sexta-feira, 11 de junho de 2010

Sociedade

Abrantes recebe “Encontro Gerontolímpico” no âmbito do Projecto + Vida
Dia 16 de Junho, às 10H00, o Parque Urbano de Abrantes, em S. Lourenço, irá receber o Encontro Gerontolímpico. O culminar das actividades que têm vindo a ser desenvolvidas entre os utentes dos centros de dia, no âmbito do Projecto + Vida.
O Projecto + Vida é um programa que foi implementado pela Câmara Municipal de Abrantes em Janeiro de 2005, com a participação de 225 idosos de dez IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) que desenvolvem o seu trabalho no âmbito da 3ª Idade (Centros de Dia e Lares) e que actualmente conta com a participação de cerca 300 idosos de 13 Instituições do Concelho de Abrantes, com vista a melhorar qualidade de vida do público sénior, através da prática regular de actividades físicas, como meio de prevenção e combate ao sedentarismo e às doenças associadas.
As actividades que se desenvolvem, baseiam-se em acções de carácter físico e lúdico, com uma frequência semanal e a duração de aproximadamente uma hora cada sessão e que são: ginástica/motricidade; jogos tradicionais; jogos lúdicos e caminhadas.
As entidades que aderiram ao projecto com a participação de seniores são a ACATIM - Associação Comunitária Apoio à Terceira Idade das Mouriscas; a Associação Solidariedade Social Pro-Cultura Prof. Silva Leitão – Bemposta; o Centro de Assistência Paroquial de S. Pedro de Alvega; Centro de Solidariedade Social da Freguesia do Souto; Centro Social de Alferrarede; Centro Social do Pego; Centro Social Paroquial de S. Facundo; Centro Social Paroquial de S. Miguel do Rio Torto; Centro Social Paroquial de Vale das Mós; Centro Social Paroquial do Rossio ao Sul do Tejo; Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Oliveira – Tramagal; a Santa Casa da Misericórdia de Abrantes e a ANAMCAR – Associação dos Naturais e Amigos do Carvalhal.
O projecto+Vida irá ter continuidade no próximo ano, prevendo-se inclusive alargar a sua participação e dar a possibilidade de entrada no programa a toda a população sénior, não utentes de lares e centros de dia, através de parcerias com as Juntas de Freguesia ou Associações.
-------------------------------------------------------------------