quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Ambiente

Santarém, cidade pioneira da mobilidade eléctrica

Santarém foi a cidade escolhida para a assinatura do contrato de consórcio para a oficialização da rede piloto de mobilidade eléctrica. A cerimónia no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade terá lugar no dia 21 de Setembro, às 12 horas, na antiga Escola Prática de Cavalaria e irá receber 25 autarcas nacionais e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Rui Nuno Baleiras.
Ainda neste dia será feito o anúncio de abertura das candidaturas do QREN para a instalação dos postos de carregamento para veículos nos municípios.
Além desta cerimónia, o programa da Semana Europeia da Mobilidade que decorre até ao dia 22, arranca amanhã, dia 16, com várias viaturas eléctricas a circular pelo centro histórico de Santarém. Buggies, bicicletas e bicicletas eléctricas são algumas das viaturas que lá vai encontrar até ao dia 22, das 10 às 16 horas.
A estas viaturas junta-se o comboio turístico com horário entre as 10 e as 12 horas e as 14 e as 18 horas. As paragens do comboio serão as mesmas dos autocarros urbanos.
Também no centro histórico haverá de 16 a 22, uma exposição de viaturas híbridas da Honda e da Toyota, no Largo da Piedade.
O Largo da Piedade vai ainda servir de palco a uma exposição de uma viatura eléctrica movida a energia solar. Chama-se PHILLA, tem 73 cavalos de potência e é o mais recente protótipo movido a energia solar construído pela marca italiana Fiat. A viatura é apresentada pela EDP, nos dias 21 e 22, entre as 10 e as 16 horas.
O programa contempla também uma acção de educação ambiental subordinada ao tema “Mobilidade Eléctrica – Um caminho para a sustentabilidade”, nos dias 16 17,18 e 21. Esta acção direccionada às escolas do ensino básico do concelho de Santarém realiza-se em contexto de sala de aula e é dinamizada por técnicos de ambiente da autarquia local.
Educar e sensibilizar os mais novos para a importância da mudança de atitude na mitigação dos efeitos das alterações climáticas é o principal objectivo desta acção.
O desporto também vai estar em destaque durante a Semana Europeia da Mobilidade. No dia 19, entre as 8 e as 17 horas, haverá actividades desportivas e insufláveis, na rua Madre Teresa de Calcutá e na avenida Nossa Senhora de Fátima, em Santarém. Nesta avenida o desporto volta ao terreno no dia 22, das 8 às 17 horas.
A Escola Secundária Ginestal Machado de Santarém associa-se também à iniciativa com um rol de actividades, no dia 22, das 8 às 17 horas, junto ao espaço da escola.
E animação também não vai faltar no Skate Park de Vale de Estacas, nos dias 19 e 20, à tarde.
A Semana Europeia da Mobilidade encerra em Santarém com um seminário sobre “Mobilidade Eléctrica – Um caminho para a sustentabilidade”, no dia 22, na Casa do Brasil.
O seminário tem início às 10h30, com o presidente da Câmara de Santarém, Francisco Moita Flores.
Ao longo do dia vão ser discutidos temas como a mobilidade eléctrica em Portugal, o contributo da energia solar fotovoltaica na mobilidade eléctrica, contributos para o combate às alterações climáticas e o plano de mobilidade de Santarém, entre outros.
Inscrição é obrigatória através da Divisão de Resíduos e Promoção Ambiental através do telefone 243 304 450 ou correio electrónico drpa@cm-santarem.pt. A participação é gratuita.
Fonte:Departamento Comunicação - C.M.Santarém
-------------------------------------------------