sexta-feira, 18 de junho de 2010

Autarquias

Jardim da Liberdade em Santarém vai ser inaugurado
Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara de Santarém e o Major-General Comandante da Brigada de Reacção Rápida, vão proceder à inauguração do Jardim da Liberdade, que culmina com um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, no âmbito das Actividades Complementares do Exercício “APOLO 10”, que decorrem no Campo Sá da Bandeira até dia 26.
A construção do Jardim da Liberdade permitiu requalificar o Campo Sá da Bandeira, junto ao Centro Histórico da Cidade, transformando-o numa grande “sala de visitas e eventos” que disponibiliza duas cafetarias, um restaurante e uma esplanada, bem como mobiliário urbano e onde se privilegia o peão, em detrimento da circulação automóvel.
A obra teve início em Abril de 2009, com a reabilitação e ampliação do sistema de saneamento na Rua do Mercado, e, em Agosto desse mesmo ano, iniciou-se o mesmo tipo de intervenção na Av. do Brasil.
Um dos objectivos desta intervenção foi a criação de uma grande sala de visitas da Cidade, que funcione simultaneamente como uma âncora de desenvolvimento do próprio Concelho. A sua localização, próxima dos limites do Centro Histórico, cria neste plano de ideias, uma importância acrescida na prossecução da filosofia que se pretende implementar na forma como é vivida a Cidade, com particular ênfase na sua relação com seu o núcleo mais antigo.
A libertação desta área, através da supressão da circulação viária, na Avenida Sá da Bandeira, e paralelamente da criação da grande praça, que faz a ligação com o núcleo mais antigo da Cidade, possibilita a criação de um enorme espaço de lazer, que se pretende, dentro do espírito da Liberdade referido, para todos, possibilitando diversos tipos de fruição do espaço público, inerentes às diferentes faixas etárias.
Na criação do projecto houve a preocupação de criar espaços com características diferenciadas, sem criar rupturas a algumas das vivências que hoje em dia se verificam. A intervenção possibilitou a criação de espaços tão diferentes e ao mesmo tempo complementares como, um parque infantil, zonas de esplanadas, zonas de estadia para idosos, zonas de meditação/leitura e diversas zonas de convívio.
Este espaço, em complementaridade com a grande praça, possibilita também a realização de eventos, como espectáculos e feiras temáticas diversas, funcionando como um centro comercial ao ar livre, trazendo de novo a população a viver e respirar a sua Cidade.
O tema central que serviu de inspiração para a intervenção em termos de espaço de lazer, foi a Liberdade, no sentido lato do termo, cujo início em termos empíricos, se verifica no monumento de homenagem a Salgueiro Maia, desenvolvendo-se pelo eixo formado até ao edifício do Tribunal.
A definição dos espaços verdes, teve como preocupação base a manutenção do maior número possível de espécies arbóreas existentes, assente num rigoroso estudo.
-----------------------------------------------------------------------------