quarta-feira, 30 de junho de 2010

Sociedade


“CLAS” de Rio Maior apresenta Carta de Equipamentos e Respostas Sociais do Município
Esta terça-feira, diaa 29 de Junho teve lugar, no auditório da Biblioteca Municipal, uma sessão plenária ordinária do Conselho Local de Acção Social (CLAS) de Rio Maior, presidida pela Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal de Rio Maior, Sara Fragoso.
O ponto da ordem de trabalhos que esteve em destaque nesta sessão do CLAS foi a apresentação do Relatório Final Preliminar da Carta de Equipamentos e Respostas Sociais do Município de Rio Maior, trabalho desenvolvido pela empresa CEDRU, Lda., representada por Luis Carvalho, no âmbito da elaboração das Cartas de Equipamentos Sociais dos Municípios da Lezíria do Tejo que esta empresa desenvolveu através da Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo – CIMLT.
Na óptica daquele conselho, a Carta Social assumir-se-á como um instrumento determinante de apoio à decisão pública em matéria de planeamento e previsão de infra-estruturas num determinado território. As Cartas Sociais Municipais prevêem a rede de equipamentos sociais a criar na próxima década de modo a atingir os objectivos de coesão social definidos a nível nacional no apoio à primeira infância, aos idosos, aos cidadãos portadores de deficiência e no combate à exclusão social.
--------------------------------------------------------------

Autarquias

Câmara de Tomar organiza Passeio Sénior
O passeio anual organizado pela autarquia de Tomar, para as pessoas portadoras do Cartão Municipal do Idoso, vai realizar-se no dia 15 de Setembro, à Aldeia de Santa Antão na Batalha.
Os Serviços de Acção Social da autarquia previram inicialmente que o passeio se realizasse na segunda quinzena de Julho mas, por questões de organização e logística complexa, uma vez que estão envolvidos cerca de 800 participantes, decidiram agendá-lo para o próximo dia 15 de Setembro.
O passeio conta com uma visita a Alcobaça seguida do almoço na Aldeia de Santa Antão.
Esta actividade realiza-se desde 2007. Actualmente estão emitidos 2.605 Cartões Municipais do Idoso. Os Serviços de Acção Social vão enviar para todos os portadores deste cartão a informação relativa a este passeio. Depois de recebida essa informação, os interessados devem proceder à sua inscrição.
----------------------------------------------------------------------------

Ambiente

“proTejo” reúne extraordinariamente
O proTEJO – Movimento Pelo Tejo, movimento de cidadania em defesa do Tejo que congrega cidadãos e organizações da bacia do TEJO em Portugal, vai realizar uma Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo, no dia 17 de Julho, pelas 14 horas e 30 minutos, no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha, para discutir e aprovar vários assuntos relacionados com a vida do movimento, onde se destaca a proposta de constituição dos estatutos.

-----------------------------------------------------------------------

terça-feira, 29 de junho de 2010

Sociedade

“Águas de Santarém” cria saneamento básico em lugares do concelho
Os lugares de Adevagar, Aldeia da Ribeira, Canal, Azoia de Cima, O Almeirim e Azenha, todos pertencentes a freguesias do Concelho de Santarém, vão ter saneamento básico.
A notícia foi avançada na tarde desta terça-feira, em conferência de imprensa, na empresa Águas de Santarém, onde foi ainda estimado que as obras deverão estar concluídas em 2013.
O presidente da câmara, Moita Flores congratulou-se considerando que é uma “grande conquista” que vai ajudar a melhorar “a qualidade de vida do concelho”.
O investimento total ronda os 3.5 milhões de euros, sendo que cerca de 2.3 milhões serão verbas comunitárias.
O valor atribuído a Santarém representa cerca de 10% de uma verba global de 20 milhões de euros, disponibilizada pelo Programa Operacional de Valorização do Território, destinada a levar o saneamento a pequenos aglomerados de todo o país.
Somando os habitantes de todos os lugares do concelho que vão ser beneficiados, são perto de duas mil as pessoas que vão passar a dispor de saneamento básico.
De fora desta candidatura ficaram apenas os lugares que os pressupostos do concurso não permitiram que fossem candidatados.
Com este “pequeno” alargamento da rede, que se junta a outras obras de maior dimensão que estão a decorrer, Marina Ladeiras, responsável da Águas de Santarém, referiu que em 2013, mais de 90 por cento do concelho estará coberto pelo saneamento básico.
-------------------------------------------------------

Cultura

Exposição “OUREMPUBLICA” vai ser inaugurada no Museu Municipal de Ourém
No próximo dia 4 de Julho, pelas 16h00, é inaugurada na Casa do Administrador - Museu Municipal de Ourém - a exposição OuRempublica, integrada nas comemorações do centenário da República Portuguesa promovidas pelo Município de Ourém.
Trata-se de uma exposição essencialmente documental sobre os discursos e os ecos da implantação da República em Ourém: Os rostos e os momentos da mudança, as tensões, as repercussões e as conexões entre o global e o local.
O discurso expositivo é complementado por oficinas lúdico-pedagógicas direccionadas para os mais novos, nomeadamente em contexto escolar.
--------------------------------------------------------------

Autarquias

Câmara de Santarém associa-se à celebração do “Dia do Vinho”
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) em parceria com a ViniPortugal vai dinamizar o Dia do Vinho 2010- Wine Celebration, no próximo dia 4 de Julho.
A Câmara de Santarém associou-se a esta iniciativa e organiza neste dia um percurso pedestre com visita aos monumentos emblemáticos da cidade, às 15 horas. O percurso culmina com uma prova de vinhos de produtores do município, no El Galego Lounge, no Jardim da República.
-----------------------------------------------------------

Autarquias

Biblioteca de Almeirim encerra nos meses de Julho e Agosto
A Biblioteca Municipal Marquesa de Cadaval, vai estar encerrada durante os mese de Julho e Agosto.
O encerramento daquele espaço cultural deve-se ao facto de se preceder a obras.
Nesse período estará a funcionar um Posto de Leitura nas instalações do Cine-Teatro, onde estará activo o serviço de Empréstimo (limitado) e Devoluções assim como a Leitura de Jornais e Revistas, com o seguinte horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 09h30 às 19h00.
---------------------------------------------------------------

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Cultura


Glória do Ribatejo organiza “Festival de Folclore com Recriação do Quotidiano Gloriano”
A freguesia de Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, recebe no próximo sábado, dia 3 de Julho, o 35º Festival de Folclore. A organização é do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo dedica o festival deste ano ao tema “A Infância”. Antes da actuação de todos os grupos terá lugar uma recriação de usos e costumes “glorianos” envolvendo dezenas de figurantes.
O evento contará com a participação de inúmeras crianças de todas as idades, com os respectivos trajes, em particular, os mais pequeninos, com as características toucas. Haverá também jogos e brinquedos tradicionais, bem como uma exposição alusiva ao tema, no Centro de Estudos do Rancho Folclórico.
Aqui deixamos o programa completo:
- 18.00 h - Recepção
- 18.30 h - Jogos tradicionais
- 19.00 h - Cortejo etnográfico
- 20.00 h - Jantar
- 21.30 h - Projecção de imagens antigas da Glória
- 22.00 h - Actuação dos grupos:
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo;
Rancho Folclórico "Os Fontineiros da Maia";
Grupo Coral e Etnográfico "Os Camponeses de Pias";
Rancho Folclórico "As Cerejeiras de Fetais";
Rancho Folclórico "Os Camponeses de Santana do Mato".
----------------------------------------------------------

Sociedade

Governo Civil de Santarém promove Seminário “Segurança no Meio Rural”
O Governo Civil de Santarém, promove esta terça-feira, dia 29, no Salão Nobre, pelas 14h, o Seminário “Segurança no Meio Rural!”.
Com a promoção deste evento, há a pretensão em debater com as entidades intervenientes/ interessadas, os diversos aspectos relacionados com esta questão de segurança que se colocou nos últimos tempos e que urge discutir.
-------------------------------------------------------------------

Educação

Instituto Politécnico de Tomar cria Mestrado de Gestão e Políticas Públicas
Abre, este ano lectivo, no Instituto Politécnico de Tomar (IPT), um novo Mestrado em Gestão e Políticas Públicas em parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).
Este 2.º Ciclo de Estudos em Gestão e Políticas Públicas tem uma dupla finalidade: por um lado, visa fornecer uma formação avançada em gestão e desenvolver as competências necessárias ao exercício de funções qualificadas na Administração Pública Central, Regional e Local, nos Institutos, Fundações e Associações Públicas, em Organizações Sem Fins Lucrativos, em Empresas Públicas e Privadas e em Organizações Internacionais; por outro lado, habilita os discentes para a investigação social no domínio da Ciência da Administração e Políticas Públicas.
Adianta o IPT em comunicado, que para além deste Mestrado, encontram-se, igualmente com inscrições abertas: os Mestrados em Arqueologia Pré-Histórica e Arte Rupestre (parceria com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD); Auditoria e Análise Financeira; Biorremediação; Conservação e Restauro; Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais (parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG); Controlo e Electrónica Industrial; Desenvolvimento de Produtos de Turismo Cultural; Fotografia; Gestão e Politicas Públicas (parceria com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP); Gestão de Recursos Humanos (parceria com o Instituto Superior de Economia e Gestão – ISEG); Mestrado em Inovação e Desenvolvimento Empreendedor (parceria com a Universidad de Salamanca); Manutenção Técnica de Edifícios; Reabilitação Urbana; Técnicas de Arqueologia; Tecnologia Química e Tecnologias Editoriais.
------------------------------------------------------------

Ambiente

Movimento proTEJO reuniu com Associações e entidades do concelho de Mação
O proTEJO – Movimento Pelo Tejo e as associações e entidades aderentes do Município de Mação realizaram este Domingo, dia 27, uma reunião de trabalho para apresentação deste movimento de defesa do Tejo e para conhecimento do envolvimento e ligação destas populações ribeirinhas com o rio Tejo, bem como das suas aspirações na defesa do seu património natural e cultural associado ao rio.
A reunião contou com as presenças de Vasco Estrela, Vereador da Câmara Municipal de Mação, Paulo Constantino, porta-voz do proTEJO, Cláudia Cordeiro, João Matos e Francisco Pinto da Liga Regional de Melhoramentos da Ortiga, Sérgio Durão e José Carlos Durão da Associação dos Amigos da Estação da Ortiga, e João Filipe Matos, cidadão da Ortiga aderente ao proTEJO.
-------------------------------------------------------------------------------------

domingo, 27 de junho de 2010

Sociedade

Presidente da Câmara de Almeirim internado em Santa Maria
O presidente da Câmara de Almeirim, José Sousa Gomes, foi internado no hospital de Santa Maria, em Lisboa, na final da tarde deste sábado. Suspeitava-se de um acidente vascular cerebral (AVC), no entanto essa hipótese foi afastada pelos médicos após a realização de vários exames clínicos.
Sousa Gomes, vai ser submetido hoje a mais exames, desconhecendo-se ainda o que terá provocado a indisposição. Segundo informação do vice – presidente da autarquia, Pedro Ribeiro, o Presidente Sousa Gomes, neste momento já se sente bem, mas está ainda internado por precaução.
-------------------------------------------------------------

Sociedade

Abertas inscrições para eleição da Miss Ribatejo
Estão abertas as inscrições para a eleição da Miss Ribatejo. Os castings com as candidatas a Miss Ribatejo vão decorrer no Cine-Teatro de Almeirim no dia 3 de Julho. As jovens entre os 16 e os 25 anos interessadas em participar podem inscrever-se no Posto de Turismo da Câmara de Almeirim o para o e-mail neomodels2000@hotmail.com. Para informações pormenorizadas podem ser obtidas através dos contactos 960272730, 965072263 ou 912469879. Há vários prémios em disputa, entre os quais estão uma viagem à Madeira em hotel de quatro estrelas e uma estadia no Algarve.
-------------------------------------------------------------------------

Sociedade

Incêndio em Rio Maior durou nove horas
O incêndio que deflagrou na noite deste sábado, perto de Rio Maior, num parque industrial de resíduos para reciclagem, só foi extinto pouco antes das 6h00 deste Domingo, de acordo com informação do site da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
No combate ao incêndio, confinado ao parque de resíduos, fora da zona urbana, e que queimou muitos quilogramas de plásticos, estiveram 55 operacionais e 16 veículos.
No combate participaram sete corporações de bombeiros.
---------------------------------------------------------------------------

sábado, 26 de junho de 2010

Sociedade

Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena demitiu-se
Conforme noticia o Jornal O MIRANTE, na edição online de hoje, o Comandante dos Bombeiros Municipais de Alcanena, Alberto Ribeiro Moiteiro, pediu a passagem ao “Quadro de Honra” da corporação, demitindo-se do cargo após 17 anos como comandante daquela corporação.
As causas que levaram a tomar esta posição por parte do Comandante, foram, além de outras, que o actual executivo não confia na sua pessoa e existir falta de diálogo com o mesmo, informou Alberto Moiteiro a aquele jornal. A presidente da autarquia, Fernanda Asseiceira, recebeu a decisão com “espanto” e a Câmara já deferiu o pedido, conforme disse aos órgãos da comunicação social, quando foi questionada à margem da assinatura do protocolo da construção do novo quartel da GNR a construir na sede do concelho. Os Bombeiros Municipais de Alcanena, estão actualmente sob o comando do Segundo Comandante, Jorge Frazão.
-------------------------------------------------------

Sociedade



----------------------------------------
População de Vaqueiros contra o encerramento da escola da Freguesia

Na noite desta sexta-feira, a Assembleia de Freguesia de Vaqueiros, concelho de Santarém, reuniu na Escola Básica da Freguesia, onde foram debatidas as medidas anunciadas pelo governo, pelo encerramento de escolas com menos de 21 alunos e onde se inclui a desta freguesia.
A população acorreu ao acto, enchendo por completo o edifício e demonstrando firmemente, que está disposta a lutar pela continuação do funcionamento da escola na freguesia.
Foi apresentada uma moção, pelo Movimento Independente de Vaqueiros (MIVA), que compõe a Assembleia a 100%, a qual foi aprovada por unanimidade.
Diz a moção aprovada:
“A Assembleia de freguesia de Vaqueiros, concelho de Santarém reunida em sessão ordinária com a presença maciça da população para apreciar entre outros pontos a deliberação do conselho de ministros nº 44/2010 de 14 de Junho que prevê a hipótese de encerramento de escolas com menos de 21 alunos onde se enquadra a Escola de Vaqueiros, decide:
I- Manifestar o mais profundo repúdio por esta medida e considerar inaceitável a sua aplicação a nossa freguesia tendo em conta os seguintes factores:
1.ÚNICA ESCOLA NA FREGUESIA
2.ESCOLA DE SUCESSO
3.SERVIÇO DE PRÓXIMIDADE
4.INSTALAÇÕES DE QUALIDADE
5.EXISTÊNCIA DE ESPAÇOS DIVERSIFICADOS A DISPOSIÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR
6. RAZÕES HISTÓRICAS
7.CONTRIBUTO PARA A FIXAÇÃO DA POPULAÇÃO
II- Considerar inaceitável a deslocação das crianças para as freguesias vizinhas, quer pertençam a escola, quer pertençam ao CAIC (Jardim de Infância).
A escola de Vaqueiros, é uma das escolas mais antigas do nosso concelho, construída no período da primeira república (anos 20 do séc. passado), é uma das poucas existentes no concelho do plano centenário, reconstruída nos anos 90 possui hoje uma das melhores salas do agrupamento de escolas de Pernes.A adaptação de um Jardim-de-infância veio dar um contributo a fixação da população dando mais vitalidade a nossa freguesia Rural, contrariando a desertificação da nossa terra, basta observar o último censo os números falam por si. O insucesso é inferior a 10%, os alunos que passaram pela escola de Vaqueiros e que tem prosseguido os estudos nos últimos 20 anos frequentaram o ensino médio ou superior e hoje são quadros de sucesso ou possuem profissões de sucesso na sua maioria.
A proximidade das crianças de tenra idade as famílias é outro ponto forte que não se pode ignorar”.
O documento vai ser enviado ao Presidente da Câmara de Santarém, Presidente da Assembleia Municipal. Governadora Civil. DREL, 1º Ministro e Presidente da República.
----------------------------------------------------------

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Desporto - Futebol

CD Fátima renova com Nuno Sousa
O avançado Nuno Sousa vai continuar vinculado ao CD Fátima, da Liga de Honra de futebol, por mais uma época, anunciou o presidente do clube, Luís Albuquerque.
Nuno Sousa, de 36 anos, foi o melhor marcador da equipa na última edição da Liga de Honra, com nove golos, tornando-se no oitavo jogador a garantir a continuidade no plantel.
Já estavam assegurados Hugo Pinheiro, Veríssimo, Hélio Neto, Pedro Correia, Jorge Neves, Kata e Miguel Neves aos quais se juntou Pina, que representou o Carregado na época passada.
Segundo a agência Lusa, o treinador Diamantino Miranda conta ainda com vários jogadores emprestados pelo Benfica, tais como, João Pereira, André Carvalhas, Miguel Rosa, Saná, Rafael Costa e Abel Pereira.
Da Luz virão ainda mais quatro jogadores, havendo espaço para mais três contratações que tragam experiência a um grupo com bastantes jovens.
O primeiro treino está marcado para 12 de Julho, até lá os jogadores irão cumprir os habituais exames médicos.
----------------------------------------------------------------

Certames


Alcanena vai receber o 4º Festival Gastronómico do Caracol
Durante os próximos dias 2, 3 e 4 de Julho, o Pavilhão Multiuso de Alcanena, vai receber o 4º Festival Gastronómico do Caracol.
Os apreciadores deste molusco gastrópode terrestre, podem saboreá-lo nos diversos pratos que vão ser apresentados durante o certame. Desde a “Paella de caracóis”, “Caracoleta grelhada”, “Caracoleta de cebolada”, “Caracóis com feijão branco”, “Pataniscas de caracol” são alguns dos pratos que vão estar disponíveis durante o festival.
O Festival Gastronómico do Caracol de Alcanena, é promovido pela Associação Juventude Amizade e Convívio (JAC, sediada na vila de Alcanena e as entradas são gratuitas.
-------------------------------------------------------------------

Cultura

“O mundo é uma bola de algodão” – Arte Infanto-Juvenil em Exposição na Galeria Municipal de Arte em Abrantes
Vai ser inaugurada a exposição “O mundo é uma bola de algodão” no dia 2 de Julho (6ª feira), às 18h00 na Galeria Municipal de Arte em Abrantes.
Esta mostra acontece no seguimento de um concurso de desenho, lançado aos alunos do 1.º ciclo do concelho e que tinha como tema A Vida no Planeta - “2010 Ano Internacional da Biodiversidade”. Tendo em consideração o empenho das crianças concorrentes, decidiu o Município realizar uma exposição com os trabalhos, alargando o seu enquadramento no que diz respeito a outras expressões artísticas. Estarão presentes trabalhos do CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (trabalhos em cerâmica); Escola EB2,3 /S Drª Mª Judite Serrão de Andrade, Sardoal; ATL da Associação de Desenvolvimento Cultural Palha de Abrantes e crianças que participam individualmente.
O tema proposto tem por objectivo levar as crianças e os jovens a discutir a importância da biodiversidade e a entender a complexidade da máquina que é o Planeta, que precisa de todas as suas peças para funcionar em pleno. As plantas, os animais, os organismos mais simples e todos os ecossistemas do oceano são partes dessa máquina, da qual depende o bem-estar e a sobrevivência do Homem. Exteriorizar essa percepção usando como linguagem as artes plásticas é um meio de estimular a criatividade e o pensamento divergente, capacidades indispensáveis para se atingir um modo de cidadania responsável e capaz de, hoje e no futuro, contribuir para a preservação da vida no nosso Planeta, tão frágil como uma bola de algodão…
A exposição pode ser visitada até ao dia 30 de Julho, no seguinte horário:de terça a sábado, das 10 às 12h30 e das 14 às 18h30.
------------------------------------------------------------------------

Sociedade

Jovens de Tomar passam férias em Castelo de Vide
O Programa Turismo Educativo Júnior 2010, acção promovida pelo Ministério da Educação, pela Fundação INATEL e pelas autarquias, vai levar, para já, cerca de uma dezena de jovens tomarenses a Castelo de Vide.
O programa é dirigido a jovens com idades entre os 13 e os 17 anos e realiza-se durante as férias de Verão. As inscrições estão abertas até ao dia 30 de Julho. Os interessados podem inscrever-se nos Serviços de Acção Social da Câmara Municipal de Tomar.
De assinalar que este projecto garante a comparticipação das despesas dos jovens mais carenciados. O preço de inscrição será diferenciado em função do valor recebido a título de Abono de Família.
--------------------------------------------------------------------

Ambiente

Plano de Limpeza da Encosta do Castelo vai ser apresentado em Tomar
O Município de Tomar vai fazer a apresentação do Plano de Limpeza da Encosta do Castelo, na próxima segunda-feira, dia 28 de Junho.
Participarão os Sapadores da Associação de Produtores Florestais dos Templários, sendo uma promoção em parceria com o Serviço Municipal de Protecção Civil e Bombeiros.
--------------------------------------------------------------

Autarquias

Assembleia Municipal da Chamusca chumba voto de pesar pela morte de José Saramago
A maioria dos deputados da Assembleia Municipal da Chamusca votou contra uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda que propunha a aprovação de um voto de pesar e propunha também a atribuição do nome do escritor José Saramago a uma rua na Chamusca. A moção foi rejeitada com sete votos contra da maioria dos elementos das bancadas do PS e PSD, 11 abstenções da bancada da CDU. Sómente o eleito do BE votou favoravelmente.
------------------------------------------------------------------

Sociedade

União de Sindicatos de Santarém promove esclarecimentos e mobiliza trabalhadores no distrito para acções de luta
No seguimento da decisão do Conselho Nacional da CGTP-IN convocar para 8 de Julho, um “DIA NACIONAL DE PROTESTO E LUTA” com greves e paralisações de trabalho adequadas a cada situação, onde se espera forte presença dos trabalhadores e de outras camadas da população em manifestações na rua em todos os distritos do País.
No distrito de Santarém, também a USS, está a realizar plenários, reuniões e contactos com os trabalhadores em praticamente todos os sectores de actividade para acções de esclarecimento e mobilização e das greves que se vão realizar.
Estão calendarizadas as seguintes iniciativas que visam dar expressão pública ao protesto dos trabalhadores e da população do distrito de Santarém:
• DIAS 5, 6 E 7 DE JULHO EM ABRANTES, TORRES NOVAS E SANTARÉM, REALIZAÇÃO DE PLENÁRIOS/REUNIÕES NOS VÁRIOS SECTORES DE ACTIVIDADE E CONTACTOS COM A POPULAÇÃO;
• DIA 8 DE JULHO CONCENTRAÇÕES EM:
TOMAR – 10 horas – Praceta de Olivença
ENTRONCAMENTO – 16 horas – Praça da República
--------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Desporto - Futebol

Diamantino vai treinar o Desportivo de Fátima
Diamantino Miranda é o nome escolhido para suceder a Rui Vitória no comando técnico do CD Fátima.
O presidente do clube, Luís Albuquerque, confirmou a contratação do ex-técnico dos juniores do Benfica à agência Lusa.
A vinda de Diamantino Miranda para Fátima insere-se num protocolo de cooperação celebrado entre o CD Fátima e o Benfica que, para além do técnico, permitirá ao clube da zona centro receber alguns jogadores a ceder pelos encarnados.
A apresentação do treinador e os pormenores relacionados com o protocolo celebrado entre os dois clubes está marcada para esta sexta-feira, às 11h30, no Estádio Municipal de Fátima.
Antes de chegar ao CD Fátima, Diamantino Miranda, de 50 anos, esteve ligado ao Benfica nas últimas duas épocas, primeiro como adjunto de Quique Flores e este ano como responsável pela equipa júnior.
A carreira de Diamantino Miranda como treinador iniciou-se na época 1994/95 em Setúbal, tendo depois passado por destinos como Beja, Campo Maior, Felgueiras, Portimão, Póvoa do Varzim e Olhão.
-------------------------------------------------------------------

Sociedade

Trabalhadores da IFM/Platex só aceitam acordo com “Investwood” após conhecerem plano de viabilização
Os trabalhadores da IFM/Platex de Tomar decidiram hoje em plenário que só aceitam voltar a negociar os seus créditos com a Investwood após conhecerem o plano de viabilização da empresa, disse à Lusa fonte sindical.
Segundo Aquilino Coelho, do Sindicato da Construção e Madeiras do Sul, os trabalhadores que hoje estiveram reunidos decidiram aguardar pela reunião com o grupo Investwood, prevista para o próximo dia 30 de Junho, para então decidir se aceitam ou não a proposta de pagamento dos salários em atraso e das indemnizações para os trabalhadores que já saíram, ou vão sair, da Platex.
Segundo o sindicato, os administradores do grupo Investwood, um dos proprietários da IFM/Platex, já demonstraram em reunião de Assembleia de Credores realizada a 26 de maio, o interesse em apresentarem um plano de viabilização e manutenção da actividade da empresa de Tomar.
O prazo dado pelos credores é de 30 dias e termina na próxima sexta feira, dia 25 de Junho.
Ainda segundo Aquilino Coelho, já existiram duas reuniões entre representantes dos trabalhadores e da administração da Investwood, nas quais foram feitas duas propostas para o pagamento dos salários e indemnizações, propostas essas que foram recusadas pelos trabalhadores.
“Achamos ainda insuficientes os valores que nos foram apresentados para pagamento das indemnizações aos trabalhadores que saírem da Platex e, por isso, só daremos uma resposta definitiva após conhecermos em detalhe quais são as condições negociais do plano de viabilização”, frisa Aquilino Coelho, salientando que aquilo que está principalmente em causa é o valor apresentado pela Investwood para o pagamento das indemnizações.
Segundo o sindicalista, a Investwood pretende retomar a laboração da IFM/Platex, mas apenas com 105 pessoas, escolhidas de entre os cerca de 200 trabalhadores que ainda têm vínculo à empresa.
Com laboração suspensa desde Abril de 2009, por falta de liquidez financeira para responder às encomendas, a IFM/Platex tem sido considerada uma empresa em situação económica “degradada” mas viável, tendo em conta a carteira de clientes que assegurava uma exportação da ordem dos 60 por cento.
Os trabalhadores têm desenvolvido numerosas acções de luta, tendo nomeadamente realizado concentrações frente aos Ministérios da Economia e do Trabalho e da residência oficial do primeiro-ministro.
--------------------------------------------------------------------

Sociedade

Ministro da Justiça desdramatiza eventuais problemas ambientais resultantes de construção de cadeia em Almeirim
O ministro da Justiça desdramatizou ontem no Parlamento eventuais problemas de impacto ambiental resultantes da construção do Estabelecimento Prisional do Vale do Tejo numa herdade com sobreiros em Almeirim, notando que em apenas 10 dos 42 hectares destinados ao projecto se coloca a questão.
Alberto Martins, que falava na Comissão Parlamentar de Assuntos Constitucionais, salientou que a localização da cadeia na Herdade dos Gagos, Fazendas de Almeirim, no distrito de Santarém, foi uma “opção política” da anterior equipa do Ministério da Justiça, mas observou que “o peso do impacto ambiental” naqueles 10 hectares é “relativamente pequeno”, sendo “compreensível a reimplantação de sobreiros noutra zona”.
Segundo a agência Lusa, o ministro garantiu que os estritos procedimentos legais para o projecto foram cumpridos e fiscalizados pelos Tribunais Administrativos e pelo Tribunal de Contas e revelou que um parecer pedido pelo seu antecessor a um escritório de advogados concluiu que não era necessário um estudo de impacto ambiental para arrancar com a construção da nova cadeia, que irá acolher os reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa, cujas instalações foram alienadas à empresa estatal “Estamo” por 49 milhões de euros.
Alberto Martins revelou que a única alteração ao projecto, estimado em 110 milhões de euros, foi a anulação do concurso por decisão do júri do mesmo, pelo que um novo concurso será lançado. Indicou ainda que, por razões de “segurança e confidencialidade”, haverá “ajuste directo” desta obra a um leque de três a cinco empresas acreditadas nesta matéria.
“Cumpriremos rigorosamente a legalidade”, assegurou o governante, que falou ainda do apoio local (Câmara e Junta de Freguesia) relativamente ao projecto.
As justificações do ministro não convenceram os deputados da oposição, com o deputado José Luís Ferreira (Os Verdes) a questionar se, em vez de o Ministério da Justiça ter pago um parecer a um escritório de advogados para dizer que não era preciso estudo de impacto ambiental, não seria preferível, com esse dinheiro, realizar o próprio estudo.
Também os deputados Hugo Velosa (PSD), Helena Pinto (Bloco de Esquerda) e João Oliveira (PCP) questionaram o ministro sobre que alternativas foram pensadas para o projecto, mas Alberto Martins definiu a escolha como uma “opção política” feita com base na gratuitidade daqueles terrenos em Almeirim.
A subida dos custos do projecto para quase o dobro foi outro dos assuntos trazidos à colação pelos deputados, designadamente por João Oliveira, que questionou por que razão o Ministério da Justiça não optou por uma solução que causasse menos prejuízos ambientais.
---------------------------------------------------------------

Autarquias

Câmara de Ourém reúne com populações para debate do PDM
A Câmara Municipal de Ourém vai iniciar no próximo dia 3 de Julho a realização de encontros com a população oureense para debater o PDM.
É objectivo principal destas sessões abordar de modo pedagógico o Plano Director Municipal, esclarecendo as dúvidas que ainda possam existir. Após uma introdução liderada pelo vereador com o pelouro, José Manuel Alho, e acompanhada por técnicos da autarquia, a população participante poderá apresentar as suas questões, problemas e sugestões no âmbito desta temática. Estas Sessões de Esclarecimento enquadram-se no período de participação preventiva da Revisão do PDM e serão realizadas em todas as freguesias do Município de Ourém.
A primeira está marcada para o dia 3 de Julho, na Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade, iniciando às 17h00 com uma reunião com os eleitos locais, sendo depois aberta à população a partir das 18h00.
-------------------------------------------------------

Sociedade

Assaltada Loja Worten de Ourém
A loja Worten, em Ourém, foi assaltada na madrugada de terça-feira, dia 22. Conforme informação do responsável pelo espaço foram roubados apenas telemóveis, num prejuízo que ainda está a ser avaliado. O assalto terá ocorrido entre a 01h30 e as 02h30. A PSP e a PJ estão a investigar o caso.
------------------------------------------------------------------

Desporto - Futebol

Estádio do Cartaxo recebe as equipas femininas Portugal - Eslovénia
Esta tarde de quarta-feira, o Estádio Municipal do Cartaxo recebe, o jogo de apuramento para o Campeonato do Mundo de Selecções Nacionais Femininas, entre Portugal e Eslovénia, às 18h00.
Portugal está a disputar a fase de qualificação com as formações da Arménia, Eslovénia, Finlândia e Itália. O próximo jogo da Selecção está agendado para o dia 25 de Agosto, na Arménia. O Campeonato do Mundo de Futebol Feminino realiza-se em 2011, na Alemanha.
--------------------------------------------------------------------

Autarquias

Câmara de Torres Novas abre concurso para contratar funcionários
Foi publicado no Diário da República desta segunda-feira a publicação de 14 concursos para preenchimento de 46 lugares na Câmara Municipal de Torres Novas, a maior parte dos quais actualmente ocupados por funcionários com contrato a termo.
Nos concursos lançados, a autarquia torrejana procura um licenciado em Educação Social, um em Turismo, um em Arquitectura, um em Historia e outro em Nutrição Humana, Social e Escolar.
Está também aberto concurso para um técnico de informática, um motorista de pesados, quatro tratadores apanhadores de animais, dois cantoneiros de vias, um mecânico, um calceteiro, dois pedreiros, um assistente operacional e 28 auxiliares de acção educativa.
----------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 22 de junho de 2010

Sociedade

Traficante de droga detido pela GNR em Almeirim
A GNR de Santarém deteve na madrugada desta terça-feira, em Almeirim e em flagrante, um homem de 50 anos por tráfico de droga.
Na sequência da detenção, foi realizada uma busca ao domicílio do traficante, onde foram apreendidas 72 doses de cocaína, 100 doses de haxixe, e 3750 doses de liamba. De acordo com uma nota da GNR, foi ainda apreendida uma balança digital, vários utensílios utilizados para corte e alteração da cocaína, duas armas de fogo, três armas brancas, munições, quatro telemóveis e mais de 2500 euros em dinheiro. Segundo a mesma nota, foram ainda identificados três indivíduos conotados com o tráfico/consumo de droga. O detido ficou nas instalações do Posto da GNR de Almeirim até ser presente a Tribunal para primeiro interrogatório.
-------------------------------------------------------

Sociedade

Petição pelo arranjo da ER 361 vai ser levada a Plenário da Assembleia da República
A petição pública a pedir o arranjo da estrada regional 361 (ER 361), entre Alcanede e Alcanena, vai ser levada a plenário da Assembleia da República, adiantou à Lusa um dos coordenadores do Movimento Cívico pela Beneficiação da ER 361.
Paulo Coelho disse que esta decisão foi hoje tomada em reunião da Comissão Parlamentar e Obras Públicas e Transportes, sob proposta do relator da Comissão, o deputado do PSD eleito por Santarém, Vasco Cunha.
Nesta reunião, em que participaram também deputados do PCP, do Bloco de Esquerda e do PS, Vasco Cunha propôs a subida a plenário desta petição que tem já cerca de 4600 assinaturas.
Nesta reunião, em que participaram também sete elementos do movimento cívico, foi entregue aos deputados um dossier com o historial do processo e onde se encontram também já os contributos e sugestões dos empresários locais, saídos de uma reunião que o movimento cívico promoveu na segunda feira e em que participaram também os autarcas das quatro freguesias afectadas pelos problemas desta estrada: Alcanede, Abra, Amiais de Baixo (concelho de Santarém) e Monsanto (concelho de Alcanena).
Segundo adiantou ainda Paulo Coelho, foi publicado em Maio no Diário da República o anúncio do lançamento do concurso público para a primeira fase de beneficiação desta via, que engloba o troço entre Alcanede e Amiais de Cima, e que corresponde nesta primeira fase ao valor global de um milhão e setecentos mil euros.
Segundo o mesmo anúncio, a abertura das propostas do concurso está agendada para 1 de Julho, data em que o movimento cívico quer realizar “uma acção simbólica” para alertar para esta situação.
O mau estado do pavimento da Estrada Regional 361 é um problema que se arrasta há mais de uma década e, segundo Paulo Coelho, tem afectado não só as populações desta zona norte do concelho de Santarém, onde vivem mais de 9000 pessoas, mas também empresários.
Em abril deste ano, centenas de populares e veículos ligeiros e pesados participaram numa marcha lenta de protesto, entre as povoações de Amiais de Cima e Alcanede, para reclamarem o arranjo da estrada.
Na manifestação, que decorreu num troço da estrada com aproximadamente sete quilómetros, estiveram largas dezenas de veículos, sobretudo camiões de empresas locais, que entupiram por completo a circulação nesta zona durante quase duas horas, numa fila de veículos.
-------------------------------------------------------

Política

Deputados do PS eleitos por Santarém visitaram concelho de Alcanena
No passado dia 21 de Junho, os Deputados do Grupo Parlamentar do PS, eleitos pelo círculo eleitoral de Santarém, realizaram esta segunda-feira, uma visita de trabalho ao concelho de Alcanena.
A visita iniciou-se com uma recepção de boas-vindas na Câmara Municipal de Alcanena. Deslocando-se a comitiva seguidamente ao Quartel da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Municipais de Alcanena e ao Mini-Campo de Malhou.
A tarde iniciou-se com uma deslocação à Freguesia de Monsanto para visitar o Campo Desportivo e à freguesia de Vila Moreira onde visitaram o Pavilhão Desportivo, seguindo-se uma reunião com a AUSTRA – Associação de Utilizadores do Sistema de Tratamento de Águas Residuais de Alcanena, culminando com uma deslocação à Escola de Futebol do Concelho de Alcanena, na freguesia de Bugalhos.
Além dos deputados, a visita de trabalho contou ainda com a presença da Presidente da Câmara de Alcanena, dos Vereadores da autarquia eleitos pelo PS e de outros autarcas do concelho.
O deputado do Partido Socialista João Sequeira, disse, que é de sublinhar “a grande dinâmica e novo impulso que actual executivo camarário está a imprimir ao concelho, apesar da difícil situação financeira do Município”.
A iniciativa insere-se num conjunto de visitas de trabalho aos concelhos do distrito que os deputados socialistas têm vindo a realizar, visando um contacto próximo e permanente com as «forças vivas» da região e com as ambições e necessidades das suas populações.
-----------------------------------------------------------------

Sociedade

Idoso morre em Santarém atropelado por camião do Exército
Um idoso com 89 anos morreu esta terça-feira atropelado em Santarém por um veículo militar do Exército, disse à agência Lusa fonte da PSP, entidade que abriu um inquérito para averiguar as condições em que se deu o acidente.
O idoso estava a atravessar a estrada, numa zona sem passadeira, próximo do Largo Infante Santo, nas imediações do edifício da câmara municipal, tendo sido atropelado pela traseira de um camião do Exército que estava parado ao sinal vermelho do semáforo, disse à Lusa fonte do Exército, sem dar mais explicações.
A vítima, viúvo, ex-funcionário reformado da Câmara de Santarém, teve morte imediata, no acidente que ocorreu cerca das 13:30.
A vítima mortal foi transportada para hospital de Santarém e o inquérito está já a ser conduzido pelo departamento de investigação criminal de acidentes da PSP de Santarém.
--------------------------------------------------------------------------------

Cultura

“Bicentenário da Guerra Peninsular” na Casa do Brasil
A Casa do Brasil em Santarém recebe dia 26 de Junho, às 16 horas, uma conferência sobre o “Bicentenário da Guerra Peninsular”.
A conferência é promovida pela Real Associação do Ribatejo e conta como palestrante o Coronel José Américo Fernandes Henriques, da Escola Prática de Infantaria de Mafra, entre outros representantes da sociedade scalabitana, assim como historiadores scalabitanos.
----------------------------------------------------------------

Eventos


Banda “Meu Outro Tanto” vence 6º Concurso Nacional de Bandas
A banda “Meu Outro Tanto”, de Gondomar, foi a vencedora do 6º Concurso Nacional de Bandas – Música Moderna promovido pelos Serviços de Juventude da Câmara Municipal do Entroncamento.
N asegunda posição, ficou os “The Pilinha”, de Glória do Ribatejo, enquanto o terceiro lugar foi conquistado pelos “Ashes”, de Tomar.
A final decorreu no dia 19 de Junho, no palco “Novos Talentos” das Festas de S. João e da Cidade, no Recinto Multiusos.

----------------------------------------------------------------

Cultura e Lazer

Clube das Chuchas de Tomar apresenta “Histórias para Bebés”
O Clube das Chuchas vai organizar, no sábado, dia 26 de Junho, “10 Dedos de Conversa – Histórias para Bebés”. A actividade decorre no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.
As Histórias para Bebés são uma organização da Câmara Municipal de Tomar em parceria com O Contador de Histórias e vão realizar-se em vários horários distintos, para poder ser adaptado às idades das várias crianças: às 10h00, crianças de 1 a 2 anos de idade, às 10h45, crianças até aos 12 meses, e às 11h30, dos 3 aos 5 anos de idade.
As inscrições podem ser feitas até dia 23 de Junho nas instalações do Complexo Desportivo Municipal de Tomar, do Pavilhão Municipal Cidade de Tomar e na Loja de Cultura do Cine-Teatro Paraíso.
-------------------------------------------------------------------

Artes

Numa iniciativa da Biblioteca de Tomar Crianças constroem “Mural do Futuro” em Tomar
A Biblioteca Municipal de Tomar acolhe esta sexta-feira, dia 25 de Junho, pelas 16 horas, um atelier de expressão plástica intitulado “Mural do Futuro”.
A intenção é que todas as crianças usem dom, criatividade, sabedoria, curiosidade… Características dos milhões de inventores, conhecidos ou não, que, com senso aguçado e vontade de transpor os limites, desenvolvem novos produtos, tecnologias e sistemas que acabam por transformar a vida de todas as pessoas.
O atelier, que só se poderá realizar mediante a inscrição de mais de 5 crianças, é organizado pela Câmara Municipal de Tomar e destina-se a crianças dos 6 aos 9 anos de idade.
--------------------------------------------------------------

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sociedade

Localização de Antena de Telemóveis na Meia Via volta a reunião de Câmara
O Bloco de Esquerda emitiu uma nota relacionada com a localização de instalação de uma antena de telemóveis na Meia Via. Diz a nota, que se realizou uma reunião entre o BE/Torres Novas e o Presidente de Câmara, tendo o autarca concordado com os argumentos utilizados pelo Bloco de Esquerda e comprometeu-se a levar o assunto novamente a reunião de Câmara para correcção da decisão anterior. Adianta a nota dos bloquistas, que é de facto uma análise responsável da situação e facilmente conclui do erro que foi a primeira decisão. Por motivos de saúde, desconhecendo-se as consequências dos campos electromagnéticos deve aplicar-se o principio da precaução e por motivos de ordenamento do território o local previsto é o pior para a Meia Via. O BE tinha feito chegar a sua posição contraria á decisão tomada aos vários órgãos autárquicos, Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia. Tinha igualmente informado a população do erro que se estava a cometer. A população de Meia Via manifestou-se igualmente em abaixo-assinados e na rua. O compromisso agora alcançado com o Presidente do executivo torrejano é o testemunho de que vale a pena as pessoas lutarem pelas suas convicções, lutar por aquilo em que acreditam. Foi igualmente uma vitória do bom senso e do diálogo em torno de melhor qualidade de vida para as populações, conclui a nota emitida pelo Bloco de Esquerda.
--------------------------------------------------------------

Autarquias

Câmara de Torres Novas apresenta projecto de arquitectura do Centro de Incubação de Ideia e Negócios
Na última reunião de câmara foi apresentado o projecto de arquitectura da casa incubadora de ideias/empresas de Torres Novas, denominada Centro de Incubação de Ideias e Negócios.
Este projecto prevê a total reconstrução de um edifício localizado na Rua Miguel Bombarda, em pleno centro histórico da cidade, conforme submetido na candidatura à Regeneração Urbana, aprovada em 2009.
O centro prevê a instalação de laboratórios e espaços para incubação de ideias e negócios para pequenas empresas. O edifício é da propriedade da Câmara Municipal de Torres Novas e a responsabilidade financeira caberá ao Instituto Politécnico de Tomar, sendo que a gestão do espaço será feita de forma conjunta.
A obra, comparticipada em 80% por fundos comunitários, procurará manter o valor patrimonial e arquitectónico do edifício, sobretudo da sua fachada. Contudo, o interior será moderno, amplo, com muita luz, dando especial relevo às condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.
No lote de terreno, com uma área de 530m2, será erigido um prédio com três pisos, com uma entrada que servirá também de espaço expositivo; estúdios de captação, tratamento e edição de imagem; gabinetes; áreas de formação prática em open space, bem como um auditório com capacidade para 30 pessoas.
Este projecto visa apoiar a criação de novas empresas e o desenvolvimento de estudos, sobretudo ligados às tecnologias de comunicação e informação, funcionando em estreita articulação com o CEPTON – Centro de Estudos Politécnicos de Torres Novas.
-------------------------------------------------------------------------

Política

Assembleia Municipal de Coruche aprova voto de pesar pela morte de José Saramago
O Grupo Municipal da CDU apresentou um voto de pesar pela morte do escritor José Saramago, na Assembleia Municipal de Coruche, o qual, foi aprovado por maioria.
Além do pesar pela morte do escritor, no teor do voto apresentado por aquela bancada, constava também uma proposta de recomendação, para que a Assembleia Municipal, recomende ao executivo, para que seja considerado a atribuição do nome do escritor, a uma rua ou praça na vila de Coruche.
------------------------------------------------------------------------------

domingo, 20 de junho de 2010

Sociedade

Incêndio em Fazendas de Almeirim destrói milhares de toneladas de palha
Três mil toneladas de palha para alimentar animais estão a ser consumidos pelo fogo, desde as 10:30, num barracão em Fazendas de Almeirim, informou uma fonte dos bombeiros.
O incêndio rapidamente se propagou nos fardos de palha armazenados numa exploração agrícola, segundo o comandante Mário Silvestre, do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém.
“O combate ao fogo ainda vai ser bastante demorado”, disse este responsável, contactado pela agência Lusa às 12:30.
Estão no local 51 bombeiros de nove corporações da região, auxiliados por 19 viaturas.
-----------------------------------------------------------------

sábado, 19 de junho de 2010

Sociedade

Aluna do IPT morre em Tomar
Uma aluna do Instituto Politécnico de Tomar faleceu na madrugada deste sábado durante uma festa rave nas instalações da antiga fábrica de Porto de Cavaleiros em Tomar.
A jovem caiu de uma janela a uma altura aproximada de oito metros. Tinha 18 anos e era natural de Estremoz.
Os bombeiros foram chamados ao local cerca das 6 da manhã. Após fazerem várias tentativas de reanimação a jovem não resistiu aos ferimentos acabando por falecer.
-----------------------------------------------------------------

Memórias



Imagem:A.Anacleto - Imagens de Arquivo
----------------------------------------------------------------------
José Saramago “O Nobel do Povo”

Nasceu humildemente na Azinhaga, brincou nos salgueirais e choupais nas margens do Almonda, vendo este correr tranquilo no verão e bravo no inverno antes de “abraçar” o Tejo na planura da lezíria. Se calhar, aquela natureza influenciou a personalidade do “menino” Saramago. Também ele, era tranquilo e afectivo com os amigos, com as gentes simples da sua terra, com as coisas justas do mundo, mas “bravo”, com os "actos injustos acometidos aos fracos e indefesos que vão vivendo “assustados” nesta sociedade com espaços envoltos de injustiças, que o Nobel repudiava e combatia.
Ribatejano de gema, foi amado e odiado, foi operário de serralharia,funcionário público e comunista assumido. Já passava dos cinquenta anos, quando começou a viver da escrita para sobreviver. Conheceu a simpatia da Pilar quando ultrapassou a barreira sexagenária. Partiu ontem. Sem “nenhuma esperança”.
Está guardada no “baú da minha mente”, aquela postura forte do homem simples, sentado naquela também simples cadeira, nas instalações que foi fábrica na terra natal onde muitos operários laboravam, autografando alguma das suas obras que “mexeram o mundo” e as quais guardo no “recanto do meu refúgio”. Sinto aquele abraço que trocámos sob aquela árvore no jardim da terra que te viu nascer, enquanto as gentes do “rancho” bailavam e tu com a tua Pilar contemplavam a beleza das “modas” do nosso Ribatejo.
“Não morreste Saramago, apenas vais viajar para outro mundo, estarás sempre nas mentes daqueles que te compreenderam e respeitaram”. Um dia vamo-nos encontrar algures “nesse mundo para onde partiste” e sentados, nas margens de outro rio, vamos dialogar seriamente com as coisas sérias e belas que fizeste neste mundo…, “mundo que sabemos que está tão injusto e por vezes loucamente cruel”.
A.Anacleto
--------------------------------------------------------------------------------

Turismo

Constância vai acolher hotel rural de “charme”
Constância vai acolher um hotel rural “de charme” com 91 cabanas, solares e palacetes, um investimento privado na ordem dos oito milhões de euros, foi hoje anunciado.
Integrado na centenária Quinta de Santa Bárbara, em Montalvo, Constância, num espaço de 16 hectares composto maioritariamente por áreas verdes e em “ambiente revivalista”, o projecto inclui a construção de um clube de campo, com golfe, ténis, piscinas, um centro hípico, um refeitório quinhentista e um bar antiquário com sala de jogos.
Direccionado para as classes média-alta e alta, e “para quem quer investir em casas de primeira ou segunda habitação”, o preço dos lotes do novo espaço rural – Clube de Campo da Morgada – oscila entre os 49 mil euros e os 800 mil euros.
O projecto resulta de um investimento de “continuidade” por parte do empresário Manuel Faria, 62 anos, que há cerca de três décadas gere o turismo de habitação e um refeitório quinhentista na Quinta de Santa Bárbara, datada do século XV.
Em declarações à agência Lusa, o empresário afirmou não temer” a conjuntura financeira, acrescentando tratar-se de um “produto único” no mercado regional, num “espaço campestre humanizado e inspirado na arquitectura romântica da vila de Constância”.
Apontando para o mercado da área da Grande Lisboa, “a uma hora de distância”, e para “pessoas que gostam de tranquilidade e tenham afinidade com a região”, o empresário referiu que ali “respira-se um ambiente de grande romantismo, num local onde a cultura está sempre presente e o factor segurança é uma realidade”, factores que considera “preponderantes” para o sucesso do investimento.
Segundo afirmou, “as infra-estruturas estão criadas, o Clube de Campo é todo murado e tem uma única entrada, sendo que 15 das 91 habitações estão já em construção”, num investimento efectuado, à data, de três milhões de euros.
--------------------------------------------------------------------------------

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Autarquias

Constância vai ter "Campos de Férias 2010"
Na próxima segunda-feira, dia 21 de Junho, têm início em Constância os Campos de Férias 2010, uma iniciativa destinada a crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 16 anos, organizada pela Associação Os Quatro Cantos do Cisne, pelo Agrupamento de Escolas de Constância e pela Câmara Municipal, a qual se prolongará até 16 de Julho.
Terminado o ano lectivo 2009/2010, para a maioria dos alunos, os Campos de Férias 2010 surgem como uma ocupação saudável dos tempos livres das crianças e dos jovens, e também como uma das componentes de apoio à família praticadas no concelho de Constância.
De acordo com a sua faixa etária, cada grupo - infantis, iniciados e juvenis - têm oportunidade de participar em diversas iniciativas, tais como BTT, workshops e ateliês, peças de teatro, actividades na natureza, dança, acampamentos, percursos pedestres, mini-challange, inter-aldeias, dia militar, actividades na praia entre muitas outras iniciativas.
Deste modo, trabalhando em parceria com diversas entidades, é possível implementar espaços de jogo, entretenimento, diversão, socialização e encontro com os outros e com o meio, ocupando os tempos livres das crianças.
As iniciativas dinamizadas no âmbito dos Campos de Férias 2010 têm como principais objectivos possibilitar a ocupação saudável dos tempos livres dos participantes, sensibilizando-os para a frequência de actividades culturais e pedagógicas e para a prática desportiva generalizada e equilibrada, numa perspectiva lúdica.
------------------------------------------------------------

Artes

Rio Maior recebe Exposição Fotográfica “Imigrantes: Um Caminho de Esperança”
No âmbito da Comemoração do 2.º Aniversário do Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes – CLAII de Rio Maior, vai ser inaugurada na próxima terça-feira, dia 22, às 14h30m na Casa da Cultura - Cine Teatro da cidade de Rio Maior, a exposição fotográfica “Imigrantes: Um Caminho de Esperança” da autoria dos fotógrafos, Ana Red, Carlos de Sousa e Nunes de Freitas.
-------------------------------------------------------

Cultura


Presidente da Junta de Freguesia de Azinhaga diz que o funeral de José Saramago deveria ser realizado na terra natal
O presidente da Junta da Azinhaga, terra natal de José Saramago, disse hoje que o funeral do escritor deveria ser realizado na sua freguesia de nascença e que essa seria "a melhor homenagem que se lhe poderia fazer".
O sentimento generalizado na pequena aldeia ribatejana, com cerca de dois mil habitantes, é de "consternação e muita tristeza" pelo falecimento do "mais ilustre filho da terra", disse o presidente da junta, Vítor Guia.
Para o autarca, a terra preferiu sempre homenagear o trabalho do escritor em vida, nomeadamente com a atribuição do seu nome a uma das ruas "mais nobres" da aldeia, dez anos antes de ser Prémio Nobel, com a designação de Pilar del Rio - mulher de Saramago - a uma rua, em 2008, e a construção de uma estátua de homenagem ao "filho da terra", em 2009.
Fernando Melrinho, primo de José Saramago, de 66 anos, afirmou à agência Lusa sentir-se "chocado" ao saber da notícia da morte do escritor, com quem privou diversos momentos na infância.
O primo do autor de "Memorial do Convento" e "O Ano da morte de Ricardo Reis", entre muitas outras obras, recordou que Saramago era uma pessoa "muito querida" na Azinhaga, embora não fosse consensual a visão dos locais sobre o imaginário do autor, inclusive a nível político, e às referências à Igreja, patentes por exemplo em "Caim".
Otelinda Nunes, amiga de infância de Saramago, com 86 anos de idade, recordou à Lusa os passeios de barco que dava junto ao rio Tejo com o escritor, destacando ainda o "espírito de amizade" de Saramago para com "a terra de nascença e as suas gentes".
Otelinda evocou ainda a oferta de uma carrinha para a Misericórdia local, um conjunto de sofás para os idosos da aldeia e a requalificação da sede do PCP na Azinhaga.
-------------------------------------------------------------------

Autarquias

Jardim da Liberdade em Santarém vai ser inaugurado
Francisco Moita Flores, Presidente da Câmara de Santarém e o Major-General Comandante da Brigada de Reacção Rápida, vão proceder à inauguração do Jardim da Liberdade, que culmina com um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, no âmbito das Actividades Complementares do Exercício “APOLO 10”, que decorrem no Campo Sá da Bandeira até dia 26.
A construção do Jardim da Liberdade permitiu requalificar o Campo Sá da Bandeira, junto ao Centro Histórico da Cidade, transformando-o numa grande “sala de visitas e eventos” que disponibiliza duas cafetarias, um restaurante e uma esplanada, bem como mobiliário urbano e onde se privilegia o peão, em detrimento da circulação automóvel.
A obra teve início em Abril de 2009, com a reabilitação e ampliação do sistema de saneamento na Rua do Mercado, e, em Agosto desse mesmo ano, iniciou-se o mesmo tipo de intervenção na Av. do Brasil.
Um dos objectivos desta intervenção foi a criação de uma grande sala de visitas da Cidade, que funcione simultaneamente como uma âncora de desenvolvimento do próprio Concelho. A sua localização, próxima dos limites do Centro Histórico, cria neste plano de ideias, uma importância acrescida na prossecução da filosofia que se pretende implementar na forma como é vivida a Cidade, com particular ênfase na sua relação com seu o núcleo mais antigo.
A libertação desta área, através da supressão da circulação viária, na Avenida Sá da Bandeira, e paralelamente da criação da grande praça, que faz a ligação com o núcleo mais antigo da Cidade, possibilita a criação de um enorme espaço de lazer, que se pretende, dentro do espírito da Liberdade referido, para todos, possibilitando diversos tipos de fruição do espaço público, inerentes às diferentes faixas etárias.
Na criação do projecto houve a preocupação de criar espaços com características diferenciadas, sem criar rupturas a algumas das vivências que hoje em dia se verificam. A intervenção possibilitou a criação de espaços tão diferentes e ao mesmo tempo complementares como, um parque infantil, zonas de esplanadas, zonas de estadia para idosos, zonas de meditação/leitura e diversas zonas de convívio.
Este espaço, em complementaridade com a grande praça, possibilita também a realização de eventos, como espectáculos e feiras temáticas diversas, funcionando como um centro comercial ao ar livre, trazendo de novo a população a viver e respirar a sua Cidade.
O tema central que serviu de inspiração para a intervenção em termos de espaço de lazer, foi a Liberdade, no sentido lato do termo, cujo início em termos empíricos, se verifica no monumento de homenagem a Salgueiro Maia, desenvolvendo-se pelo eixo formado até ao edifício do Tribunal.
A definição dos espaços verdes, teve como preocupação base a manutenção do maior número possível de espécies arbóreas existentes, assente num rigoroso estudo.
-----------------------------------------------------------------------------

Efemérides

Ourém festeja Dia da Cidade
O Dia da Cidade de Ourém, vai ser festejado este Domingo, dia 20, com o seguinte programa Oficial:
10H – Hastear das bandeiras com a participação da Fanfarra dos Bombeiros, Banda da AMBO e Escoteiros.
10.10h – Desfile seguido de concerto pela Banda.
- Apresentação de boas vindas
- Saudação pela Presidente da Assembleia Municipal.
- Intervenção das entidades oficiais e convidados.
- Oração de sapiência pelo Juiz Desembargador Marco António Marques da Silva
“A Latinidade – influência Ecuménica de Fátima”
- Distinções Honoríficas
- Discurso do Presidente da Câmara.
12.30h – Almoço Oficial na DIVINIS
-------------------------------------------------------------------

Ambiente

Ecoponto arde no concelho de Tomar
A Câmara Municipal de Tomar foi confrontada na madrugada de hoje com mais um acto de vandalismo que resultou na destruição total de um ecoponto junto ao Centro Cultural e Desportivo da Torre, naquela localidade da freguesia de Casais.
O ecoponto, constituído por embalão, papelão e vidrão e ainda pelo contentor para pilhas, ardeu por completo, numa acção que dificilmente poderia ocorrer por causas naturais e tanto mais grave por ter acontecido num local próximo de habitações. A pronta intervenção dos Bombeiros, todavia, evitou males maiores.
O prejuízo para a autarquia importa em 1.530 euros, que vai ser o custo da colocação de um novo ecoponto.
A freguesia de Casais é precisamente uma das que já recebeu os novos ecopontos com um significativo aumento de 6 para 22 equipamentos. O ecoponto em causa, porém, não fazia parte deste novo lote.
------------------------------------------------------------------------

Sociedade


Governadora Civil de Santarém emite mensagem sobre morte de José Saramago
A Governadora Civil de Santarém, Sónia Sanfona emitiu uma mensagem de condolências pela morte do Nobel Ribatejano, José Saramago.
“Na morte de um dos ribatejanos mais prestigiados de sempre, endereçando à família a solidariedade devida neste momento sempre difícil, é sobretudo a todos os milhões de leitores, agora órfãos de um dos mais influentes criadores do último século, que o Governo Civil de Santarém entende dever endereçar a sua mais sentida mensagem”, diz a Governadora ao iniciar a mensagem, ”cada palavra do único Nobel da Literatura lusófono, que um dia nasceu na ribatejana aldeia da Azinhaga, concelho da Golegã, distrito de Santarém, para se tornar cidadão global pela universalidade da sua obra, perdurará eternamente”, salienta, “de cada vez que num dado ponto do planeta, nas dezenas de línguas em que os seus romances são aclamados e que as suas inúmeras adaptações ao teatro, ao cinema e à ópera são festejadas, um qualquer homem ou mulher for tocado pela arte e pela imaginação ímpares, celebrar-se-á a vida e a obra deste escritor do Ribatejo, de Portugal e do mundo. Obrigado, José Saramago!”, conclui a representante do governo no distrito.
-------------------------------------------------------------------------

Autarquias

Câmara da Golegã colocou bandeira municipal a meia haste pela morte de José Saramago
A Câmara da Golegã, onde nasceu José Saramago, colocou hoje a bandeira municipal a meia haste para lamentar a morte do escritor, um “génio literário” considerado “um dos mais ilustres filhos do concelho”.
“A bandeira do município está a meia haste. Saramago deixa-nos só fisicamente, já que é imortal o seu estilo, único na literatura contemporânea”, disse à Lusa o presidente da autarquia, José Veiga Maltez.
“A câmara não pode deixar de manifestar o seu profundo pesar pelo desaparecimento de um dos mais ilustres filhos do concelho, que, de forma inegável, era o autor português contemporâneo mais conhecido e distinguido internacionalmente”, acrescentou.
Questionado sobre eventuais iniciativas de homenagem ao Nobel da Literatura, o autarca sublinhou que o município está “tranquilo” a esse nível, já que fez questão de “exaltar o seu mérito” ainda em vida.
No entender do responsável, a homenagem mais importante é a de tentar transmitir às novas gerações o “génio literário” que foi o escritor.
Na freguesia da Azinhaga, de onde Saramago é natural, existe a Casa-Museu José Saramago.
---------------------------------------------------------------------------------

Cultura


Morreu José Saramago
José Saramago, Nobel da Literatura em 1998, faleceu hoje aos 87 anos na sua casa na ilha espanhola de Lanzarote, disse à agência Lusa fonte da editora do escritor.
José de Sousa Saramago nasceu numa família de camponeses da Aldeia de Azinhaga, do concelho da Golegã, no dia 16 de Novembro de 1922, embora o registo oficial mencione dia 18.
O autor português encontrava-se doente mas em estado «estacionário», mas a situação agravou-se, explicou o seu editor, Zeferino Coelho.
Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele ainda não tinha três anos de idade. Toda a sua vida tem decorrido na capital, embora até ao princípio da idade madura tivessem sido numerosas e às vezes prolongadas as suas estadas na aldeia natal.
Fez estudos secundários (liceal e técnico) que não pôde continuar por dificuldades económicas. No seu primeiro emprego foi serralheiro mecânico, tendo depois exercido diversas outras profissões, a saber: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor, jornalista.
Publicou o seu primeiro livro, um romance («Terra do Pecado»), em 1947, tendo estado depois sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direcção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista Seara Nova.
Em 1972 e 1973 fez parte da redacção do Jornal Diário de Lisboa onde foi comentador político, tendo também coordenado, durante alguns meses, o suplemento cultural daquele vespertino. Pertenceu à primeira Direcção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre Abril e Novembro de 1975 foi director-adjunto do Diário de Notícias.
A partir de 1976 passou a viver exclusivamente da escrita, inicialmente como tradutor, depois como autor.
Em 1980, alcançou notoriedade com o livro «Levantado do Chão», visto hoje como o seu primeiro grande romance. «Memorial do Convento» confirmaria esse sucesso dois anos depois.
Em 1991, publica «O Evangelho Segundo Jesus Cristo», livro censurado pelo Governo - o que levou Saramago a exilar-se em Lanzarote, nas Ilhas Canárias (Espanha), onde viveu até hoje. Foi ele o primeiro autor de língua portuguesa a receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1998.
Entre os seus outros livros estão os romances «O Ano da Morte de Ricardo Reis» (1984), «A Jangada de Pedra» (1986), «Ensaio sobre a Cegueira» (1995), «Todos os Nomes» (1997), e «O Homem Duplicado» (2002); a peça teatral «In Nomine Dei» (1993) e os dois volumes de diários recolhidos nos «Cadernos de Lanzarote» (1994-1997).
Deixa como último livro publicado «Caim», que chegou às bancas no ano passado.
-----------------------------------------------------------------------

Política


Prisão de Almeirim: Partido ecologista O Verdes chama Ministro da Justiça ao Parlamento
O Grupo Parlamentar “Os Verdes”, solicitou a ida do Ministro da Justiça na próxima terça-feira, dia 22 de Junho, pelas 16.00h, à Comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias para prestar esclarecimentos sobre a localização do Estabelecimento Prisional de Lisboa e Vale do Tejo e também sobre o valor desta obra.
Em nota emitida, “Os Verdes” relembram que a construção deste empreendimento, contestada desde o início pelo PEV, estava prevista para uma zona de montado de sobro no Concelho de Almeirim. Relembram ainda que, a 8 de Junho, em reunião de Conselho de Ministros, o Governo autorizou o Ministério da Justiça, em pleno período de crise, a realizar uma despesa de 110 milhões de euros para celebração do contrato de empreitada para a concepção e construção do Estabelecimento Prisional de Lisboa e Vale do Tejo, uma obra que inicialmente tinha sido avaliada em 50 milhões de euros.
----------------------------------------------------------------------

Sociedade

União de Sindicatos de Santarém (USS/CGTP) prepara acções de luta no distrito de Santarém
A CGTP-IN tem em marcha um conjunto de iniciativas de preparação de um “Dia Nacional de Protesto e Luta” a concretizar no dia 8 de Julho.
Considera a USS/CGTP-IN em comunicado à imprensa, que a crise tem causas e responsáveis e que, em vez de serem os trabalhadores, os pobres, os desempregados e os precários a ficarem com a vida ainda pior, devem ser os que lucraram e continuam a lucrar com a situação a arcarem com as consequências do monstro que criaram.
Adianta aquela União de Sindicatos “a “santa trindade politica” constituída pelo PS, PSD e PR,
responsáveis à décadas pela (des)governação do país, continuam a entender-se sempre que se trata de roubar aos pobres para dar aos ricos”.
A USS/CGTP-IN considera “que não é uma fatalidade este estado de coisas e que com confiança e determinação é possível derrotar as politicas de Sócrates, Coelho, Cavaco e Cª”.
A USS/CGTP-IN considera ainda “que é possível mudar de rumo com a luta de quem trabalha e por isso vai empenhar-se para que o patronato sinta no maior número possível de locais de trabalho a revolta dos trabalhadores”, conclui a nota.
----------------------------------------------------------------------------

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Autarquias

O Movimento Independente pelo Concelho de Alcanena (ICA), emitiu uma Nota de Imprensa, relacionado com o Protocolo do Novo Quartel da GNR de Alcanena, assinado na passada segunda - feira, dia 14, pelo Município de Alcanena e pela Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, o qual a transcrevemos na íntegra.
----------------------------------------------------------
(...)PROTOCOLO DO NOVO QUARTEL DA GNR DE ALCANENA
Esclarecimento
Foi assinado, no passado dia 14 de Junho, o protocolo para a construção do novo quartel da GNR de Alcanena, entre a Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos do Ministério da Administração Interna, o Município de Alcanena e a Guarda Nacional Republicana, na presença do Exmº. Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna. Este acto é louvável, mas não é inédito e merece ser esclarecido.
Corridos 12 anos, voltou-se a assinar um protocolo igual ao assinado em 21/10/1998, e no qual o Município de Alcanena cedeu o direito de superfície sobre o mesmo terreno a favor do Estado e ficando a Direcção Geral de Infra-estruturas e Equipamentos (DGIE) responsável pela empreitada da construção do novo posto territorial da GNR de Alcanena.
De facto, o protocolo de 1998 não foi cumprido; senão, vejamos:
- Entre 2002 e 2004 a obra foi adjudicada e aguardou a cobertura financeira para a sua execução;
- Sucede que em 2005, e por razões que ainda hoje estão por ser explicadas, o concurso e a respectiva adjudicação da obra foram anulados.
- Em 2006, não constava no PIDDAC – Plano de Investimentos e Desenvolvimento da Administração Central.
- Em 2008, a obra voltou a ser contemplada no PIDDAC – Plano de Investimentos e desenvolvimento da Administração Central - com o valor de € 350.000,00;
- Em 2009, voltou a não constar no PIDDAC – Plano de Investimentos e desenvolvimento da Administração Central
- Em Março desse mesmo ano (2009) o anterior executivo informou o MAI que o terreno protocolado continuava disponível para o efeito, enviou-se levantamento topográfico e solicitou-se o arranque e conclusão das obras, com a maior brevidade, para devolver às Forças de Segurança, a dignidade e respeito que merecem e para garantir a segurança, o sossego e a tranquilidade às populações.
Volvidos 12 anos sobre a celebração do primeiro Protocolo, voltamos a contratualizar o mesmo terreno com a intervenção dos mesmos intervenientes e nas mesmas condições em que as responsabilidades e as promessas que tinham sido firmadas pela DGIE e pelo MAI não foram cumpridas, defraudando assim a expectativa que este Município tinha depositado na Administração Central.
No passado dia 14 de Junho, voltamos a assinar um protocolo em tudo igual ao anterior e que apenas confere aos nossos Ilustres representantes do MAI e da DGIE a oportunidade de reafirmar politicamente os compromissos e as responsabilidades que já tinham sido prometidos e contratualizados em 1998 e que, corridos 12 anos, não cumpriram. Mudam-se as pessoas, mas o discurso mantém-se inalterável em promessas que, com o passar do tempo, o tornam desprovido de sentido e credibilidade.
Com a promessa (talvez vã) que a obra será cabimentada no próximo Orçamento de Estado (por que não o assumiram e escreveram no protocolo?) vai o Concelho de Alcanena, uma vez mais, aguardar que o MAI cumpra o prometido e não deixe novamente o Quartel da GNR de Alcanena na gaveta.
O Quartel da GNR de Alcanena é uma necessidade há muito esperada e foi uma prioridade dos executivos anteriores.
É um desejo comum a todos os que residem e trabalham no Concelho de Alcanena.
Queremos ver as nossas forças de segurança dotadas de equipamentos e de um espaço que lhes confiram dignidade e melhores condições de trabalho.
O Concelho de Alcanena merece!(...)
Independentes pelo Concelho de Alcanena

Sociedade

Tertúlia em Rio Maior debate "Os novos desafios do Sector Agro-Industrial "
De modo a assinalar a Semana Europeia das PME, o Gabinete do Empresário da CMRM vai levar a cabo um evento de relevo para uma área estratégica do concelho: o sector agro-alimentar no Concelho de Rio Maior. Pretendemos assim lançar o debate sobre esta área de produção em forma de tertúlia.
As tertúlias são espaços informais que reúnem pessoas interessantes e interessadas à volta do respectivo tema. São reuniões dinamizadas por um moderador que lança a discussão e estimula os presentes a trocarem ideias, conhecimentos e experiências.
Este evento conta com o apoio da Associação Empresarial do Concelho de Rio Maior e pretende ser uma conversa acerca dos desafios que se colocam actualmente às organizações e empresários do sector, juntado alguns dos produtores mais importan­tes nesta região, nomeadamente no azeite, nos vinhos e nas carnes.
Nas últimas décadas a Indústria Agro-Alimentar foi obrigada a acompanhar diversas exigências legais relativas à qualidade, higiene e segurança, tendo também de se adaptar a um mercado aberto. A inovação, as novas técnicas de planeamento e controlo de gestão passaram a ser palavras correntes.
Com a realização desta tertúlia, inserida na “Semana Europeia das PME”, pretende-se contribuir para a melhoria do sector através do diálogo, da partilha de experiências e da cooperação.
O evento terá lugar no próximo dia 19 de Junho, pelas 15.30h na Biblioteca Municipal de Rio Maior.
-----------------------------------------------------------------------------

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Política

Deputados do PS visitam concelho de Alcanena
Os deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo de Santarém continuam a visitar o distrito. Alcanena, vai ser o próximo concelho a ser visitado na próxima segunda-feira, dia 21, com o seguinte programa:
•10h00 – Recepção de boas-vindas na Câmara Municipal;
•10h30 – Visita à Guarda Nacional Republicana;
•11h30 – Visita aos Bombeiros Municipais de Alcanena;
•12h30 – Visita ao mini-campo de Malhou;
•13h00 – Almoço;
•14h30 – Deslocação à Freguesia de Monsanto – Visita ao Campo Desportivo;
•15h30 – Deslocação à Freguesia de Vila Moreira – Visita ao Pavilhão Desportivo;
•16h30 – Reunião na AUSTRA – Alcanena;
•17h30 – Deslocação à Freguesia de Bugalhos – Escola de Futebol do Concelho de Alcanena;
•18h30 – Conferência de Imprensa (Sede do PS).
-----------------------------------------------------------------

Política

Deputado do Bloco de Esquerda visita o Concelho da Chamusca
José Gusmão, deputado do BE, eleito pelo distrito de Santarém visita na próxima sexta-feira, 18 de Junho, o concelho da Chamusca.
A visita tem início às 16h30 no Centro de Saúde da Chamusca, e às 17h15 na Unidade de Cuidados Continuados. Seguidamente, visitará o Centro Social da Carregueira.
O Deputado será acompanhado por autarcas e pelo Coordenador Distrital, António Gomes.
-----------------------------------------------------------------------

Autarquias

Câmara de Tomar aprova projecto da envolvente ao Convento de Cristo
O projecto de requalificação da envolvente ao Convento do Cristo foi aprovado. A primeira versão, apresentada publicamente a 17 de Julho do ano passado, é alterada apenas em pequenos aspectos técnicos e funcionais, mas apresenta-se agora um novo projecto para o quiosque a instalar no Terreiro D. Gualdim Pais.
O Executivo Municipal aprovou no passado dia 9 de Junho, quarta-feira, em reunião de Câmara, o projecto de requalificação da envolvente ao Convento de Cristo. Depois do estudo prévio que definia as linhas orientadoras da intervenção que decorre no âmbito do PIVUT – Programa Integrado de Valorização Urbana de Tomar e da Rota dos Mosteiros Património da Humanidade, apresentado a 17 de Julho do ano passado, algumas alterações são agora introduzidas.
A principal modificação ao estudo elaborado pelo gabinete de arquitectos BB Consulting – Arquitectura e Engenharia S.A. acontece ao nível do projecto do quiosque previsto para o Terreiro D. Gualdim Pais. Depois de reuniões havidas entre o gabinete de arquitectos, a autarquia e o IGESPAR – Instituto de Gestão do Património Arquitectónico, propôs-se novo projecto que foi aprovado na semana passada.
------------------------------------------------------------------

Formação


Marinhas do Sal recebe “Curso de Salinicultura”
Organizado pela Associação de Artesãos das Serras d’Aire e Candeeiros (AASAC) e a Cooperativa “Terra Chã” teve início no passado dia 14 de Junho, nas Marinhas do Sal, um Curso de Educação e Formação de Adultos (EFA), nível 2, com equivalência ao 9.º ano de escolaridade.
Este Curso de Operador de Salinas Tradicionais é frequentado por 16 adultos e irá ter a duração de um ano, sendo financiado pelo Programa Operacional do Potencial Humano (POPH), no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
Esta iniciativa tem como objectivo proporcionar aos formandos novas técnicas de exploração do sal, promoção da qualidade nos processos de fabrico e a inovação na área de novos produtos, sempre tendo como matriz o sal.
---------------------------------------------------------------------------------

Autarquias


Olival do concelho de Ourém comemorou um ano de elevação a vila
Para assinalar um ano de elevação a vila, a freguesia de Olival esteve em festa.
As comemorações terminaram este sábado com uma sessão solene onde foram homenageados os antigos presidentes de junta.
Na ocasião, Fernando Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de Olival, elogiou o trabalho desenvolvido pelos antigos autarcas, afirmando que “todos deram o seu melhor em prol do desenvolvimento da freguesia”, opinião partilhada por Carlos Justo, presidente da Assembleia de Freguesia, que aplaudiu todos os que “pugnaram para que o Olival seja hoje aquilo que é”.
Deolinda Simões, presidente da Assembleia Municipal também comungou desta ideia, destacando a importância destes “homens que durante vidas construíram a história do Olival”, reforçando a ideia de que “é importante habituarmo-nos a homenagear as pessoas enquanto são vivas”.
Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém, apontou este “momento solene”, como o ponto de partida para “podermos consolidar a ideia que está por detrás da elevação a vila”.
Aos olivalenses agradeceu a sua “grandeza humana que serve de exemplo a outras freguesias do concelho”. Sobre a vila “de cariz rural com a ousadia de querer transformar-se”, Paulo Fonseca apontou algumas necessidades “fundamentais e prioritárias”, entre as quais o Centro Escolar e a revisão do PDM.
Antigos Presidentes de Junta Homenageados:
1959: Manuel de Oliveira Coelho
1960-1963: Cândido Dias
1974-1976: Armando Faria dos Santos
1976: Luciano Oliveira Santos (recebeu a esposa)
1977-1986: Américo Oliveira (recebeu a esposa)
1986-1993: José Ribeiro de Sousa
1994-2009: José Maria Henriques de Sousa
-------------------------------------------------

Desporto - Futsal


Município de Ourém promoveu “Jornadas de Futsal”
Terminaram as Jornadas de Futsal, uma iniciativa do Município de Ourém que durante os meses de Maio e Junho se disputaram nos pavilhões gimnodesportivos municipais de Pinheiro e Cabiçalva, Freixianda e Caneiro com a envolvência de várias dezenas de atletas ligados a esta modalidade desportiva.
Diz a Câmara de Ourém, que o balanço da actividade “foi positivo”, sobretudo pelo número de equipas participantes e pela quantidade de público que assistiu aos torneios.
No fim-de-semana, para além da entrega de prémios, houve ainda jogos entre as equipas vencedoras dos torneios e equipas convidadas.
No escalão seniores femininos a União de Leiria venceu o Centro Desportivo de Fátima.
No escalão seniores masculinos, o Centro Desportivo de Fátima venceu a União de Leiria.
No jogo de domingo, escalão de juniores masculinos, a equipa do Sport Lisboa e Benfica venceu a União Desportiva de Pinheiro e Cabiçalva.
As classificações ficaram assim estabelecidas:
Escalão de Seniores Masculinos:
1.º - Centro Desportivo de Fátima
2.º - C- Juventude Ouriense
3.º – GRUDER- Grupo Desportivo da Ribeira do Fárrio
4.º - Grupo Desportivo de Freixianda
Escalão de Juniores Masculinos:
1.º - União Desportiva de Pinheiro e Cabiçalva
2.º - Juventude Ouriense (equipa Juniores)
3.º - Juventude Ouriense (equipa Juvenis)
4.º - Grupo Desportivo de Freixianda
Escalão Seniores Femininos:
1.º – Centro de Estudos de Fátima
2.º – Centro Desportivo de Fátima
3.º - Grupo Desportivo de Freixianda
--------------------------------------------------------------

Sociedade

Universidade Sénior de Rio Maior entrega diplomas
A Universidade Sénior de Rio Maior (USRM) irá realizar uma festa de final do ano lectivo para os alunos que frequentaram as aulas da instituição em 2009/10, na qual lhes serão entregues os respectivos diplomas. A festa irá decorrer no dia 22 de Junho, pelas 15h, nas instalações da USRM.
Estão abertas inscrições para frequentar as aulas no próximo ano lectivo. Os interessados devem dirigir-se às instalações da USRM, de 28 de Junho a 9 de Julho, para fazerem a sua inscrição.
--------------------------------------------------------------------------------

Cultura e Lazer


Centro Histórico de Tomar vai ter animação cultural durante o verão
Com a chegada do Verão, Tomar abre a época no próximo sábado, dia 19 de Junho, com o “Praça-Viva 2010”, programa de animação do centro histórico.
A iniciativa, que vai trazer essencialmente animação de rua, insere-se no âmbito das Parcerias para a Regeneração Urbana, organizada pela ADIRN com o apoio da Câmara Municipal de Tomar, e cujo objectivo é dar mais vida ao centro da cidade e promover o comércio local.
Partindo da evidência de que Tomar é um pólo de produção cultural relevante e o elevado número de associações de natureza artística e cultural sedeadas no concelho, pretende-se que este potencial criativo constitua uma mais-valia para a dinamização cívica, cultural e comercial do centro histórico, bem como para a projecção junto de visitantes e turistas de um ambiente urbano vibrante e atractivo, que valorize a visita e a estada.
A importância do projecto encontra-se alicerçada na existência das referidas potencialidades locais que importa promover e valorizar não só numa dimensão cultural, mas também económica e social, considerando o importante papel das colectividades na promoção e formação artística junto das crianças e jovens.
Para começar, o espectáculo multidisciplinar “Percurso nas Artes”, da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, com música e dança, abre a programação, no próximo sábado, pelas 21.30 horas, na Praça da República.
Depois começa a programação mais regular, todas as semanas de quinta-feira a domingo. A música coral dá o tom para estes primeiros espectáculos na Praça da República, quinta, 24 com o Canto Firme e sexta com o Coro da Sociedade Recreativa e Musical da Pedreira. O Canto Firme volta a cantar no sábado, 26 na igreja de S. João Baptista, à mesma hora que a Banda Payalvense Manoel de Mattos toca no Coreto, no jardim da Várzea Pequena. Nesse mesmo local, domingo, 27, pelas 17 horas, um Encontro de Bandas promovido pela Banda da Pedreira fecha o fim-de-semana.
Folclore, danças de salão, teatro de rua e grupos musicais de características diversas juntam-se às bandas e aos coros todas as quintas, sextas, sábados e domingos em Julho, Agosto e na primeira quinzena de Setembro.
-----------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 15 de junho de 2010

Cultura e Lazer

Cartaxo organiza Festas da Cidade
As Festas da cidade do Cartaxo arrancam no dia 18 de Junho e prolongam-se até dia 24, numa organização da Associação de Solidariedade Cultura e Recreio – Gentes do Cartaxo, que conta com o apoio das autarquias.
O primeiro dia é consagrado à cultura ibérica, com música e cantares flamencos.
No dia 19, pelas 11:00, destaca-se a condução de cabrestos e demonstração de campinagem e, à noite, um festival de folclore.
O dia 20 será dedicado ao cavalo. No dia seguinte, o fado será a atracção principal.
No último dia, a partir das 18:00, realizar-se-á a procissão de homenagem a S. João Batista.
Em todas as noites das festas haverá largadas de touros nas ruas da cidade.
-----------------------------------------------------------

Educação

Câmara de Rio Maior pede adiamento de encerramento de escolas
A Câmara Municipal de Rio Maior decidiu solicitar ao Ministério da Educação para manter em funcionamento as seis escolas do primeiro ciclo que pretende encerrar no próximo ano letivo até à conclusão da revisão da Carta Educativa e construção de novos centros escolares.
A autarquia argumenta que só após a construção dos centros escolares previstos na Carta Educativa, documento que se encontra “em fase avançada de elaboração”, estarão reunidas condições para o encerramento das seis escolas indicadas pela Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo.
Depois de numa primeira fase ter indicado a suspensão das escolas de Arruda dos Pisões e de Correias, a DREL veio posteriormente indicar ainda os estabelecimentos de Arrouquelas, Azambujeira, Ribeira de S. João e Marmeleira.
---------------------------------------------------------------