sábado, 5 de junho de 2010

Certames

Feira Nacional da Agricultura começa hoje em Santarém
A Feira Nacional da Agricultura começa hoje em Santarém com reforço da presença de expositores, apesar da crise, e forte componente política, servindo de palco para o comissário europeu do sector lançar a discussão sobre o futuro da PAC.
O ministro da Agricultura, António Serrano, inaugura oficialmente o certame, às 15:00, pondo fim ao “divórcio” que ditou a ausência da tutela do maior certame agrícola nacional na última legislatura.
Tendo como tema central as Energias Renováveis, a feira contará com diversos colóquios e seminários sobre essa temática, tendo em conta o papel que o sector poderá desempenhar nesta área.
Entre as numerosas iniciativas previstas destaca-se o seminário sobre o “Futuro da Política Agrícola Comum (PAC)”, no dia 11 de Junho, que contará com a presença do Comissário Europeu da Agricultura, Dacian Ciolos, e do Ministro da Agricultura.
Outra conferência a destacar é sobre o “PRODER – balanço da sua execução e perspectivas futuras”, que decorre a 07 de Junho.
A partir de hoje está igualmente aberto o espaço “Prazer de Provar”, dedicado aos consumidores, onde estes podem provar, e comprar, vinho, azeites, queijos, méis, enchidos, entre outros produtos, além de poderem assistir a demonstrações de cozinha ao vivo.
A carne das raças autóctones volta a ser destaque nos menus dos diversos restaurantes presentes no certame.
A pecuária nacional tem igualmente presença forte no certame, com aumento do número de animais presentes.
Ao longo de nove dias, o programa é recheado ainda com concursos e demonstrações, largadas de toiros, folclore, mercados tradicionais e espectáculos nocturnos – com Mickael e Tony Carreira, Daniela Mercury, Ana Moura, Buraca Som Sistema e Xutos e Pontapés.
A Direcção Geral da Agricultura da Comissão Europeia tem um espaço próprio no certame, com um diversificado programa de iniciativas.
Pela primeira vez a Feira Nacional da Agricultura/Feira do Ribatejo vai acolher a Feira Empresarial da Região de Santarém, em resultado de um acordo assinado com a associação empresarial Nersant.
---------------------------------------------------------