quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sociedade


Bombeiros de Torres Novas comemoram 78 anos

Na próxima segunda-feira, dia 5 de Outubro, os Bombeiros Voluntários de Torres Novas vão celebrar 78 anos. No programa, está agendada uma sessão solene no Teatro Virgínia pelas 11h00 e a bênção das ambulâncias. Cerca do meio-dia, iniciar-se-á um desfile de veículos pela cidade e às 16 horas será a vez de as fanfarras desfilarem. As comemorações terminarão pelas 19 horas, com uma missa na Igreja de Santiago, celebrada pelo Capelão do Corpo de Bombeiros, Padre José Luís Borga.
-----------------------------------------

Vida Autárquica

Assembleia Municipal de Tomar aprova valores de IMI e Derrama para 2010

Na última sessão da Assembleia Municipal de Tomar foram aprovados os valores do Imposto Municipal sobre imóveis (IMI) e lançamento da Derrama para 2010. A taxa de derrama em Tomar foi fixada em 1,5%, percentagem que incide sobre o lucro tributável de IRC sendo esta taxa reduzida em 0,5 por cento para sujeitos passivos com um volume de negócios no ano anterior que não ultrapasse os 150 mil euros. A proposta foi apresentada pelos vereadores “Independentes por Tomar” e aceite pelo executivo municipal. Em relação ao IMI o valor fixado para 2010 é de 0,7% para prédios urbanos ainda não avaliados, 0,35% para prédios urbanos avaliados e 0,8% para prédios rústicos. Somente os valores da derrama contou com o voto contra da bancada do Partido Socialista, a taxa fixada para o IMI foi aprovada por unanimidade.
--------------------------------------------

Vida Autárquica

Município de Torres Novas paga dívidas

O município de Torres Novas pagou no período de um mês (24 de Junho e 24 de Julho) cerca de 12 milhões de euros de dívidas a 299 fornecedores no âmbito do Programa de Regularização Extraordinária de Dívidas ao Estado. Pedro Ferreira, vice-presidente da Câmara, prestou a informação na passada segunda – feira, numa reunião da Assembleia Municipal.
-------------------------------------

Sociedade

PSP deteve jovem com droga e armas

Um jovem de 23 anos foi detido pela PSP do Entroncamento possuidor de droga e armas. O detido tinha em sua posse 6,72 gramas de haxixe e um spray de gás neutralizante. Durante uma busca na casa do jovem, os agentes apreenderam uma espingarda caçadeira de canos serrados municiada com dois cartuchos e pronta a disparar. Foram capturados, 640 euros em dinheiro, 300 doses de haxixe, 5 plantas de cannabis e diversos artigos em ouro e um computador portátil que terão sido furtados. O jovem foi enviado ao juiz de instrução criminal do tribunal do Entroncamento, para primeiro interrogatório, que lhe aplicou a medida de coação de apresentações semanais às autoridades enquanto aguarda julgamento.
------------------------------------------

Política

Foi-nos remetido pela DORSA do PCP, cópia de um ofício enviado pela CDU – Coligação Democrática Unitária à Presidência da Comissão Nacional de Eleições, o qual transcrevemos na íntegra.
.........................................................................................
CDU- Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV)

Santarém, 29 de Setembro de 2009

Exmo. Sr.
Presidente da Comissão Nacional de Eleições
Juiz Conselheiro João Carlos de Barros Caldeira

Vem por este meio a CDU- Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV), denunciar a retirada de propaganda desta força política pela Câmara Municipal de Santarém, no dia de hoje, terça-feira, 29 de Setembro de 2009, pelas 10h40, no Largo Cândido dos Reis, nomeadamente de estruturas de suporte a cartazes de dimensão MUPI, nos quais existia propaganda afixada, e que estavam identificados como sendo do PCP, sigla do Partido Comunista Português, que integra esta coligação.
Ocorrência verificada in loco, efectuada por trabalhadores e viatura identificada como sendo da Câmara Municipal de Santarém, ao mesmo tempo que decorriam os preparativos para uma acção de campanha da candidatura do PPD/PSD.
Questionados sobre os motivos da retirada de propaganda política, os mesmos trabalhadores responderam que executavam ordens do Sr. Luís Arrais que, identificado e advertido no local da ocorrência de que decorre período oficial de campanha eleitoral, e de que deveria por isso ordenar a recolocação dos painéis, declarou assumir a responsabilidade pela ordem de retirada, tendo feito questão em ser fotografado para posterior identificação.
O mesmo Sr. Luís Arrais justificou a retirada das estruturas alegando que a propaganda nelas afixada estava “fora de prazo”, uma vez que respeitaria à campanha eleitoral da Eleição da Assembleia da República, decorrida no passado dia 27 de Setembro, ainda que pelo menos duas das cinco estruturas instaladas no Largo Cândido dos Reis tivessem afixada propaganda com fotografias de candidatos da CDU à Câmara Municipal de Santarém, e que nem por isso foram poupadas à retirada.
Mais ainda se verificou que neste mesmo Largo Cândido dos Reis estavam instalados painéis de outras forças políticas com propaganda explicitamente relacionada com candidatos e candidaturas à Assembleia da República, e que nem por isso foram retiradas.
Posteriormente, ainda no decorrer do dia de hoje, tomámos conhecimento da retirada de outros painéis de dimensão semelhante respeitantes a propaganda da CDU, que estavam instalados junto ao Jardim da República, em Santarém.
Pela gravidade dos factos que denunciamos, apresentamos assim o presente protesto.
Como elementos de prova, anexamos fotos dos painéis colocados na viatura, fotos da mesma, fotos dos preparativos da acção de campanha do PPD/PSD que se realizavam no local, e foto do Sr. Luís Arrais.

Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com as mais cordiais saudações

Pela CDU- Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV)
-----------------------------------------------------------
Publicação na íntegra.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Autarquias - Comunicado

Foi-nos remetido pelo Gabinete de Relações Públicas e Comunicação da Câmara Municipal de Santarém, um comunicado, o qual transcrevemos na íntegra:

COMUNICADO

Na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Santarém dei instruções aos serviços competentes da autarquia para que fossem removidos todos os cartazes, anúncios, ‘outdoors’ referentes à campanha eleitoral para a Assembleia Legislativa, tendo em conta que terminou este acto eleitoral.
Durante a madrugada e a manhã dos dias 28 e 29, os funcionários da CMS procederam a essa acção. Por lapso de um dos funcionários foram removidos três ‘placards’, dois da CDU e um do PSD que se destinavam às eleições autárquicas.
Quiseram os serviços da edilidade corrigir o erro. Porém, um elemento afecto à CDU recusou, levando consigo os respectivos ‘placards’ e recusando o pedido de desculpas que, logo na altura, lhes foi apresentado.
Veio esta Câmara tomar conhecimento do sucedido com um comunicado da CDU que dá conta de que terá protestado junto da Comissão Nacional de Eleições.
Pese o facto de ainda não termos recebido qualquer comunicação desta instituição, decidimos informar deste modo a CNE e a população, de que a invenção de um facto político só se compreende à luz da vitimização que esta força política vem a fazer, recusando qualquer explicação, desculpa, ou reposição de eventuais erros.
Sendo obrigação dos partidos políticos a remoção da publicidade política ultrapassada pelos acontecimentos, aliás obrigação com direito a coima caso haja desleixo, teve esta autarquia o desprendimento necessário para não seguir esse caminho, procedendo à sua remoção gratuita.
Aproveitamos, mais uma vez, para informar todas as forças políticas que devem retirar do Concelho toda a propaganda política fora de prazo, nomeadamente das candidaturas às eleições europeias e às legislativas, dando assim o exemplo da defesa de um Concelho limpo e amigo do ambiente, sem prejuízo dos direitos constitucionais que a todos pertencem por igual.
Santarém, 29 de Setembro de 2009

O Presidente da Câmara
(Francisco Moita Flores)
------------------------------------------------
Publicação na íntegra.

Cultura

Inauguração do Centro de Interpretação nas Portas do Sol

Integrado nas comemorações da Implantação da República, vai ser inaugurado no dia 5 de Outubro, o Centro de Interpretação Urbi Scalabis (USCI, no Jardim das Portas do Sol, em Santarém. O novo espaço, é vocacionado para a investigação e divulgação da evolução urbana da cidade de Santarém.
O projecto museográfico prevê o desenvolvimento de formas de mediação entre os bens culturais e os diferentes públicos, através de infra-estruturas de acolhimento e interpretação, percursos de visita, sinalética interpretativa e divulgação em diferentes suportes.
A data também vai ser comemorada na Praça Oliveira Marreca na Ribeira de Santarém. O programa consta com o hastear da Bandeira Nacional, às 19h30, na Praça Oliveira Marreca, na Ribeira de Santarém.
Quinze minutos depois será descerrada a placa evocativa de António Oliveira Marreca, na Praça com o seu nome. As comemorações contemplam também breves alocuções evocativas da República e de António Oliveira Marreca. De seguida, haverá porco assado no churrasco para toda a população, a partir das 20 horas, assim como um concerto, às 21h30, com o grupo musical “Oquestrada”.
----------------------------------------------

Sociedade

Corpo do Intendente Cardoso foi encontrado em Muge

O corpo do Intendente Aguinaldo Cardoso, que estava desaparecido desde Março, foi encontrado em avançado estado de decomposição em Muge, concelho de Salvaterra de Magos.
Tudo indica que o corpo é do Intendente da PSP de Santarém, uma vez que foi encontrado na roupa o crachá da Polícia, os cartões de identificação e o telemóvel pertencente ao oficial.
O cadáver foi encontrado por duas pessoas de Santarém, que andavam à pesca na zona do cais de Muge, dando de imediato o alerta às autoridades.
--------------------------------------------

Sociedade

Espaço da antiga escola de Cardais passa a capela

Em reunião da Assembleia Municipal de Torres Novas, foi aprovada por maioria, com 31 votos a favor, quatro contra da CDU e uma abstenção do BE, a anulação da proposta de cedência do edifício da antiga Escola EB1 de Cardais, freguesia de Brogueira, à Junta de Freguesia, que tinha sido anteriormente aprovada em Assembleia Municipal, passando aquele espaço para a construção de uma capela naquela localidade.
Foi na sequência de um pedido da população daquele lugar que contribui para a deliberação favorável desta proposta. As gentes de Cardais há muito tempo anseia por uma capela no burgo. Os moradores desenvolveram para o efeito, um abaixo-assinado, adquirindo 180 assinaturas dos 240 habitantes residentes no lugar.
----------------------------------------------------------

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Desporto - Hóquei em Patins

Cidade do Nabão vai receber o IIº Simpósio Internacional de Hóquei em Patins

O IIº Simpósio Internacional de Hóquei em Patins, vai decorrer na Biblioteca Municipal de Tomar nos próximos dias 4 e 5 de Outubro, com a presença de técnicos e especialistas de renome nacional e internacional.
As novas regras da modalidade, vão fazer parte do programa do Simpósio, que terá diversas conferências durante aqueles dos dois dias com a participação de várias figuras da área científica do desporto.
Os temas em debate serão também de grande importância na preparação física no hóquei em patins face às novas regras; tais como o modelo de jogo face às novas regras, na formação dos jogadores de hóquei em patins, na acção do treinador na preparação do jogo, na preparação psicológica da equipa e sobre as novas regras da modalidade.
O evento, é uma iniciativa da Faculdade de Ciência do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra e tem como parceria a Câmara Municipal de Tomar. Todos os dirigentes e atletas da modalidade dos clubes do concelho de Tomar têm acesso gratuito ao evento.
-------------------------------------------------

Sociedade


CRIA recebeu delegação japonesa de Hitoyoshi

O CRIA - Centro de Recuperação e Integração de Abrantes recebeu, na passada sexta-feira, dia 25, a visita de uma delegação japonesa de Hitoyoshi, no âmbito da geminação recentemente formalizada com o município de Abrantes.
A comitiva constituída pelos presidentes da Câmara e da Assembleia de Hitoyoshi e dois técnicos daquele município nipónico, foi acompanhada por três Vereadores do Município de Abrantes, sendo a mesma recebida pela direcção do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes.
Após os cumprimentos de boas vindas, procedeu-se a uma breve explicação sobre os 32 anos de história e de trabalho na área da deficiência, seguindo-se uma visita às instalações, onde a comitiva observou detalhadamente o trabalho desenvolvido em cada uma das áreas daquela instituição.
No final da visita ficou a certeza e a vontade dos responsáveis do CRIA e dos representantes de Hitoyoshi que o futuro seja marcado pelo aprofundamento deste intercâmbio.
Para o Presidente da Direcção do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, Humberto Lopes, esta visita e tudo o que lhe é inerente, a geminação entre Hitoyoshi e Abrantes, é de grande importância para o município e para as suas instituições.
“No mundo globalizado em termos comerciais e financeiros é desejável que se continuem a fazer geminações para que se globalizem os afectos”, afirmou Humberto Lopes, considerando ainda, que "para o Centro de Recuperação e Integração de Abrantes o intercâmbio com outras instituições, outras culturas e diferentes formas de trabalho nesta área são um contributo para a melhoria da qualidade das respostas sociais que aqui se desenvolvem diariamente".
---------------------------------------

Sociedade

Corpo encontrado no Tejo pode ser de subintendente da PSP

Há suspeitas de que o corpo encontrado no rio Tejo, em Salvaterra de Magos, seja o do subintendente da PSP de Santarém, Aguinaldo Cardoso, desaparecido em Março e que se suspeita que se possa ter suicidado.
--------------------------------------------

domingo, 27 de setembro de 2009

Legislativas 2009

PS ganha eleições no distrito de Santarém com grande subida do BE e do CDS-PP

O Partido Socialista ganhou as eleições legislativas no distrito de Santarém com 33,7 por cento dos votos, mas baixou a percentagem em relação a 2005 que se cifrou nos 46,14 por cento. O PSD ficou em segundo lugar com 26,97 por cento, alcançando uma ligeira subida em relação há quatro anos, tendo obtido 26,39 por cento.
O Bloco de Esquerda, foi a grande surpresa ao subir do quinto lugar nas legislativas de 2005 para a terceira posição. Nas eleições de há quatro anos os bloquistas tiveram 6,49 por cento da votação total, tendo obtido agora 11,91 por cento, elegendo um deputado.
O CDS-PP aumentou o número de votos alcançando 11,22 por cento, recuperando o deputado que já tiveram no distrito, quando em 2005, tinha conseguido apenas 6,93 por cento. Também a CDU subiu no distrito alcançando 9,26 por cento da votação, enquanto em 2005 obteve 8,62 por cento e ocupava a terceira posição, agora apesar de aumentar a percentagem de votos ficou em quinto lugar.
As subidas do Bloco de Esquerda, do CDS-PP e da CDU, foram feitas à custa do PS, que passou de 117.183 votos em 2005, para 83.123 em 2009.
-------------------------------------------------

Cultura e Lazer


Carlos Bica e Trio Azul actuam em Alcanena

No próximo dia 1 de Outubro, quinta-feira, data em que se assinala o Dia Mundial da Música, o Cine-Teatro São Pedro em Alcanena, vai receber o único espectáculo da digressão europeia de Carlos Bica realizado em Portugal.
Carlos Bica é um dos poucos músicos portugueses que alcançou projecção internacional, tendo-se tornado uma referência no panorama do jazz europeu. Quando fala da música de Carlos Bica, a crítica costuma salientar a forma como nela se interpenetram referências de diferentes universos, da música erudita contemporânea à folk, ao rock, ao jazz, às músicas improvisadas.
Believer marca o 14º aniversário da existência do Azul, que mantém intacta a formação original, numa empatia rara que tem contribuído para o reconhecimento internacional do projecto de Carlos Bica, Frank Möbus e Jim Black.
O espectáculo tem hora agendada para as 21:30h.

-------------------------------------------------------------

Desporto - Futebol

Alcanenense goleou em Fazendas de Almeirim

O Alcanenense foi a terras de Fazendas de Almeirim bater a equipa da casa por 1-4, na quarta jornada do Campeonato da Divisão Principal da A. F. de Santarém. Na cidade de Tomar também houve chuva de golos: o Amiense foi bater o União por quatro bolas sem resposta. No Pego, o U. Almeirim também venceu por 0-1 e continua a liderar a classificação.
Em Torres Novas, o Desportivo local venceu o Alferrarede por tre bolas a zero. O Riachense foi ao Cartaxo vencer a equipa da casa por duas bolas sem resposta.
---------------------------------------

Sociedade


Jornal O Ribatejo premiou personalidades em noite de gala

O semanário regional O Ribatejo, com sede em Santarém, distinguiu sete personalidades e instituições da região ribatejana, na sétima edição da Gala de Troféus O Ribatejo, que decorreu em Coruche.
O «Troféu Empresa» foi para a Tegael-Telecomunicações, Gás e Electricidade, empresa com sede em Coruche. O «Troféu Associativismo» foi entregue à associação Búzios, o «Troféu Cultura» foi atribuído ao Museu Municipal de Coruche e o «Troféu Solidariedade» foi recebido pela Santa Casa da Misericórdia de Coruche.
Natural de Coruche, o piloto de motocross e actual campeão europeu de TT, David Megre, recebeu o «Troféu Desporto», o «Troféu Ensino» foi entregue a Maria Salomé Rafael, vice-presidente da Nersant e responsável por várias escolas profissionais na região, enquanto o treinador José Peseiro recebeu o «Troféu Carreira».
------------------------------------------

sábado, 26 de setembro de 2009

Desporto - Futebol

Monsanto venceu o União da Serra

O Monsanto, foi vencer este domingo o União da Serra por uma bola a zero, na 3ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão (Zona Centro), subindo ao meio da tabela com quatro pontos
Resultados:
Marinhense-Académico Viseu, 2-0
Tourizense-Pampilhosa, 1-0
União Serra-Monsanto, 0-1
Esmoriz-Praiense, 1-1
Eléctrico-Arouca, 1-1
Vitória Pico-Operário, 1-2
Tondela-Mafra, 2-0
Oliveira Bairro-Sertanense, 2-1

Classificação:
Marinhense e Tourizense, 7 pontos; Operário e Tondela, 6 pontos; Esmoriz e Praiense, 5 pontos; Eléctrico, Monsanto, Arouca, Ol. Bairro, Mafra e U. Serra, 4 pontos; Sertanense, 3; Vitória Pico e Pampilhosa, 1; Ac. Viseu, 0.
----------------------------------------------

Condolências

Candidatos à autarquia de Ourém lamentam morte de cabeça de lista do CDS-PP

Os candidatos do PS, PSD e CDU à Câmara Municipal de Ourém lamentaram a morte ocorrida hoje do cabeça de lista do CDS-PP, Diogo Alvim, que se encontrava internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
Diogo Alvim, advogado em Lisboa, onde residia, morreu hoje naquela unidade de saúde, "onde estava internado desde a última semana de Agosto, após ter contraído a gripe A (H1N1)", disse à Agência Lusa o candidato do CDS-PP à Assembleia Municipal de Ourém, Nuno Prazeres.
A direcção clínica do Hospital Curry Cabral (Lisboa) revelou entretanto que Diogo Alvim foi vítima de uma pneumonia provocada pelo vírus H1N1.
Em comunicado, a candidatura socialista, liderada por Paulo Fonseca, manifestou "sentidas condolências à família do Dr. Diogo Castelino e Alvim, bem como ao CDS-PP e a todos os seus militantes e simpatizantes".
"É com pesar que este concelho vê partir, de forma tão ingrata, um democrata e um candidato à presidência da Câmara Municipal, disposto a dar o seu contributo para o desenvolvimento da nossa terra", lê-se no comunicado.
Já o candidato da CDU, João Filipe Oliveira, afirmou lamentar a morte de Diogo Alvim, acrescentando já ter transmitido condolências à campanha do CDS-PP.
Por seu turno, o cabeça de lista e presidente da Comissão Política de Ourém do PSD, Vítor Frazão, informou que ao ter conhecimento da morte transmitiu à concelhia do CDS-PP os seus "pêsames".
"O município de Ourém ficou mais pobre e a própria campanha, embora continuando, perdeu um dos protagonistas", declarou Vítor Frazão.
--------------------------------------------

Desporto - Atletismo


Imagem:A.Anacleto
------------------------------------------
João Vieira do Reboleira vence 1ª Corrida da Solidariedade em Pernes

Realizou-se este Domingo a 1ª Corrida da Solidariedade na modalidade de atletismo na vila de Pernes. Foi uma organização dos Bombeiros Voluntários de Pernes numa parceria com o “C. C. D. Alvitejo” de Vale Figueira.
Marcaram presença para “apadrinharem” a corrida, os ex-atletas internacionais Rita Borralho e António Leitão.
Na prova rainha com a extensão de 8.500m, venceu João Vieira do S.C. da Reboleira, seguido de Carlos Alves, Boavista do Pico –Açores, ficando na terceira posição António Pais do Alvitejo.
No sector feminino, Patrícia Ferreira da Zona Alta de Torres Novas, superou Ana Paula Rodrigues, do Riachense que ficou na 2ª posição e Ana Vieira que correu como individual, quedou-se no terceiro lugar.
Participaram cerca de três centenas de atletas, distribuídos por vários escalões.
---------------------------------

Necrologia

Candidato do CDS-PP à Câmara de Ourém morre de Gripe A

A primeira morte provocada pela Gripe A (H1N1), ocorreu este sábado, no hospital Curry Cabral, em Lisboa. A vítima era candidato do CDS-PP à Câmara de Ourém.
Diogo Castelino Alvim estava internado naquele hospital há algum tempo, após ter contraído gripe A (H1N1).
Segundo a Direcção Clínica do Curry Cabral, Castelino Alvim morreu devido a "pneumonia pelo vírus H1N1, com falência multiorgânica". A vítima era advogado e tinha 49 anos de idade.
-----------------------------------

Sociedade

Jardim das Portas do Sol em Santarém vai reabrir

Após largos meses em obras de requalificação, o Jardim das Portas do Sol, em Santarém, vai reabrir ao público no dia 5 de Outubro. A cerimónia, marcada para as 11h00, faz parte do programa das Comemorações de Implantação da República, que se inicia pelas 10h00 com o hastear da bandeira nacional na Praça do Município.
No programa consta também, o hastear da bandeira nacional na Praça Oliveira Marreca, na Ribeira de Santarém, às 19h30, seguindo-se o descerramento de uma placa evocativa de António Oliveira Marreca, um dos fundadores do Partido Republicano Português em 1876. Seguindo-se pelas 20h00, animação popular com porco assado no espeto oferecido à população e actuação de uma orquestra musical.
---------------------------------------------------

Cultura e Lazer


Alcanena vai ter “Tasquinhas”

O Município de Alcanena vai organizar mais uma vez o certame gastronómico “Tasquinhas do Concelho de Alcanena”, o qual, reúne e divulga os sabores mais característicos da região.
O evento irá decorrer entre os dias 2 e 5 de Outubro, no Pavilhão Multiusos na sede do concelho. Simultaneamente, decorrerá no mesmo espaço, mais uma “Mostra de Artes e Ofícios do Concelho de Alcanena”, onde artistas e artesãos do concelho e também da região terão oportunidade de expor e vender os seus trabalhos.
A inauguração, terá lugar pelas 18:00h do dia 2 de Outubro. Nos restantes dias, o horário será entre as 12:00h e as 24:00h.
A animação não faltará. Todas as noites passarão pelo certame, grupos de música popular e tradicional portuguesa.

------------------------------------------------

Ambiente

Publicada no Diário da República a suspensão do Plano de Ordenamento da Reserva Natural do Paul do Boquilobo

A resolução do Conselho de Ministros que suspende o Plano de Ordenamento da Reserva Natural do Paul do Boquilobo, por dois anos, para permitir a modernização da linha ferroviária do Norte, foi publicada ontem em Diário da República.
O projecto de modernização da linha ferroviária do Norte compreende um troço entre o quilómetro 88 e a estação do Entroncamento e a intervenção desenvolve-se ao longo do limite da Reserva Natural do Paul do Boquilobo.
A agência Lusa, cita, que a obra intercepta “a referida área protegida entre os quilómetros 95,34 e 96,09, numa extensão aproximada de 750 metros, assim como entre os quilómetros 97,5 e 97,8, numa extensão aproximada de 300 metros”.
O Plano de Ordenamento, aprovado em Março de 2008 quando decorria o procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA) do projecto de modernização deste troço da Linha do Norte, apenas permite a instalação de infra-estruturas “destinadas à gestão da reserva” e impede as alterações ao uso do solo “fora do âmbito e objectivos definidos para estas áreas”.
Segundo a resolução, a avaliação técnica realizada no âmbito da AIA concluiu que o projecto, “para além de mitigar os impactes previstos sobre a referida área protegida, designadamente sobre as áreas de protecção parcial, potencia a obtenção de mais-valias”.
Entre estas, refere que “o traçado em viaduto proposto no vale noroeste da Reserva Natural determina um reposicionamento parcial da linha para além do limite exterior da área protegida em espaço contíguo ao espaço canal actual”.
Aponta ainda a “eliminação de travessias que actualmente se processam pelo interior da zona de protecção total da referida área protegida”.
A intervenção neste troço é considerada “indispensável para que sejam alcançados os objectivos de fiabilidade e garantia de serviço” da Linha do Norte.
-----------------------------------------------------

Cultura

Casa do Brasil em Santarém recebe debate sobre Novas Tecnologias em Museus

A Casa do Brasil, em Santarém recebe nos dias 1 e 2 de Outubro, o seminário “Novas Tecnologias em Museus”, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património.
O seminário tem organização da Câmara Municipal de Santarém em parceria com o Museu da Presidência da República dirige-se a quadros superiores de museus, arquivos, galerias, centros de interpretação, palácios, centros de exposições, instituições culturais afins, alunos do ensino superior, produtores e editores de conteúdos digitais.
O programa tem início no dia 1, às 9h30, com uma intervenção da vereadora do Património Cultural da autarquia scalabitana, Vânia Neto, que irá falar sobre “Novas Tecnologias Nova Museologia”.
Depois da sessão de abertura seguir-se-á o primeiro painel subordinada ao tema “As novas tecnologias como objecto de exposição” moderado por Nuno Domingos, director do Departamento de Assuntos Culturais e Sociais da Câmara de Santarém.
Durante a tarde a partir das 14h30 irá ser abordado o tema “As Novas Tecnologias no Panorama dos Museus Nacionais”. Este painel vai estar a cargo de Graça da Silveira Filipe, directora do Eco Museu do Seixal.
Para o dia 2, está agendado uma intervenção de João Carlos Brigola, da Universidade de Évora que será o moderador do painel “Da Criação à Exposição”.
Também neste dia realizam-se visitas acompanhadas à Casa Museu Anselmo Braamcamp Freire, ao Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia S. João de Alporão e ao Núcleo Museológico do Tempo e ainda ao Urbi Scalabis – Centro Interpretação.
Estas visitas fazem parte do painel da tarde “Dos Pressupostos Teóricos à Prática Museológica”.
O seminário culmina às 17h30, com uma intervenção do director do Departamento dos Assuntos Culturais e Sociais do município scalabitano, Nuno Domingos.
-------------------------------------------

Autárquicas 2009


Imagem:A.Anacleto
------------------------
CDU apresenta Programa Municipal para autarquia de Alcanena

Esta sexta-feira, a CDU fez a apresentação pública do Programa Municipal para a autarquia alcanenense.
Durante um contacto com a população ao final da tarde nas ruas da vila, aquela coligação fez também um apelo para um voto útil na CDU no próximo Domingo. Posteriormente, ao início da noite, houve concentração junto à sede de campanha daquela força política, no Largo da Varandinha, onde compareceu Sérgio Ribeiro, ex-deputado europeu, membro da Comissão Política do PCP e mandatário distrital para as legislativas, que no seu discurso, fez um apelo ao voto naquela coligação para um reforço da defesa dos trabalhadores e de outras classes exploradas no país.
Seguidamente, foi a vez de Valdemar Henriques, mandatário das listas CDU, à autarquia de Alcanena, apresentar o candidato a Presidente à Assembleia Municipal, Carlos Garrudo Oliveira e a Candidata à Câmara Municipal, Suzel Abreu Frazão.
No programa apresentado, destacam-se vários pontos fundamentais na óptica da CDU, para o desenvolvimento do concelho e bem - estar das populações, baseados em factores, como uma “Gestão Transparente e Democrática”, um “Desenvolvimento Económico para o Concelho”, uma aposta forte na “Preservação do Ambiente e Conservação da Natureza”, também a “Arte, Cultura e Associativismo” está bem vincado no programa daquela coligação. “As Vias de Comunicação, Acessibilidades e Transportes”, a “Acção Social”, a “Protecção Civil e Segurança” e a “Promoção e Desenvolvimento da Educação, Ensino e Formação”, são pontos prementes e essenciais para o concelho, na perspectiva da equipa CDU, para fazer a gestão do município alcanenense.
---------------------------------

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Desporto - Futebol

Estádio Municipal Dr. António Alves Vieira em Torres Novas vai receber o jogo Monsanto – S.L. e Benfica

A jogo entre o Monsanto e o Benfica a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal vai realizar-se em Torres Novas, no Estádio Dr. António Alves Vieira.
Foi baseado numa solicitação da Associação de Futebol de Santarém, que a Câmara Municipal de Torres Novas autorizou a utilização daquele estádio municipal para o encontro, que esta a gerar grande euforia nas hostes desportivas da região.O encontro, disputa-se no próximo dia 17 de Outubro de 2009, com hora agendada para as 19 horas.
-----------------------------------------------

Sociedade


Dia Mundial do Animal assinalado em Torres Novas com muitas actividades

Para comemorar o “Dia do Animal”, o Canil e Gatil Intermunicipal de Torres Novas organiza um conjunto de actividades relacionado com o tema.
Assim no próximo dia 4 de Outubro, realiza-se o 2.º Encontro de Animais Adoptados no Canil, entre as 11 e as 17 horas, no Jardim das Rosas. Seguindo-se pelas 14h30m a «1.ª Cãominhada», com partida e chegada ao Jardim das Rosas, percorrendo algumas artérias da zona histórica da cidade.
Paralelamente, realiza-se mais uma campanha de adopção de animais e será promovido um atelier de desenho, alusivo ao Dia do Animal.

----------------------------------------

Autárquicas 2009


CDU de Alcanena apresenta Programa Municipal para as autárquicas de Outubro

A Coligação Democrática Unitária (CDU) de Alcanena, faz o hoje o encerramento da campanha eleitoral para as legislativas de Domingo, com contactos com a população no centro da vila, a partir das 17h00.
Mais tarde, pelas 19h00, no Largo da Varandinha, será a apresentação pública do Programa Municipal para as autárquicas de Outubro, com animação musical e petiscos tradicionais.

--------------------------------------

Sociedade

Vaqueiros vai ter recolha de sangue em dia de eleições

A aldeia de Vaqueiros, vai acolher uma recolha de sangue no próximo domingo,dia 27, promovido pelo “Grupo de Dadores de Sangue de Pernes”. A acção decorre entre as 09h00 e as 13h00 no Centro de Convívio da Freguesia.
-----------------------------------------

Autárquicas 2009

Candidata do PSD à Assembleia de Freguesia de Assentis diz que a “freguesia tem sido desprezada”

Fernanda Costa, candidata do PSD à Assembleia de Freguesia de Assentis, disse na apresentação do programa eleitoral, que a base fundamental da candidatura do PSD é o "interesse" em contribuir para o desenvolvimento da freguesia. Aquela candidata, sublinhou que um dos vectores de acção é o investimento na educação, com a atribuição de subsídio ou bolsa de estudo aos jovens da freguesia que frequentem o ensino, através de um fundo social a ser criado pela Junta. Além desta valência, também é intenção a criação do dia da freguesia, assim como criar sinalética no território da Junta, criar espaços verdes e arborizados, apresentar candidaturas através da ADIRN, são outros intentos da lista social-democrata para aquela freguesia do concelho de Torres Novas.
Fernanda Costa teceu críticas ao modo como tem sido “desprezada” a freguesia nos campos da cultura. "Do saneamento básico ninguém fala", disse, exemplificando com as situações das Etar’s de Fungalvaz e Carvalhal do Pombo que se encontram a funcionar precáriamente, permitindo que os esgotos não sejam tratados e nalguns sítios corram a céu aberto, acrescentou a candidata social-democrata.
------------------------------------------

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Sociedade

Secretário Adjunto e da Justiça participa nos Encontros de Magistratura

O Secretário de Estado Adjunto e da Justiça, Conde Rodrigues, participa esta sexta-feira, dia 25, pelas 10h30, na sessão de abertura do IV encontro do Conselho Superior da Magistratura.
O encontro, subordinado ao tema “A Responsabilidade Civil Extracontratual do Estado na Administração da Justiça e no Exercício da Função Jurisdicional”, vai ter lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Tomar.
---------------------------------------------------

Cultura e Lazer

Câmara de Torres Novas organiza Passeio BTT e Passeio Pedestre

Estão abertas as inscrições para o Passeio BTT e o Passeio Pedestre que decorrerão no próximo dia 4 de Outubro com organização da Câmara Municipal de Torres Novas. O encontro será junto às Piscinas Municipais, às 9 horas, tanto para o Passeio de 20 Km de BTT, para o qual é obrigatória a utilização de capacete, como para o Passeio Pedestre (em Vale Fojo).
As inscrições são gratuitas, sendo que o Município assume o seguro de acidentes pessoais de todos os participantes e colocará à disposição dos inscritos os balneários das Piscinas Municipais
Para mais informações, contacte o departamento do desporto daquele município através do email, desporto@cm-torresnovas.pt ou pelo telefone 249 839 177.
------------------------------------------

Desporto - Atletismo

Ex-Atletas Olímpicos marcam presença numa prova de atletismo solidária em Pernes

Os ex-Atletas Olímpicos Aurora Cunha e António Leitão, estarão este sábado, dia 26, em Pernes numa prova de solidariedade organizada pela Secção Desportiva da Associação dos Bombeiros Voluntários de Pernes.
O propósito da corrida, passa por que cada participante possa entregar bens alimentares, vestuário, brinquedos e outros géneros em estado de conservação aceitável que irão ser ofertados a pessoas que se encontrem em precárias condições de subsistência.
As provas têm início às 14h30 e estão elaboradas em diversos escalões. Dos sub-9 e desporto especial que vão correr distâncias de 500 metros, passando pelos mil metros de quatro escalões entre os 10 e as 17 anos, até aos 8.500 metros da prova principal de seniores masculinos e femininos das nove categorias de veteranos para ambos os sexos.
As inscrições são gratuitas e podem ser processadas na sede do Bombeiros Voluntários de Pernes, Rua Manuel da Silva Vieira, Apartado 14, 2001-701 Pernes, pelo telefone 243 440 500, pelo fax 240 440 501 ou através do e-mail. bvpernes@mail.telepac.pt.
Haverá prémios para os três primeiros classificados de cada escalão, para as três melhores equipas, para o melhor bombeiro masculino e feminino e um prémio de presença para todos os participantes.
-----------------------------------------------------

Política

Comissão Nacional de Eleições recomenda a Silvino Sequeira para não usar revista municipal para “fins eleitoralistas”

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recomendou ao Presidente da Câmara de Rio Maior que não deve utilizar a revista municipal para “fins eleitoralistas”. A publicação “contém algumas expressões ou passagens que podem ser entendidas como de natureza eleitoralista, com indicações programáticas de projectos para o futuro”, destaca o parecer da CNE, que recomenda a Silvino Sequeira que “não deve utilizar a revista municipal para, indirectamente, promover a sua candidatura à Câmara Municipal”.
Os reparos da CNE incidem sobretudo nas notícias sobre obras futuras, uma interpretação que o autarca considera ser “uma extrapolação abusiva e errada”. “Aquilo que é indicado como projectos de futuro são obras que estão a ser concretizadas pela Câmara, de momento, casos das creches de Malaqueijo e Chainça e da Área de Localização Empresarial, onde já existem acordos para a instalação de empresas”, explicou Silvino Sequeira à comunicação social, adiantando ainda, que vai dar uma resposta à CNE. Este órgão recomenda à Câmara a não publicação de futuras edições, sob pena de incorrer num ilícito ao artigo 172 da Lei Eleitoral para os Órgãos das Autarquias Locais. O autarca, para evitar mais “confusões” sobre o caso, já mandou suspender a publicação da revista, até às eleições autárquicas.
-----------------------------------------------

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Cultura e Lazer

Integrado nas Jornadas Europeias do Património vai haver “Turistas no Museu” em Santarém

O Núcleo Museológico Ferroviário de Santarém vai estar aberto no próximo dia 27 todo o dia, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, que vão decorrer na cidade scalabitana de 25 a 27, subordinadas ao tema “Vi (r) ver o Património em Santarém”.
“Turistas no Museu” é nome da iniciativa que a Fundação do Museu Nacional Ferroviário vai levar a cabo neste dia no Museu Ferroviário de Santarém, a partir das 10h30 e incluiu, uma visita ao museu e uma viagem de comboio, para o público em geral.
-----------------------------------------

Legislativas 2009


Partido Socialista continua com campanha eleitoral no distrito

Quando faltam três dias para o término da campanha eleitoral para as legislativas do próximo domingo, o PS estará activo com diversas acções em vários locais do distrito.
É esta a agenda desta força partidária de Santarém para os dois últimos dias da campanha:

- Dia 24 de Setembro (Quinta-feira)
- Ourém:
09h – Mercado
13h – Almoço com Empresários
15h – Volta pela cidade
- Vila Nova Barquinha / Constância
17h - Arruada
Dia 25 de Setembro (Sexta-feira)
- Abrantes – Jorge Lacão / Bruno Tomás
- Pernes – (9h Mercado) Idália Moniz/Rita Gameiro/Ana Rosa do Céu
- Torres Novas – João Galamba / Fernando Pratas / Maria Luz Lopes
- Rio Maior – João Sequeira / Ascenção Duarte / Inês Maurício
- Tomar – (9h Mercado) Anabela Freitas / Bruno Gomes / Mário Gonçalves
- Ourém – António Gameiro / Nuno Batista

----------------------------------------

Legislativas 2009


Imagem:A.Anacleto
...........................
Jerónimo de Sousa visitou esta tarde Comando Distrital da PSP em Santarém

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP e candidato da CDU às legislativas de Domingo, após visita ao Comando Distrital da PSP de Santarém, criticou esta quarta-feira, Paulo Portas em matéria de Segurança. Jerónimo à saída da reunião com aquele comando, disse não compreender como Portas pode votar de uma forma na Assembleia da República e depois vir «aqui d´el Rei», dizer que os criminosos são soltos rapidamente.
«Acho uma aberração que o doutor Paulo Portas tenha, na Assembleia da República, votado a favor deste laxismo, em termos de prisão preventiva, em termos de prazos, e depois venha criticar que os criminosos são soltos com muita facilidade. Não bate a cara com a careta», acusou.
Jerónimo de Sousa considerou que «a vida está a demonstrar as preocupações que demonstramos e até os normativos que nos levaram a votar contra» o Código do Processo Penal.
Jerónimo defendeu ainda que é preciso rever o «plano de investimento das forças policiais» e reforçar os efectivos. «Existem muitos agentes à beira da reforma, sem a devida entrada de novos polícias que venham colmatar essa falta de efectivos», acentou, acrescentando ainda que a promessa do Governo para colocar nos serviços administrativos da polícia funcionários públicos em regime de mobilidade especial não se está a concretizar.
O líder do PCP deixou ainda um alerta: «a crise e o desemprego vão continuar a aumentar e, sempre que isso acontece, há um aumento de impunidade». Nestas circunstâncias, Jerónimo de Sousa insiste na defesa de «uma polícia de proximidade».
------------------------------------------

Política

Paulo Portas reúne hoje em Torres Novas com empresários do distrito

Paulo Portas, líder partidário do CDS-PP, está hoje na Nersant, em Torres Novas, para um encontro com as empresas associadas. Para cerca das 13 horas está agendada uma intervenção do candidato à Assembleia da República, no auditório daquela Associação, seguindo-se um almoço buffet no pavilhão.
A vinda de Paulo Portas a Torres Novas surge na sequência do convite feito pela associação empresarial aos líderes nacionais dos maiores partidos, graças à situação que o país atravessa.
--------------------------------------

Política

Coligação autárquica “Juntos pelo Futuro”de Rio Maior reúne Lobo Xavier e Pacheco Pereira

O fiscalista e comentador político António Lobo Xavier estará esta quarta-feira em Rio Maior, com Pacheco Pereira para um jantar-debate com empresários do concelho. O mesmo, destina-se especialmente a empresários realizando-se às 20h30 num restaurante da cidade de Rio Maior e é organizado pela coligação autárquica “Juntos pelo Futuro”, que reúne candidatos do PSD e CDS.
-------------------------------------------------------

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Legislativas 2009


Ana Drago e José Guilherme Gusmão dão conferência no Cartaxo

Ana Drago, deputada à Assembleia da República pelo Bloco de Esquerda, e José Guilherme Gusmão, cabeça de lista às eleições Legislativas pelo Círculo de Santarém, deslocam-se, no próximo dia 23 (quarta-feira), ao Concelho do Cartaxo, para uma conferência/debate sobre a problemática da Educação.
A iniciativa queira ocorrer, pelas 18h30, no auditório da Junta de Freguesia do Cartaxo, contará, ainda, com intervenção de Francisco Colaço, candidato à presidência da Câmara Municipal do Cartaxo, nas eleições Autárquicas de 11 de Outubro.
No começo do novo ano lectivo e numa altura em que os professores enfrentam um dos mais rudes golpes no exercício das suas funções, resultante da política do Governo de José Sócrates, esta sessão pretende ser um contributo para o esclarecimento e para a reflexão.
Antes da conferência/debate aberta a toda a população, Ana Drago e José Guilherme Gusmão participam numa arruada pelas ruas da Cidade do Cartaxo.
-------------------------------------------

Cultura e Lazer


Pedro Barroso comemora com uma série de espectáculos quarenta anos de carreira

No próximo sábado, dia 26 de Setembro, pelas 21h45m, Pedro Barroso sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira em Santarém, para comemorar quarenta anos de carreira, com o espectáculo – “40 anos de Música e Palavras”.

Vindo de uma área de intervenção crítica de expressão popular, é visível há muito tempo a progressiva opção temática de carácter mais abrangente, onde avulta a reflexão sobre os seus grandes temas de sempre – o Amor, a Solidariedade, a Mulher, a História, a Natureza, a Vida, a Portugalidade..– assumindo-se como um autor sério e rigoroso, cada vez mais respeitado enquanto cantor, poeta e compositor. Pedro Barroso, o trovador ribatejano, continua a constituir-se como uma referência sempre diferente, emocional e de ideias próprias, um pouco a contra-corrente, nos seus concertos, repletos de ironia, comunicação e sensibilidade.
----------------------------------------

Legislativas 2009


Jerónimo de Sousa faz campanha no distrito de Santarém

Jerónimo de Sousa, estará amanhã, dia 23, no distrito de Santarém em campanha para as legislativas do próximo Domingo com o seguinte programa:
- 12,30h – Almoço convívio na Casa do Povo do Couço
- 16,30h – Visita ao Comando Distrital da PSP, em Santarém
- 19,30 – Jantar com apoiantes do concelho de Santarém, no Restaurante ADIAFA
- 21,30h – Festa comício em Alpiarça, no Largo d’Os Águias
-------------------------------------------------

Política


CDU promove acção simbólica sobre a falta de médicos no distrito de Santarém

Esta terça-feira, 22 de Setembro, a CDU promove uma acção simbólica de protesto pela falta de médicos de família no distrito de Santarém.
Esta acção, que conta com a participação de António Filipe e demais candidatos na lista da CDU para a AR, bem como com cabeças de lista e candidatos municipais de vários concelhos, decorrerá a partir das 17,30h, junto ao Centro de Saúde de Almeirim.
------------------------------------------------

Cultura


Torres Novas dinamiza Jornadas Europeias do Património 2009

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, com o objectivo da sensibilização dos povos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada País elabora anualmente um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível ao público gratuitamente.
O tema escolhido pelo IGESPAR para as Jornadas Europeias do Património de 2009, "Vir(ver) o Património", convida o publico a entrar em áreas geralmente vedadas, sensibilizando sobretudo as gerações mais jovens, para a importância da conservação na preservação e classificação do Património.
Chamando a si a dinamização destas iniciativas, em Torres Novas, o Museu Municipal Carlos Reis, dinamiza várias actividades nos dias 25, 26 e 27 de Setembro de 2009, nas quais todos poderão participar.
- Aqui fica o programa das actividades:
- Museu Municipal Carlos Reis - 25 de Setembro
17h00-18h30 -Visita às colecções em Reserva Museológica do MMCR - Pela equipa técnica de conservação e restauro do museu.
- Museu Municipal Carlos Reis - 26 de Setembro
10h00 - 12h00/14h00-16h00 - Oficinas de Terminologia Etnográfica - Pela equipa técnica do museu. (participação da Escola EB 2+3 Manuel de Figueiredo)
- Museu Municipal Carlos Reis - 27 de Setembro
14h00-17h30 - Visitas aos Núcleos Expositivos do Museu. Especial destaque, no espaço de exposições temporárias, para a Exposição: "Moedas Romanas do Museu Municipal Carlos Reis" (termina a 30 de Setembro/09).
-------------------------------------------

Sociedade

Nersant fomenta formação gratuita a Instituições Particulares de Solidariedade Social

No âmbito das formações para as Instituições Particulares de Solidariedade Social, a Nersant vai fomentar, ainda este mês em Tomar formação gratuita a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS). O curso “Primeiros Socorros – Tipos de Acidentes e Formas de Actuação”, será no próximo dia 28 de Setembro e “Deontologia e Ética Profissional”, no dia 29. Para outubro está previsto o curso “Acolhimento e Encaminhamento”, com início no dia 12 de Outubro, em Torres Novas.
Para Novembro está agendado “Auditorias ao Sistema de Gestão da Qualidade”, que terá início no dia 16 de Novembro, em Santarém. Também Ourém vai receber cursos, estando previstosas seguintes formações: “Plano Oficial de Contabilidade - principais contas”, a iniciar dia 7 de Outubro, “Deontologia e Ética Profissional”, dia 12 de Outubro, e “Actividades Pedagógicas do Quotidiano da Criança”, com início marcado para o dia 13 de Outubro. No concelho de Mação, terá início na Junta de Freguesia da Ortiga, o curso “Deontologia e Ética Profissional”, a partir de 16 de Outubro.
Os interessados em participar nestas acções de formação devem contactar o núcleo Nersant da área de abrangência do curso (nucleo.santarem@nersant.pt, nucleo.abrantes@nersant.pt, ou nucleo.ourem@nersant.pt), ou contactar a sede Nersant (dfp@nersant.pt ou 249839500), para o caso das formações em Torres Novas.
-----------------------------------------------

Cultura e Lazer


Santarém vai receber a VII Bienal Internacional de Teatro-Circo

A cidade de Santarém vai receber entre os próximos dias 1 e 5 de Outubro, a VII Bienal Internacional de Teatro-Circo. A ex-Bienal Luso-Brasileira de Palhaços é um projecto cultural que o Teatrinho de Santarém realiza há 14 anos, sendo esta a sétima edição, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Santarém. Este ano a cidade scalabitana, vai acolher artistas oriundos da Argentina, Itália, Espanha e Portugal, realizando-se os espectáculos no Teatro Sá da Bandeira e no renovado Jardim da República.
----------------------------------------------

Sociedade

Câmara de Santarém cede escola de Torre do Bispo a associação recreativa e cultural

O Município de Santarém aprovou o protocolo que vai permitir a cedência da antiga escola primária de Torre do Bispo, desactivada há cerca de dois anos, à Associação “Memória dos Povos”. A utilização do edifício permitirá a sua manutenção permanente e uma utilização regular para actividades culturais e recreativas.
No protocolo, consta que a associação compromete-se a assegurar a limpeza, manutenção do espaço, bem como as reparações no seu mobiliário e equipamento e ainda uma disponibilidade com a cedência de utilização do espaço sempre que for solicitada pelo município ou pela Junta de Freguesia de São Vicente do Paul para actos de interesse público. À Câmara cumpre assegurar os serviços de electricidade e de água.
O protocolo é válido por dois anos, sendo renovável automaticamente por iguais períodos se não houver denúncia por uma das partes.
----------------------------------------------

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Sociedade

Homem apanhado com haxixe em Santarém

No passado sábado, a PSP de Santarém deteve um homem de 28 anos, com 93 doses de haxixe. O detido foi apresentado ao juiz de instrução criminal do Tribunal de Santarém, em primeiro interrogatório, tendo-lhe sido aplicado como medida de coação até ao julgamento o termo de identidade e residência.
-------------------------------------------

Sociedade

Não abra mails «enviados pela PSP»

A PSP esclareceu esta segunda-feira, a propósito de mensagens fraudulentas de correio electrónico, que «não convoca nem notifica cidadãos para comparência em audiências de julgamento ou diligências processuais de investigação via correio electrónico».
Em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP) adianta que chegou ao seu conhecimento que decorre o envio de emails pretensamente enviados por esta força de segurança para convocar o «comparecimento em audiência», as quais são falsas, devendo ser eliminadas.
«Aconselha-se os destinatários deste email fraudulento a não abrir o ficheiro anexo que a mensagem propõe, sob pena de poderem danificar o seu sistema operativo e divulgarem dados pessoais, uma vez que se trata de uma mensagem de «phishing».
--------------------------------------------

Política

Partido Socialista continua com Ciclo de Tertúlias Temáticas

O Partido Socialista continua a dar continuidade ao ciclo de tertúlias temáticas. A próxima sessão “Juntos Faremos Melhor”, será esta quarta-feira, dia 23 pelas 21h15, no Cineteatro, em Rio Maior, a qual, será dedicada ao “Desporto”.
Nesta tertúlia estarão presentes como oradores: João Sequeira, Susana Feitor, Prof. Dr. José Rodrigues e Rosa Mota.
------------------------------------------------------

Desporto - Futebol

Monsanto recebe Benfica para a Taça de Portugal

O sorteio da terceira eliminatória da Taça de Portugal, ditou que o S.L. e Benfica se desloque a terras ribatejanas para defrontar o Monsanto no próximo dia 18 de Outubro. O Monsanto que milita na II Divisão Nacional, deve defrontar o Benfica no Estádio Municipal Dr. Alves Vieira em Torres Novas. O jogo deve disputar-se naquele estádio, motivado por este ter uma elevada capacidade de lotação em realação ao Campo do Monsanto e inclusivé ao estadio do concelho localizado em Alcanena. Espera-se uma grande enchente , já que a equipa da águia está a atravessar um bom momento de euforia, que vai ser muito frutífero para o clube ribatejano.
------------------------------------------------

Desporto - Futebol

Alcanenense vence em casa o Mação

Para a terceira jornada do Campeonato de Honra da Associação de Futebol de Santarém, o Alcanenense,bateu em casa o Mação por 2-1. A equipa anfitriã adiantou-se no marcador aos 2m da segunda parte, através de uma grande penalidade, mas o Alcanenense conseguiu dar a volta ao resultado, fruto da pressão que desenvolveu perante a equipa forasteira.
O Desportivo de Torres Novas voltou a ganhar pela diferença mínima (1-2) em Vila Chã de Ourique.
Em Riachos a equipa da casa venceu o U. Tomar por um magro 1-0. Enquanto que, o Amiense não foi além de um nulo com o Pego.
No derby da lezíria, o União de Almeirim levou a melhor perante a equipa do Fazendense por 2-1. Em Alferrrede, o Cartaxo regressou às vitórias, vencendo por 0-2.
O Almeirim está no topo da classificação com nove pontos.
----------------------------------------

Sociedade

Câmara de Torres Novas vai construir Centro Escolar em Olaia em terreno cedido pela Casa do Povo

Foi assinado recentemente um protocolo entre a Casa do Povo de Olaia e a Câmara Municipal de Torres Novas para a construção do novo Centro Escolar. Nesse protocolo ficou estabelecido que a Casa do Povo de Olaia cede à câmara um terreno com cerca de nove mil metros quadrados destinado ao parque de jogos, acessos, estacionamento e a parte do Centro Escolar.
No protocolo ficou também acordado que a Casa do Povo de Olaia poderá utilizar os balneários, ginásios e refeitório do Centro Escolar em horário não coincidente com o normal funcionamento do estabelecimento de ensino.
As obras do novo Centro Escolar, que é o quinto a ser construído fora da cidade, devem arrancar até ao final deste ano e terá um total de sete salas de ensino - três para o jardim-de-infância e quatro para o primeiro ciclo. Do projecto fazem ainda parte refeitório, recreio, ginásio, biblioteca, salas de expressão plástica e informática, laboratório, salas de ATL, de professores e de encarregados de educação.
-------------------------------------------------------

Desporto - Futebol

Desportivo de Fátima derrotado em casa

O Desportivo de Fátima, foi derrotado este domingo no seu reduto pelo Beira-Mar por 1-2, na quarta jornada do campeonato Nacional da II Divisão, encontrando-se no 13º lugar da tabela classificativa com quatro pontos em quatro jogos disputados.
-----------------------------------

domingo, 20 de setembro de 2009

Autárquicas 2009

CDS de Torres Novas aponta segurança, saúde, acção social e política urbanística como linhas essenciais para o concelho

Na passada sexta-feira, durante um jantar, o CDS-PP apresentou os cabeça de lista à Câmara e Assembleia Municipal para as autárquicas de Outubro, tendo contado com a presença de Filipe Lobo D´Ávila, cabeça de lista às legislativas pelo círculo de Santarém e Herculano Gonçalves, líder da distrital de Santarém. Na apresentação dos candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, Carlos Gomes e Paulo Vasconcelos deram a conhecer o programa eleitoral daquele partido para o concelho torrejano.
O candidato à Câmara Municipal, Carlos Gomes anunciou que segurança, saúde, acção social e política urbanística são os parâmetros principais de actuação, caso vença as próximas eleições autárquicas. Aquele candidato anunciou ainda que pretende levar a cabo uma política de apoio à actividade económica, com limitação da carga fiscal – redução de IMI, IMT, IRC às empresas para "fomentar o emprego e competitividade".
Na área urbanística, o candidato à Câmara considera que houve um "desenvolvimento desordenado" da cidade com preços de habitação inflacionados. Criticou a maioria socialista por não criar condições ao nível de abastecimento de água e saneamento em todo o concelho, " nada foi feito de há treze anos para cá". Carlos Gomes defendeu ainda a criação de um gabinete técnico para obras particulares e outro para outras questões urbanísticas, com horário mais alargado do que pratica actualmente este serviço camarário.
Nos centros históricos, o candidato do CDS pretende dar prioridade à habitação. A requalificação das estradas, como a requalificação da variante do Bom Amor e da Estrada do Alvorão, é outra situação prioritária para o concelho, disse o candidato centrista.
Ao nível cultural, o CDS deseja criar um roteiro sobre o património cultural e gastronómico do concelho. Carlos Gomes criticou a programação do Teatro Virgínia, pelos "elevados custos de direcção e manutenção", causando "agravamento do défice camarário", "esquecendo-se a autarquia dos pequenos grupos de teatro concelho e colectividades".
Também a acção social e a saúde, consta no programa do CDS, como valência, tal como prestar assistência médica e apoio domiciliário aos idosos, bem como dar mais apoio aos antigos combatentes.
-----------------------------------------------

sábado, 19 de setembro de 2009

Cultura

Novo Arquivo Municipal de Abrantes inaugurado este sábado

O novo Arquivo Municipal Eduardo Campos, em Abrantes, orçado em cerca de 1,3 milhões de euros, é inaugurado este sábado, com o objectivo de “salvar, preservar e divulgar” os fundos documentais locais, segundo disse a autarquia à Agência Lusa.
Com uma área total de 1.670 metros, a nova infra-estrutura “reúne as melhores condições para a conservação, preservação e segurança dos documentos, com equipamento apropriado para a guarda dos fundos documentais e software próprio, beneficiando das novas tecnologias”, afirmou à Agência Lusa o chefe de Divisão de Bibliotecas e Arquivos da Câmara de Abrantes.
“Até hoje, foi um milagre nada de grave ter acontecido a estes documentos, uma vez que, quer o arquivo histórico quer o arquivo intermédio, estão repartidos por três espaços da cidade sem quaisquer condições de trabalho, de consulta ou de conservação da documentação”, acrescentou Francisco Lopes.
Segundo este responsável, o arquivo municipal “é o mais importante repositório da memória colectiva da região” de Abrantes, “sendo que os fundos documentais do arquivo intermédio, alguns do século XIII, estão há décadas dentro de um armazém com cobertura de zinco, onde se chegam a atingir temperaturas superiores a 50 graus centígrados, o que representa, também por si, um grande risco de carga térmica no centro histórico da cidade”.
Francisco Lopes acrescentou ainda que o novo Arquivo será, “em grande parte, virtual”, o que “contribuirá para a eficácia dos serviços na resposta às necessidades dos utentes”.
“Esta componente tecnológica reveste-se da maior importância, tendo em conta que um arquivo não se limita ao seu espaço físico, deve funcionar, acima de tudo, como um sistema de informação ao serviço da comunidade”, acrescentou.
Situado na Zona Industrial de Alferrarede, o Arquivo Municipal Eduardo Campos conta com um financiamento por parte do Programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM) na ordem dos 550 mil euros.
---------------------------------------------------------

Ciência

Cientista Elvira Fortunato dá entrevista ao DN

Na edição deste sábado do Diário de Notícias, pode-se ler uma entrevista da cientista Elvira Fortunato, sobre os trabalhos científicos que tem desenvolvido com a sua equipa de investigadores.
Recorde-se, que Elvira Fortunato tem origens paternais da freguesia de Louriceira, concelho de Alcanena.
---------------------------------------
Transístores de papel são eficientes, limpos e baratos

"Dá para recortar, para escrever, é reciclável e pode dobrar-se." enumera Elvira Fortunato, investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL), enquanto mostra o pedaço de papel que modificou juntamente com Rodrigo Martins e a sua equipa: um transístor feito com papel, sete mil vezes mais barato que os transístores convencionais e com a vantagem de ser amigo do ambiente. O Paper-e, como lhe chamam, deu aos investigadores o Green Project Award na categoria de Inovação e Desenvolvimento, entregue na passada terça-feira.
Depois de produzirem sensores de ADN a partir de uma impressora convencional e de criarem tecnologia transparente (ver texto secundário), o passo seguinte foi criar transístores feitos de papel. "Os convencionais, feitos de silício, são caros, partem-se, não podem ser dobrados e usam uma tecnologia que é prejudicial ao ambiente", explica Rodrigo Martins, engenheiro electrotécnico.
Pelo contrário, os transístores de papel asseguram a transmissão de informação com um isolante maleável, limpo e reciclável. "Já trabalhávamos com o papel como suporte. A ideia para os transístores surgiu daí. Costumávamos trabalhar com transístores em suportes de vidro ou plástico. Apostámos no papel, o que acabou por dar resultado", conta Elvira Fortunato, engenheira física e de materiais. A notícia da entrega do prémio correu depressa: todos dão os parabéns à dupla, o que faz Elvira recordar-se da altura em que escreveu o anúncio da sua descoberta: "Passado uns dias já toda a gente conhecia os transístores de papel e queria saber mais sobre os portugueses que os inventaram", diz orgulhosa. Até numa feira na longínqua Finlândia perguntaram pelo projecto, neste caso uma empresa de celulose do Brasil.
A vertente ambiental não foi descurada e foi até uma motivação para os cientistas. "Isto é electrónica verde. Os transístores podem ser reciclados, voltando ao ciclo da celulose. Os transístores normais são reciclados enviando-os para fábricas nos países pobres onde os trabalhadores raspam o silício à mão", conta Rodrigo, acrescentando que a sociedade é "consumista" e que não mantém os produtos muito tempo. "Há pessoas que trocam de telemóvel de ano a ano. Se as baterias no futuro forem de papel, facilita-se a reciclagem e é menos um problema para o ambiente."
Outro avanço feito pela equipa de investigação foi conseguir armazenar a informação em camadas. "Para escrever algo numa memória de papel é preciso aplicar uma carga. Se esta for de cinco volts vou precisar de aplicar outra carga semelhante para a apagar. Assim, ao aplicar cargas diferentes a cada informação conseguimos retirar o que queremos dependendo destas", explica Rodrigo.
Isto permite aplicar a tecnologia de diversas formas. Por exemplo, em etiquetas inteligentes que têm informação que só pode ser lida pelos clientes ou distribuidores. Também os jornais interactivos podem tornar-se uma realidade mais próxima com esta tecnologia barata. Ou então sistemas de segurança para colocar nas notas. A imaginação é o limite para os usos que se podem dar aos transístores de papel e nem o suporte é impedimento: "Ainda vamos ver transístores em bases de farinha e ovos", termina Elvira.
in Jornal Diário de Notícias – edição 19.09.2009
Jornalista: Bruno Abreu
-----------------------------------------------

Legislativas 2009

Candidatos do PS desenvolvem campanha com dois grupos este fim de semana no distrito

O Partido Socialista continua a campanha para as legislativas este fim de semana com dois grupos de acção assim distribuídos e agendados:
Dia 20 de Setembro (Domingo)
GRUPO A (Liderado por Jorge Lacão)
MANHÃ: CONSTÂNCIA
09.00h: Descida do Rio Zêzere em canoa.
12.00h: Contactos com a população, em Constância.
14.00h: Almoço em Constância.
16.00h: Deslocação para a Barquinha.
17.00h: Tertúlia “Juntos Fazemos Melhor” subordinada ao tema “Tejo, a identidade de uma região”, com a participação de Jorge Lacão, Paulo Constantino e Miguel Pombeiro.

GRUPO B (Liderado por Idália Moniz)
MANHÃ: RIO MAIOR E AMIAIS
09.00h: Mercado de Santana.
12.00h: Contactos com a população, em Amiais de Baixo.
14.00h: Almoço em Amiais de Baixo.
16.00h: Deslocação para a Barquinha para participação na Tertúlia “Tejo, a Identidade de uma Região”.
------------------------------------------------------

Legislativas 2009

Francisco Louçã regressa ao Distrito de Santarém

Amanhã, domingo, 20 Setembro, Francisco Louçã regressa ao Distrito de Santarém para duas acções de Campanha.
Pelas 12horas participará num grande almoço/comício no Pavilhão Municipal de Riachos, concelho de Torres Novas, onde estará acompanhado pelos candidatos pelo círculo de Santarém.
Louçã e José Gusmão, estarão depois na cidade de Santarém, onde pelas 17horas participam num comício no Teatro Sá da Bandeira.
-----------------------------------------------------

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Sociedade

Grande número de veraneantes multados por estacionamento no Agroal

Só no passado fim-de-semana, foram autuados por estacionamento, cerca de centena e meia de veraneantes que quiseram conhecer e usufruir do espaço do Agroal. Depois de um refrescante banho nas águas termais daquele espaço, os automobilistas encontraram o aviso da multa nas suas viaturas.
Nos dias de intenso calor, a afluência é enorme, sem que existam espaços suficientes de estacionamento, conforme se queixam vários utentes daquele espaço de lazer.
-----------------------------------------

Ambiente

Na Semana Europeia da Mobilidade a Ribatagus entrega Honda Insight Híbrido ao presidente da Câmara de Santarém

A Ribatagus, concessionário da Honda em Santarém entregou ao final da manhã desta sexta-feira, um Honda Insight Híbrido, ao presidente da autarquia, Francisco Moita Flores.
O novo Insight, que já vai na segunda geração, vai estar na posse do autarca durante uma semana e é uma das muitas iniciativas integradas na Semana Europeia da Mobilidade, que está a decorrer na cidade scalabitana até ao próximo dia 22.
O carro que faz a ponte entre os automóveis contemporâneos e os do futuro e pensado para maximizar a economia de combustível e redução dos níveis de CO2 foi entregue a Moita Flores pelo gerente da Ribatagus, Alexandre Gouveia.
Durante uma volta pela cidade, o presidente da autarquia ficou a saber que o Honda Insight Híbrido possui motor a gasolina de 1339 cc e 88 cv de potência e é assistido por um motor eléctrico (14 cv), alimentado por baterias carregadas com a energia gerada nas desacelerações e travagens.
A marca reivindica um consumo médio de 4,6 litros aos 100 km, mas isso depende da interactividade entre o condutor e o Insight. O consumo é medido pelas imagens de flores que surgem no computador de bordo, florescendo ou murchando de acordo com o peso do pé sobre o acelerador, que também é avaliado pela cor de fundo do velocímetro (com variação entre o verde e o azul).
Graças à isenção, por razões ecológicas, de uma boa parte do imposto sobre veículos, o preço final é tudo menos assustador: ronda os € 20.000.
-----------------------------------------

Sociedade

Foram identificados pela GNR os suspeitos de roubo a idosos

A GNR de Santarém identificou três indivíduos – dois do sexo masculino, com 21 e 23 anos, residentes no Concelho de Rio Maior e um do sexo feminino, com 16 anos, residente no Concelho de Santarém, como autores de dois crimes de roubo, praticados a 23 de Maio e 19 de Junho, no Concelho do Cartaxo.
Os suspeitos praticaram os crimes no interior da residência de um casal de idosos com 70 e 73 anos de idade, ameaçando-os violentamente com o objectivo de obterem ouro e dinheiro.
Os indivíduos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.
----------------------------------------------------

Sociedade

Comando de Lisboa recebe quase totalidade dos 901 novos agentes da PSP que juraram bandeira hoje em Torres Novas

A quase totalidade dos 901 novos agentes da PSP que concluíram hoje o curso na Escola Prática de Polícia de Torres Novas, com a cerimónia de juramento de bandeira, vai ser colocada no Comando Metropolitano de Lisboa, permitindo a recolocação de outros elementos por vários pontos do país.
O director nacional da PSP, Francisco Oliveira Pereira, assegurou à agência Lusa que a colocação dos agentes “obedeceu a um estudo científico” que teve em conta variáveis como a população, índices criminais, tipos de crime, rácios polícia/cidadão e polícia/crime, “entre outros”.
“Procurou-se concretizar uma distribuição rigorosa, mais adequada e criteriosa, tendo por base uma optimização de recursos humanos”, disse aquele director nacional da PSP no discurso de saudação aos novos agentes.
Mais de 400 dos novos agentes vão ser colocados na Amadora, Sintra, Benfica e Loures, outros vão garantir a segurança de instalações e uma parte destes elementos vai ser distribuída pela primeira e quinta divisões de Lisboa, Olivais, Alcântara, Cascais e Oeiras e na segurança em transportes públicos.
Também os comandos de Setúbal e dos Açores vão ser contemplados com novos agentes policiais.
Para o ministro da Administração Interna, “um acréscimo de agentes é sempre um acréscimo de segurança”, sublinhando Rui Pereira que aos 901 agentes da PSP que entram na próxima semana em funções se irão juntar os militares da GNR que “concluirão a formação no fim do ano”.
Rui Pereira declarou que o Governo apostou no lançamento, todos os anos, de novos concursos para a formação de mais agentes da PSP e mais militares da GNR “para que o dispositivo seja reforçado e para que haja um aumento sustentado e gradual do número de efectivos”.
A cerimónia de prestação de juramento acabou “molhada”, com o desfile em parada a decorrer sob forte chuvada.
---------------------------------------------------

Eventos

Gala “Troféu Carril Dourado” realiza-se esta noite no Pavilhão Municipal do Entroncamento

A 4ª Gala “Troféu Carril Dourado”, organizado pela Câmara Municipal do Entroncamento, tem lugar esta sexta-feira dia 18, pelas 21h30 no Pavilhão Desportivo Municipal, com entradas livres.
A iniciativa tem como objectivo homenagear Atletas, Clubes, Associações, Personalidades e Colectividades do Concelho que se distinguiram nos diversos eventos ou actividades em 2008/2009.
O antigo árbitro internacional de Hóquei em Patins, Armelim Ferreira, será uma das personalidades a ser também homenageado
O evento vai contar com o espectáculo intitulado “Gentes de Cá”, com a actuação de Cristiana Martins, Padre Luís Borga, Filipe Santos, Ricardo Oliveira, Dominique Ventura e Pedro Dionísio.
-------------------------------------------

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Vida Autárquica

Reunião da Câmara de Almeirim marcada por linguagem obscena

Manuela Cunha, vereadora da CDU na Câmara Municipal de Almeirim acusa o presidente da autarquia, o socialista José Sousa Gomes, de a ter ofendido numa reunião pública, proferindo “palavrões” que “prefere não repetir”.
Aquela vereadora, disse hoje à agência Lusa que mais que as “asneiras”, o que mais a incomodou na reunião pública de quarta-feira foi a “acusação” feita por Sousa Gomes de que a vereadora seria “capaz de empurrar uma criancinha”, num local que denunciava pelos riscos que representa, “só para os culpar”.
“A coordenadora da CDU vai analisar, com juristas, se devemos ou não dar andamento a este caso”, adiantou.
Segundo afirmou, a irritação de Sousa Gomes terá sido provocada pela sua insistência quanto à existência de um local, na rua junto às piscinas, com um pequeno muro de “50 ou 60 centímetros”, do qual as crianças se podem facilmente abeirar e que, do outro lado, tem uma profundidade de seis metros.
Jjá por várias vezes pedi que fossem adoptadas medidas e que a resposta “foi sempre o silêncio”, na reunião desta quarta-feira lembrou “outros acidentes ocorridos no passado”, também em locais para os quais havia lançado alertas, e dos quais resultou, nomeadamente, a morte de um deficiente, para dizer que “se acontecer alguma coisa aqui terão que ser responsabilizados”, disse.
Manuela Cunha disse ainda à Lusa que, “irritado” com a sua insistência em relação a esta situação, Sousa Gomes proferiu as “asneiras” quando abordou a outra questão que tinha agendado para a reunião pública, a da necessidade de serem tomadas medidas para solucionar o excesso de população de pardais em certas zonas da cidade.
Aquela agência noticiosa, tentou contactar o presidente da Câmara Municipal de Almeirim para obter uma reacção a esta denúncia.
Em declarações ao jornal O Mirante, o edil justifica a linguagem utilizada afirmando que com as acusações da vereadora “nem um santo pode ficar impávido”.
“Fez-me alterar o espírito e acabei por utilizar um palavreado que não é normal”, acrescentou o autarca àquele jornal.
------------------------------------------

Economia

Administração da Platex reúne com IAPMEI

A administração da IFM-Platex, de Tomar, reúne amanhã sexta-feira, 18 de Setembro, com responsáveis do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) em Lisboa, no sentido de desbloquear o apoio de cinco milhões de euros que está pendente naquele organismo. Se a situação for desbloqueada, será uma ajuda fundamental para tirar a empresa da situação difícil em que se encontra.
Os trabalhadores reuniram-se no início desta semana para debater a situação da empresa e decidiram suspender os contratos de trabalho, devido ao facto de terem vários ordenados em atraso. Como é de conhecimento público, a empresa está numa situação de lay-off há vários meses. Durante todo este tempo, o Governo tem prometido e adiado sistematicamente uma intervenção na empresa.
A empresa exporta 60 por cento da sua produção e emprega mais de 200 trabalhadores. Entrou em lay-off por não ter liquidez para adquirir as matérias-primas para cumprir com as encomendas em carteira. Os representantes dos trabalhadores estão confiantes que o problema fique resolvido até ao final da próxima semana. Para além da difícil situação económica dos trabalhadores, também muitos fornecedores se encontram numa situação de falta de liquidação de facturação que ascendem a milhares de euros.
------------------------------------------------------

Política

PS promove nova sessão de tertúlia temática

O Partido Socialista, vai promover na noite desta quinta-feira, pelas 21h15m no Centro Cultural do Entroncamento, nova tertúlia temática, inserido na acção “JUNTOS FAZEMOS MELHOR”, desta vez dedicada à “Igualdade de Género”.
Vão estar presentes como oradores: Miguel Vale de Almeida, Elza Pais, Jorge Lacão e a Actriz São José Lapa, que fará uma Sessão de Poesia.
--------------------------------------

Sociedade

Grupo de Dadores de Sangue de Pernes promove mais recolhas de sangue

O Grupo de Dadores de Sangue de Pernes vai promover duas recolhas de sangue. No próximo sábado, 19 de Setembro, das 09h00 às 13h00, será nas instalações do Teatro Clube Ribeirense, na Ribeira de Santarém. No dia 27 de Setembro será a vez de Vaqueiros, receber uma acção de recolha de sangue, no mesmo horário, na casa de convívio da freguesia.
--------------------------------------

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Desporto - Karaté

Karatecas ribatejanos competiram na Roménia

Uma representação de jovens karatecas representou Portugal através da Associação Distrital de Santarém – Amical Karate e a União Nacional de Karaté, no Campeonato da Europa para os escalões jovens, disputado em Constanta, Roménia.
Os jovens atletas tiveram um excelente comportamento, conquistando um primeiro lugar, dois segundos e três terceiros, naquele campeonato de artes marciais.
Estiveram presentes mais de mil e duzentos atletas representado 17 países. Na representação portuguesa destacou-se o 1º lugar de Carolina Segurado na prova de katas - infantis A - all styles - cinto verde/vermelho, os segundos lugares de Francisco Soares, na prova de kumité - combates escalão júnior - 75 Kg, e Mariana Freire na prova de katas - infantis A - all styles - cinto azul/negro. Destaque ainda para os terceiros lugares de Claudia Silva, na prova de katas - infantis D, Maria Brazão, na prova de katas - infantis B e Sara Piedade, na prova de katas – infantis. Destaque-e ainda o 4º lugar de André Felício, na prova de katas - Infantis C.
------------------------------------

Sociedade


Constância recebeu acampamento regional promovido pelo CRIA

No período compreendido entre os dias oito e onze deste mês de Setembro, decorreu um acampamento que reuniu quatro instituições da região que trabalham na área da deficiência no parque de campismo de Constância, organizado pelo CRIA - Centro de Recuperação e Integração de Abrantes.
Com o objectivo de promover o intercâmbio entre os participantes, estimular a autonomia e proporcionar novas experiências e actividades diferentes, o acampamento contou com o total de 28 participantes, vindos da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Santarém, do CRIAL de Almeirim, do CIRE de Tomar e do CRIA.
Ao longo daqueles dias do acampamento os participantes praticaram várias actividades, tais como, canoagem, natação na piscina de Vale das Mós, visitaram S. Lourenço e a Escola Prática de Cavalaria em Abrantes, tiveram ainda uma noite de festa com a actuação de Fernando Fortes, para além de muitas outras actividades lúdicas.
Segundo os participantes, a iniciativa deverá ser realizada anualmente, em locais diferentes e com a organização rotativa entre as Instituições envolvidas. Este ano a organização foi do Centro de Actividades Ocupacionais, uma das repostas sociais do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes.
O acampamento contou o apoio de várias entidades, nomeadamente da Escola Prática de Cavalaria, da Câmara Municipal de Constância, da Junta de Freguesia e do Centro Cívico de Alferrarede e do Pingo Doce de Abrantes.
-------------------------------------------

Cultura


Teatro Sá da Bandeira em Santarém recebe peça “Saia Curta e Consequências”

O Teatro Sá da Bandeira, em Santarém recebe a peça «Saia Curta e Consequências», de Hervé Devolder, encenada por Paulo Matos, no próximo dia 19 de Setembro, às 21h45. Na peça, a actriz e modelo Cláudia Vieira encarna uma mulher revoltada com os homens que decide ajustar contas com o primeiro que lhe aparecer.
“Saia Curta e Consequências” que conta também a interpretação de Luís Gaspar e de Paulo Matos aborda os amores e desamores que são esgrimidos num diálogo composto por ameaças e troca de acusações.
“Saia curta e Consequências”, tem a duração de 75 minutos e destina-se a um púbico de maiores de 12 anos.
--------------------------------------------

Autárquicas 2009

Movimento de Cidadãos Independentes de Vaqueiros, fazem apresentação pública dos candidatos à Assembleia de Freguesia

O “MIVA” – Movimento de Cidadãos Independentes de Vaqueiros, vão fazer a apresentação pública dos candidatos à Assembleia de Freguesia vaqueirense, na próxima sexta-feira, pelas 21h00 na Casa de Convívio daquela freguesia.
Encabeça a lista Firmino Oliveira, que nos últimos mandatos tem concorrido pela CDU, sendo o mandatário Joaquim Neves.
----------------------------------------

Cultura

Cine - Teatro S. Pedro de Alcanena apresenta espectáculo “FRACTAL”

O Cine - Teatro S. Pedro de Alcanena, apresenta no próximo sábado dia 19, pelas 21h30m, um espectáculo de “Hip Hop” que trás a Portugal, pela 1ª vez, o jovem bailarino Karim Ahansal que cria, neste que foi o seu primeiro projecto a solo, um espectáculo repleto de emoção, humor e magia.
O Hip Hop, o teatro e o cinema mudo modulam este universo particular, extraordinariamente expressivo, em que a simplicidade, o rigor e o virtuosismo são as armas do artista. Com Fractal, Pépito (Karim Ahansal) surpreendeu público e a crítica em 2008, no festival OFF de Avignon. Karim Ahansal tem um talento extraordinário para a dança. Vencedor de vários prémios, entre eles o de campeão francês em .Battle of the year 2006. e, no mesmo ano, campeão do mundo em .Battle of the year internacional., na Alemanha. Já dançou em São Petersburgo, em La Villete, em Oslo, no Mónaco e na Republica Checa.
--------------------------------------------

Sociedade

Inaugurado Gabinete de Inserção Profissional em Santarém

Vânia Neto, vereadora da Câmara de Santarém e Mário Lobo, director do Centro de Emprego de Santarém, inauguraram, no passado dia 14 de Setembro, o Gabinete de Inserção Profissional – GIP, junto à Praceta da Habijovem, em S. Domingos. No discurso, a vereadora da Câmara de Santarém, agradeceu a ajuda e o empenho de todos na elaboração deste projecto, salientando que o principal objectivo é incentivar as pessoas na procura activa de emprego, para que não se sintam excluídas e sintam que têm apoio na procura de emprego.
A vereadora da edilidade de Santarém, recordou que a autarquia scalabitana, através da Bolsa de Emprego e das Tardes do Emprego, tem vindo a potenciar esta interacção entre as empresas do concelho de Santarém aderentes aos dois projectos e as pessoas que procuram emprego, sendo esta uma mais-valia, como forma de proporcionar maior qualidade de vida e fixar ainda mais pessoas naquele concelho.
---------------------------------------

Ambiente

Santarém, cidade pioneira da mobilidade eléctrica

Santarém foi a cidade escolhida para a assinatura do contrato de consórcio para a oficialização da rede piloto de mobilidade eléctrica. A cerimónia no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade terá lugar no dia 21 de Setembro, às 12 horas, na antiga Escola Prática de Cavalaria e irá receber 25 autarcas nacionais e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras.
Ainda neste dia será feito o anúncio de abertura das candidaturas do QREN para a instalação dos postos de carregamento para veículos nos municípios.
Além desta cerimónia, o programa da Semana Europeia da Mobilidade que decorre até ao dia 22, arranca amanhã, dia 16, com várias viaturas eléctricas a circular pelo centro histórico de Santarém. Buggies, bicicletas e bicicletas eléctricas são algumas das viaturas que lá vai encontrar até ao dia 22, das 10 às 16 horas.
A estas viaturas junta-se o comboio turístico com horário entre as 10 e as 12 horas e as 14 e as 18 horas. As paragens do comboio serão as mesmas dos autocarros urbanos.
Também no centro histórico haverá de 16 a 22, uma exposição de viaturas híbridas da Honda e da Toyota, no Largo da Piedade.
O Largo da Piedade vai ainda servir de palco a uma exposição de uma viatura eléctrica movida a energia solar. Chama-se PHILLA, tem 73 cavalos de potência e é o mais recente protótipo movido a energia solar construído pela marca italiana Fiat. A viatura é apresentada pela EDP, nos dias 21 e 22, entre as 10 e as 16 horas.
O programa contempla também uma acção de educação ambiental subordinada ao tema “Mobilidade Eléctrica – Um caminho para a sustentabilidade”, nos dias 16 17,18 e 21. Esta acção direccionada às escolas do ensino básico do concelho de Santarém realiza-se em contexto de sala de aula e é dinamizada por técnicos de ambiente da autarquia local.
Educar e sensibilizar os mais novos para a importância da mudança de atitude na mitigação dos efeitos das alterações climáticas é o principal objectivo desta acção.
O desporto também vai estar em destaque durante a Semana Europeia da Mobilidade. No dia 19, entre as 8 e as 17 horas, haverá actividades desportivas e insufláveis, na rua Madre Teresa de Calcutá e na avenida Nossa Senhora de Fátima, em Santarém. Nesta avenida o desporto volta ao terreno no dia 22, das 8 às 17 horas.
A Escola Secundária Ginestal Machado de Santarém associa-se também à iniciativa com um rol de actividades, no dia 22, das 8 às 17 horas, junto ao espaço da escola.
E animação também não vai faltar no Skate Park de Vale de Estacas, nos dias 19 e 20, à tarde.
A Semana Europeia da Mobilidade encerra em Santarém com um seminário sobre “Mobilidade Eléctrica – Um caminho para a sustentabilidade”, no dia 22, na Casa do Brasil.
O seminário tem início às 10h30, com o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores.
Ao longo do dia vão ser discutidos temas como a mobilidade eléctrica em Portugal, o contributo da energia solar fotovoltaica na mobilidade eléctrica, contributos para o combate às alterações climáticas e o plano de mobilidade de Santarém, entre outros.
Inscrição é obrigatória através da Divisão de Resíduos e Promoção Ambiental através do telefone 243 304 450 ou correio electrónico drpa@cm-santarem.pt. A participação é gratuita.
Fonte:Departamento Comunicação - C.M.Santarém
-------------------------------------------------