segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Cultura


Falcoaria Real do séc. XVIII foi recuperada e vai ser inaugurada em Salvaterra de Magos

No próximo sábado, dia 19, pelas 16horas, em Salvaterra de Magos vai ser inaugurada a recuperação da Falcoaria Real. Integrado no programa, será realizada uma recriação histórica da chegada da família Real ao Cais da Vala, com desfile de época, animação teatral e canto lírico.
A Falcoaria Real, esteve ao abandono, desde o período Pombalino, volta a cumprir a função para que fora construída, há vários séculos atrás, tendo a Câmara Municipal de Salvaterra investido na sua recuperação.
Como era tradição na época, nos períodos de veraneio, a Família Real de Portugal chegava por terra a comitiva, e os restantes elementos da corte, em bergantim real pelo rio Tejo, aportando no Cais da Vala Real.
Em épocas de outrora, quando o Rei D. José e a Rainha Mariana Vitória de Bourbon, Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e sua mulher, o arquitecto Carlos Mardel e outros membros da corte eram o motivo natural da curiosidade popular, no desembarque naquele cais.
Após a recepção, os seus elementos dirigiam-se em cortejo até ao Paço Real, instalado numa ampla área definida pelo topo fronteiro à praça onde hoje se situa o edifício da Câmara Municipal. Durante longos períodos, a nobreza e outros elementos da corte real ficavam no Paço Real, rodeada de bons ares, mordomias, e de alguns dos mais afamados cantores líricos estrangeiros da época.
No próximo dia 19 de Setembro, o cortejo retratando a época percorrerá o trajecto que se fazia até à Falcoaria Real.
Com a Família Real instalada na Falcoaria Real, o Grão-Mestre da Ordem de Malta surge para fazer a oferta de preciosos falcões. Com ele está o Falcoeiro Mor e outros Mestres Falcoeiros, a cavalo. A ordem de início é dada e o espectáculo começa.
Um agrupamento de música barroca, com cravo, violino e fagote, acompanhará os cantores líricos Ana Luísa Cardoso (soprano) e Nuno Miguel Cardoso (tenor), interpretando modinhas – género musical de origem portuguesa, da época - da autoria de diversos autores, com destaque para Marcos Portugal.
Aqui fica o programa da inauguração:
- 16h00 Chegada da Família Real ao Cais da Vala
- 16h30 Desfile pelas Ruas da Vila até à Falcoaria
- 17h00 Sessão Solene da Inauguração das Recuperação da Falcoaria Real
- 18h00 Actuação de agrupamento de música barroca e oferta de preciosos falcões à Família Real.
------------------------------------------------