quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Economia

Administração da Platex reúne com IAPMEI

A administração da IFM-Platex, de Tomar, reúne amanhã sexta-feira, 18 de Setembro, com responsáveis do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) em Lisboa, no sentido de desbloquear o apoio de cinco milhões de euros que está pendente naquele organismo. Se a situação for desbloqueada, será uma ajuda fundamental para tirar a empresa da situação difícil em que se encontra.
Os trabalhadores reuniram-se no início desta semana para debater a situação da empresa e decidiram suspender os contratos de trabalho, devido ao facto de terem vários ordenados em atraso. Como é de conhecimento público, a empresa está numa situação de lay-off há vários meses. Durante todo este tempo, o Governo tem prometido e adiado sistematicamente uma intervenção na empresa.
A empresa exporta 60 por cento da sua produção e emprega mais de 200 trabalhadores. Entrou em lay-off por não ter liquidez para adquirir as matérias-primas para cumprir com as encomendas em carteira. Os representantes dos trabalhadores estão confiantes que o problema fique resolvido até ao final da próxima semana. Para além da difícil situação económica dos trabalhadores, também muitos fornecedores se encontram numa situação de falta de liquidação de facturação que ascendem a milhares de euros.
------------------------------------------------------