sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Política

Bloco de Esquerda diz que o governo tem de reagir à situação económica da Platex

Numa nota emitida pela Candidatura do BE no Distrito de Santarém, lê-se, «que os trabalhadores da IFM-Platex, em Tomar reuniram-se hoje para debater a situação da empresa e decidiram suspender os contratos de trabalho, sob a pressão dos salários em atraso, na sequência de uma situação de Lay-off que se arrasta há já vários meses. Durante todo este tempo, o Governo tem prometido e adiado sistematicamente uma intervenção na empresa», diz aquela nota.
«A Platex é uma empresa que exporta 60% da sua produção, tem encomendas e emprega mais de 200 trabalhadores. Entrou em Lay-off por não ter liquidez para as matérias-primas. É apenas mais um exemplo das muitas empresas que enfrentam dificuldades de crédito na actual conjuntura», emite aquela força política.
Para o Bloco, «é responsabilidade do Estado responder à urgência económica em que consiste uma eventual falência da Platex e à urgência social em que se encontram os seus trabalhadores. É necessário proceder a uma análise financeira da empresa para aferir da sua viabilidade e detectar eventuais situações fraudulentas e, caso se confirme a viabilidade, usar os meios financeiros disponíveis para assegurar que a Platex ultrapassa a actual crise de liquidez e garantir os empregos que estão hoje em risco» lê-se no comunicado emitido.
Aquela candidatura questiona e sublinha na nota emitida, «quanto tempo mais, vai demorar o Governo a intervir sobre esta situação? O que tem feito e o que tem a dizer o Dr. Jorge Lacão, membro do Governo e candidato à Assembleia da República pelo Distrito de Santarém? Vai o Dr. Jorge Lacão ouvir os trabalhadores da Platex durante esta campanha eleitoral? O Bloco de Esquerda exige ainda que a situação da Platex tenha um tratamento tão pronto e eficaz como o que tiveram os grupos financeiros que o Governo socorreu da sua própria incompetência e irresponsabilidade», acrescenta a nota emitida pela candidatura Bloquista do distrito.

--------------------------------------------------