sexta-feira, 25 de junho de 2010

Cultura

“O mundo é uma bola de algodão” – Arte Infanto-Juvenil em Exposição na Galeria Municipal de Arte em Abrantes
Vai ser inaugurada a exposição “O mundo é uma bola de algodão” no dia 2 de Julho (6ª feira), às 18h00 na Galeria Municipal de Arte em Abrantes.
Esta mostra acontece no seguimento de um concurso de desenho, lançado aos alunos do 1.º ciclo do concelho e que tinha como tema A Vida no Planeta - “2010 Ano Internacional da Biodiversidade”. Tendo em consideração o empenho das crianças concorrentes, decidiu o Município realizar uma exposição com os trabalhos, alargando o seu enquadramento no que diz respeito a outras expressões artísticas. Estarão presentes trabalhos do CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (trabalhos em cerâmica); Escola EB2,3 /S Drª Mª Judite Serrão de Andrade, Sardoal; ATL da Associação de Desenvolvimento Cultural Palha de Abrantes e crianças que participam individualmente.
O tema proposto tem por objectivo levar as crianças e os jovens a discutir a importância da biodiversidade e a entender a complexidade da máquina que é o Planeta, que precisa de todas as suas peças para funcionar em pleno. As plantas, os animais, os organismos mais simples e todos os ecossistemas do oceano são partes dessa máquina, da qual depende o bem-estar e a sobrevivência do Homem. Exteriorizar essa percepção usando como linguagem as artes plásticas é um meio de estimular a criatividade e o pensamento divergente, capacidades indispensáveis para se atingir um modo de cidadania responsável e capaz de, hoje e no futuro, contribuir para a preservação da vida no nosso Planeta, tão frágil como uma bola de algodão…
A exposição pode ser visitada até ao dia 30 de Julho, no seguinte horário:de terça a sábado, das 10 às 12h30 e das 14 às 18h30.
------------------------------------------------------------------------