sábado, 26 de setembro de 2009

Cultura

Casa do Brasil em Santarém recebe debate sobre Novas Tecnologias em Museus

A Casa do Brasil, em Santarém recebe nos dias 1 e 2 de Outubro, o seminário “Novas Tecnologias em Museus”, no âmbito das comemorações das Jornadas Europeias do Património.
O seminário tem organização da Câmara Municipal de Santarém em parceria com o Museu da Presidência da República dirige-se a quadros superiores de museus, arquivos, galerias, centros de interpretação, palácios, centros de exposições, instituições culturais afins, alunos do ensino superior, produtores e editores de conteúdos digitais.
O programa tem início no dia 1, às 9h30, com uma intervenção da vereadora do Património Cultural da autarquia scalabitana, Vânia Neto, que irá falar sobre “Novas Tecnologias Nova Museologia”.
Depois da sessão de abertura seguir-se-á o primeiro painel subordinada ao tema “As novas tecnologias como objecto de exposição” moderado por Nuno Domingos, director do Departamento de Assuntos Culturais e Sociais da Câmara de Santarém.
Durante a tarde a partir das 14h30 irá ser abordado o tema “As Novas Tecnologias no Panorama dos Museus Nacionais”. Este painel vai estar a cargo de Graça da Silveira Filipe, directora do Eco Museu do Seixal.
Para o dia 2, está agendado uma intervenção de João Carlos Brigola, da Universidade de Évora que será o moderador do painel “Da Criação à Exposição”.
Também neste dia realizam-se visitas acompanhadas à Casa Museu Anselmo Braamcamp Freire, ao Núcleo Museológico de Arte e Arqueologia S. João de Alporão e ao Núcleo Museológico do Tempo e ainda ao Urbi Scalabis – Centro Interpretação.
Estas visitas fazem parte do painel da tarde “Dos Pressupostos Teóricos à Prática Museológica”.
O seminário culmina às 17h30, com uma intervenção do director do Departamento dos Assuntos Culturais e Sociais do município scalabitano, Nuno Domingos.
-------------------------------------------