesa: Lula Pena e B Fachada”, sublinha a direcção do teatro.
Na parceria com o Festival Materiais Diversos, que decorre de 21 a 30 de Outubro em Minde, Alcanena e Torres Novas, o Teatro Virgínia vai exibir, dia 22, o espectáculo “A Viagem”, de Filipa Francisco, que decorre de uma residência artística e que envolverá o Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Riachos.
Novembro (de 14 a 19) será dedicado aos IV Encontros da Lusofonia, centrados, este ano, no trabalho de cooperação com o Brasil.
Para Dezembro, o realce vai para “dois nomes de peso da música portuguesa”: os Clã, que apresentarão, dia 10, o seu último trabalho, “Disco Voador”, com passagens pelas escolas do concelho, e, dia 17, Sérgio Godinho, também com o seu último disco, de comemoração de 40 anos de carreira, “Mútuo Consentimento”.
“Durante estes quatro meses, prosseguem ainda os projectos do Lab Criativo e o Cinema Às Quartas, a cargo do Cineclube de Torres Novas”, que arranca hoje a temporada com o filme “Gianni e as Mulheres”, de Gianni Di Gregório.
O programa pode ser consultado na totalidade no site http://www.teatrovirginia.com/.
-----------------------------------------------------------------------------------------------