domingo, 13 de setembro de 2009

Educação

Abrantes vai inaugurar Centros Escolares

Esta segunda-feira, vão ser inaugurados no concelho de Abrantes os primeiros centros escolares construídos naquele concelho. Rossio ao Sul do Tejo e Carvalhal, são os Centros Escolares que vão ter honras de inauguração com um investimento de 940 mil euros, disse à agência Lusa a autarquia abrantina.
Isilda Jana, vereadora do pelouro da Educação da Câmara de Abrantes, afirmou que a autarquia vai assinalar a abertura do ano lectivo de 2009/2010 com a inauguração dos novos equipamentos escolares que representam “um novo conceito de escola” e “visam aumentar o bem-estar das comunidades escolares e contribuir para o sucesso educativo das crianças” do concelho.
Aqueles novos complexos escolares, irão juntar no mesmo espaço o ensino pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, resultando do encerramento dos estabelecimentos de ensino com menos de dez alunos, designadamente os de Arrifana, Arreciadas, Fontes, Souto, Bicas e Ribeira da Pucariça, como consta da carta educativa do concelho.
Aquela vereadora, disse ainda, “até há poucos anos existiam mais de sessenta escolas unitárias no concelho, das quais hoje restam trinta e sete”.
“Queremos ficar apenas com catorze escolas até 2011/12 pelo que, à medida que forem encerrando mais escolas vamos abrindo novos Centros Escolares”, acrescentou.
A autarca divulgou à Lusa tratarem-se dos primeiros projectos que correspondem a “uma revolução” que a Câmara Municipal da Abrantes está “a fazer ao nível da rede escolar, uma rede que está a ser reorganizada” e que também contempla a construção de Centros Escolares nas localidades de Pego e Chaínça. Estes dois Centros, estão orçamentados em cerca de 640 mil euros e cuja inauguração estava prevista também para a mesma data, no entanto não foram concluídos a tempo por “dificuldades da empresa” encarregue da construção dos mesmos. Motivado por esta situação, os alunos da EB1 de Chaínça “vão continuar a estudar”, durante mais um ano nas instalações da Escola Prática de Cavalaria, sediada na sede do concelho, enquanto que, os alunos do Pego continuarão colocados, “durante o primeiro período lectivo”, no pavilhão polidesportivo da localidade.
Em reunião realizada na passada sexta-feira, os encarregados de educação dos alunos da Escola Básica do 1º Ciclo do Pego, decidiram impedir os filhos de iniciar o novo ano lectivo, devido "à falta de condições" das salas, nomeadamente “sistemas de ventilação e garantia de condições de segurança nas imediações do edifício”.
Um encarregado de educação disse à Lusa, após a reunião efectuada com responsáveis da autarquia e do agrupamento de escolas D. Miguel de Almeida, os pais decidiram que os filhos “vão segunda-feira à apresentação mas só irão às aulas quando o problema estiver resolvido”.
-----------------------------------------------------