terça-feira, 15 de junho de 2010

Ambiente

Partido Os Verdes questiona governo sobre ETAR de Almeirim e Alpiarça
O Partido Ecologista Os Verdes questionou o Ministério do Ambiente sobre a forma como está a ser feita a remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Almeirim/Alpiarça e sobre as consequências ambientais para a Vala Real.
Frisando que esta ETAR, inaugurada há 10 anos, “nunca desempenhou devidamente o objectivo de tratamento das águas residuais urbanas”, os Verdes lamentam que a correcção das deficiências esteja a originar um “agravamento da situação”.
Em particular referem o facto de os esgotos estarem a serem encaminhados “directamente e sem o mínimo de tratamento para as linhas de água que vão desaguar na Vala Real de Alpiarça e posteriormente no Tejo”.
José Sousa Gomes, presidente da Câmara Municipal de Almeirim e da empresa intermunicipal Águas do Ribatejo, responsável pela ETAR, declarou “estranheza” por o assunto ser levantado numa altura em que, disse, os problemas do sistema estão a ser resolvidos. Segundo afirmou, o encaminhamento dos esgotos para as linhas de água enquanto decorrem as obras de reabilitação do sistema “é uma questão de força maior”, sublinhando que o procedimento foi autorizado pelas autoridades do Ambiente.
Na pergunta endereçada ao Ministério do Ambiente pela deputada Heloísa Apolónia, os Verdes questionam o “grande volume de efluentes que estão a ser rejeitados para o meio sem o mínimo tratamento prévio”, alertando para as dificuldades acrescidas com o aproximar do verão.
A deputada pergunta se não haveria outra solução técnica que “não passasse pelo despejo total das lagoas e que permitisse a intervenção de forma menos agressiva para o ambiente, tal como já se tem feito noutras ETAR deste tipo”.
Os Verdes querem ainda saber que tipo de efluentes vão passar a ser encaminhados da Zona Industrial de Alpiarça para a ETAR e se está previsto algum pré tratamento para estes efluentes.
----------------------------------------------------------------------------