sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Ambiente

Na Semana Europeia da Mobilidade a Ribatagus entrega Honda Insight Híbrido ao presidente da Câmara de Santarém

A Ribatagus, concessionário da Honda em Santarém entregou ao final da manhã desta sexta-feira, um Honda Insight Híbrido, ao presidente da autarquia, Francisco Moita Flores.
O novo Insight, que já vai na segunda geração, vai estar na posse do autarca durante uma semana e é uma das muitas iniciativas integradas na Semana Europeia da Mobilidade, que está a decorrer na cidade scalabitana até ao próximo dia 22.
O carro que faz a ponte entre os automóveis contemporâneos e os do futuro e pensado para maximizar a economia de combustível e redução dos níveis de CO2 foi entregue a Moita Flores pelo gerente da Ribatagus, Alexandre Gouveia.
Durante uma volta pela cidade, o presidente da autarquia ficou a saber que o Honda Insight Híbrido possui motor a gasolina de 1339 cc e 88 cv de potência e é assistido por um motor eléctrico (14 cv), alimentado por baterias carregadas com a energia gerada nas desacelerações e travagens.
A marca reivindica um consumo médio de 4,6 litros aos 100 km, mas isso depende da interactividade entre o condutor e o Insight. O consumo é medido pelas imagens de flores que surgem no computador de bordo, florescendo ou murchando de acordo com o peso do pé sobre o acelerador, que também é avaliado pela cor de fundo do velocímetro (com variação entre o verde e o azul).
Graças à isenção, por razões ecológicas, de uma boa parte do imposto sobre veículos, o preço final é tudo menos assustador: ronda os € 20.000.
-----------------------------------------