sexta-feira, 17 de junho de 2011

Saúde

Médicos colombianos chegaram a Abrantes e Sardoal
O director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Zêzere informou à Lusa a chegada de cinco médicos colombianos a Abrantes e Sardoal, os concelhos daquela área mais afectados pela falta de profissionais de saúde.
Com uma área de intervenção de cerca de 1.800 quilómetros quadrados para uma população de 170 mil pessoas, o ACES do Zêzere engloba os centros de saúde de Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha, quase todos eles apresentando um défice de médicos de clínica geral.
Em declarações à agência Lusa, o director executivo do ACES Zêzere, Fernando Siborro, afirmou que a chegada dos cinco especialistas colombianos, quatro médicos e uma médica, para exercerem em Abrantes (quatro profissionais) e Sardoal (um profissional) vai “minimizar em muito” o problema hoje vivido pelas populações.
“Temos hoje cerca de 18 mil pessoas sem médico de família nos concelhos de Abrantes e Sardoal e a chegada destes profissionais vai permitir o acesso a cuidados médicos de saúde a mais de 10 mil pessoas”, vincou, acrescentando que com mais três médicos a situação “ficaria normalizada” naquele agrupamento de centros de saúde.
O alojamento dos cinco médicos está a decorrer “provisoriamente” nas instalações da Pousada da Juventude de Abrantes, adiantou o responsável, afirmando que aqueles profissionais assinaram contratos de trabalho válidos por três anos.
“No início da semana vão começar a ambientar-se aos locais de trabalho e dentro de um mês deverão começar a exercer” acrescentou.
Fernando Siborro lembrou a situação “muito difícil” vivida pelas populações de Abrantes e Sardoal – “os concelhos mais afectados do agrupamento” - pelo elevado número de médicos que deixaram de trabalhar por motivos de serviço, de aposentações e de saúde.
---------------------------------------------------------------------------------------------