quarta-feira, 2 de junho de 2010

Autarquias

Câmara de Torres Novas deliberou atribuir Chave de Ouro da cidade ao Primeiro Ministro de Cabo Verde
A Câmara Municipal de Torres Novas decidiu hoje atribuir a Chave de Ouro da cidade ao Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, que visitará o concelho no próximo dia 11.
António Rodrigues, presidente da autarquia torrejana (PS), disse à agência Lusa que, mais do que uma questão formal, este gesto realça a importância das relações do seu concelho com aquele país.
Frisando que é a primeira vez que Torres Novas recebe um primeiro ministro estrangeiro, António Rodrigues sublinhou que o regulamento de atribuições honorificas do concelho prevê a atribuição da Chave de Ouro da cidade só a presidentes da República, primeiros ministros ou entidades “de alto gabarito”.
“Mas, mais importante é a relação que Torres Novas mantém com a Ribeira Grande”, disse, acreditando que José Maria Neves quererá igualmente realçar esse trabalho, que já ultrapassou a mera dimensão autárquica.
Segundo disse à Lusa, há actualmente diversas entidades da região a desenvolver projectos no arquipélago, realçando o projecto que a Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (Adirn), está a realizar em várias ilhas cabo-verdianas no âmbito de uma candidatura comunitária.
Esse projecto, que assenta sobretudo no combate à pobreza, tem também uma vertente de preservação das tartarugas.
António Rodrigues não deixará escapar a oportunidade para falar a José Maria Neves de alguns projectos que estão a ser desenvolvidos no município cabo-verdiano da Ribeira Grande, nomeadamente do Centro de Acolhimento de Santo António (CASA), que já viu ser lançada a primeira pedra, mas continua a aguardar o arranque da obra.
O autarca realçou que este é um projecto que visa dar qualidade de vida a crianças, dos zero aos 16 anos, órfãs e que vivem abaixo do limiar da pobreza, e que envolve toda a comunidade torrejana.
“Não é uma loucura da câmara municipal. Gastamos muito pouco com a construção da CASA, pois envolve toda a comunidade”, disse.
A Chave de Ouro vai ser entregue ao primeiro ministro de Cabo Verde numa sessão solene agendada para dia 11, fazendo o autarca torrejano questão que José Maria Neves dê uma “volta rápida” pela cidade, com passagem obrigatória na Avenida da Ribeira Grande.
O Primeiro Ministro de Cabo Verde estará em Portugal de 08 a 13 de junho para a primeira cimeira entre os Governos dos dois países, que visa materializar o protocolo assinado durante a visita de José Sócrates a Cabo Verde, há um ano.
-------------------------------------------------------------------