quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ambiente

Câmara de Santarém prepara plano preventivo para combate catástrofe ambiental no rio Alviela

Durante este mês de Setembro, a Câmara de Santarém vai promover uma acção preventiva sobre a poluição do Rio Alviela, denominada “Acção SOS Alviela”. Uma equipa da Divisão de Resíduos e Promoção Ambiental daquela autarquia, vai ter a cargo esta acção, que de segunda a sábado, de manhã e ao final do dia, vão vigiar o rio, recorrendo à aplicação da metodologia do Projecto Rios. Aquele órgão está a elaborar o “Manual de Actuação” em caso de descarga poluente no rio Alviela, onde constam as espécies piscícolas que devem ser resgatadas e colocadas em tanques até que o rio reúna novamente condições para a sua sobrevivência.
Esta acção, está integrada no Plano Municipal Estratégico para a Reabilitação do rio Alviela – Uma missão em direcção ao Desenvolvimento Sustentável, tem como objectivo a prevenção, bem como dar sinais de que o rio se encontra vigiado, marcando a mudança para a recuperação do rio, no sentido de congregar esforços entre entidades com competência nos recursos hídricos e as populações ribeirinhas com a finalidade de mitigar o impacte de uma possível descarga poluente durante o mês de Setembro, mês em que costuma haver morte de peixes devido a descargas poluentes ou sua conjugação com factores como o reduzido caudal do rio e as temperaturas elevadas, que normalmente se fazem sentir.
Está também nos planos daquela equipa, envolver a população local a fim de prevenir e actuar atempadamente no local que fica afectado. A primeira acção está a ser preparada para o dia 3 de Setembro (quinta-feira), pelas 18h, na Junta de Freguesia de Vaqueiros, direccionada às populações ribeirinhas e em particular a grupos-alvo, nomeadamente pescadores, caçadores e jovens da paróquia.
Também foram endereçados convites a entidades com competências para a defesa do rio Alviela, tais como a GNR-SEPNA - Guarda Nacional Republicana através do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente e a ARH Tejo – Administração da Região Hidrográfica do Tejo, o Instituto da Conservação da Natureza e de Biodiversidade (ICNB), a Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA (EPAL), a Câmara Municipal de Alcanena (CMA), a Junta de Freguesia de Vaqueiros e a Resitejo. A segunda acção está agendada para o dia 19 (sábado), pelas 10 horas, a realizar também na Junta de Freguesia de Vaqueiros, no âmbito do “Projecto Rios”, que conta com a presença do professor Pedro Teiga da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e grupos de pessoas envolvidas na protecção e recuperação de recursos hídricos, como João Serrano, do Núcleo Central de Coordenação do Projecto dos Avieiros e pelo Movimento pelo Tejo, Paulo Constantino, bem como Jovens da Paróquia, que serão acompanhados pelo Padre Ricardo.
--------------------------------------