quarta-feira, 9 de junho de 2010

Efemérides

Ministra da Cultura preside às cerimónias oficiais do Dia da Cidade de Abrantes
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas preside às cerimónias oficiais do Dia da Cidade de Abrantes na próxima segunda-feira, 14 de Junho, às 16h00, no Castelo da cidade.
Durante a cerimónia, que assinala os 94 anos de elevação de Abrantes a Cidade, será inaugurada a exposição do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte (MIAA) – II Antevisão. Esta exposição, que ficará patente ao público até 31 de Outubro no interior do Museu D. Lopo de Almeida, representa mais um acto promocional do futuro Museu, projectado pelo Arquitecto Carrilho da Graça. Mostra uma pequena parte das cerca de 5 mil peças que vão constituir as colecções do MIAA, incluindo a notável colecção de objectos do espólio arqueológico da Fundação Ernesto Lourenço Estrada. Deste valioso espólio destacam-se nesta exposição, entre outras, peças da colecção de arqueologia relativa à evolução da armaria na Península Ibérica, durante a Idade do Ferro; o Mundo Clássico abordado através de várias colecções e narrativas, como a cerâmica grega, a joalharia dos reinos helenísticos; mostra da evolução da vidraria, anterior e posterior à invenção do vidro soprado; escultura neoclássica e arte do final da Idade Media (do renascimento e do barroco). Da arte contemporânea da pintora Maria Lucília Moita, a exposição apresenta trabalhos feitos com carvão sobre papel, representando uma fase abstracta da sua obra (anos 70).
A ministra assistirá ainda ao lançamento da edição fac-similada do Foral de Abrantes, de 1510, (edição nova que reproduz fielmente o original) e ouvirá um concerto por André Teixeira. Considerado um dos melhores acordeonistas de música clássica em Portugal, o jovem músico natural de Abrantes está a frequentar o Centro Nacional e Internacional de Música e Acordeão, em França, onde se sagrou, recentemente, campeão nacional daquele país em acordeão.
O empresário e coleccionador Joe Berardo estará também presente na inauguração da exposição de antevisão do Museu Ibérico de Arqueologia e Arte.
Abrantes foi elevada à categoria de cidade pela lei nº 601, publicada no Diário do Governo de 14 de Junho de 1916. A elevação de Vila a Cidade resultou de um compromisso assumido pelos principais dirigentes do Partido Republicano, num comício realizado em Abrantes no ano de 1907, ainda durante a vigência do regime monárquico.
-------------------------------------------------------------------