sexta-feira, 11 de junho de 2010

Autarquias

Câmara de Rio Maior anunciou financiamento para criação do Centro de Alto Rendimento
A Câmara Municipal de Rio Maior anunciou hoje a aprovação do financiamento para a criação do Centro de Alto Rendimento (CAR) para a natação.
Em comunicado, o município explica que esta candidatura, para a intervenção em “Infra-estruturas e Equipamentos Desportivos”, teve luz verde do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
“Do montante elegível de 1 932 951,32 euros aprovado pelo POVT, 70 por cento serão comparticipados, a fundo perdido, pelo FEDER, ficando o restante a cargo do Município de Rio Maior”, pode ler-se no mesmo comunicado.
A “melhoria da eficiência energética da infra-estrutura”, a disponibilização de “meios técnicos de treino e apoio técnico científico” para o “processo de treino de alto rendimento”, são os objectivos apresentados pela autarquia riomaiorense.
Além desta intervenção, no complexo de piscinas, o projecto, lançado publicamente a 07 de Março de 2009, prevê ainda a construção de mais 16 quartos no centro de estágios local – o único centro de preparação olímpica para os Jogos de Londres2012 –, e beneficiações ao nível da cozinha, do ginásio, e da segurança, com a digitalização do acesso aos alojamentos.
O CAR de Rio Maior vai servir cinco das seis especialidades da natação (natação pura, pólo aquático, 'masters', natação sincronizada e saltos), enquanto as águas abertas ficaram em Montemor-o-Velho, juntamente com a canoagem, o remo e o triatlo.
A primeira fase do complexo de piscinas municipais de Rio maior foi inaugurada a 06 de Novembro de 1992 e teve um custo anunciado de 350 mil contos (cerca de 1,75 milhões de euros).
A piscina de 25 metros e o tanque de aprendizagem foram complementados com piscina exterior de medidas olímpicas, inaugurada a 25 de Junho de 1994, cujo custo rondou os 280 mil contos (cerca de 1,4 milhões euros) e que foi alvo de uma intervenção de remodelação e cobertura, no valor de quase 1,8 milhões euros, em 2003.
-------------------------------------------------------------------