sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Educação

Constância: Inaugurado Centro Escolar de Santa Margarida
Com um investimento global de 2,2 milhões de euros, o primeiro centro escolar do concelho de Constância foi inaugurado esta quinta-feira, pelo Secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida.
Albergando um total de 244 alunos do 1º ciclo e jardins-de-infância, o novo equipamento, construído na freguesia de Santa Margarida, foi inaugurado no mesmo dia em que entra em funcionamento o novo ano lectivo, integrando 100 alunos do pré-escolar e 144 alunos do 1º ciclo provenientes de três escolas que encerraram por terem menos de 21 alunos: Malpique, Portela e Santa Margarida.
A construção e o equipamento do centro escolar de Santa Margarida implicaram um investimento da autarquia na ordem dos oitocentos mil euros.
Máximo Ferreira, presidente da autarquia, disse à agência Lusa que o novo equipamento educativo “cumpre o preconizado” pela carta educativa concelhia, tendo vincado que o mesmo vai “melhorar a qualidade do ensino e dos recursos colocados à disposição dos alunos”.
Segundo acrescentou, a abertura deste novo equipamento incluiu uma “redefinição” da rede de transportes escolares na freguesia e será um “pólo aglutinador” de várias actividades ligadas à educação, no qual, cumulativamente, a sala polivalente poderá também ser utilizada pela comunidade local.
Salas de estudo, cozinha, refeitório, instalações sanitárias, sala polivalente, zonas de recreio, recinto desportivo, equipamento infantil, zonas verdes, hall, salas de actividades, arrumos, alpendre, varandas, sala de repouso, entre muitas outras, são as diversas áreas que integram o novo centro escolar de Santa Margarida.
----------------------------------------------------------------------------------------------