sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Sociedade


Imagem:A.Anacleto
---------------------------------
Assinado protocolo para novo quartel da GNR em Santarém

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, deslocou-se ao principio da tarde desta sexta-feira a Santarém, para presidir à cerimónia da assinatura de um protocolo com a Câmara Municipal de Santarém para a cedência de um terreno com 24.000m2 pertença desta autarquia para a construção de novas instalações para a GNR.
Inserido no acordo do protocolo, as instalações ocupadas pela GNR desde a década de 1920, no centro histórico da cidade, passam para a posse da autarquia.
O terreno para o futuro quartel da GNR situa-se na Portela das Padeiras, próximo do local onde será construída a futura estação de caminhos-de-ferro que servirá a Linha do Norte e a projectada ligação às Caldas da Rainha, e junto ao futuro Centro Escolar Norte.
Uma fonte da GNR, adiantou à agência Lusa, que o projecto, que está em fase de estudo prévio, permite reunir no mesmo local valências do Comando Distrital da Guarda que se encontram actualmente dispersas e criar condições para a existência de uma esquadra de cavalaria, que as actuais instalações existentes no centro da cidade não permitem.
No discurso da cerimónia, o ministro Rui Pereira, lembrou, a quantidade de investimentos realizados na actual legislatura em matéria de forças de segurança, referindo as novas instalações num total de 56, de 51 remodelações e ainda 62 obras em curso.
Aquele elemento do governo, realçou ainda o número de armas distribuídas (25.000 ), os 4.500 coletes anti-bala também entregues, e as 1.500 viaturas além do reforço do dispositivo, com a entrada de 700 novos elementos e os dois processos de recrutamento em curso.
Moita Flores, Presidente da Câmara Municipal de Santarém realçou que a deslocalização do quartel da GNR, para um local que lhe dará maior mobilidade e proximidade das zonas que se encontram à sua responsabilidade e ainda libertar um espaço no centro histórico da cidade que se encontra numa situação de degradação.
---------------------------------------