segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ambiente

Autarquia de Torres Novas faz parceria com empresa para reabilitação de Pedreiras
Uma parceria entre o Município de Torres Novas e a EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A. vai permitir recuperar duas pedreiras inactivas na freguesia de Pedrógão.
As pedreiras de Cabeço do Rebelo e de Vale Painço, mais conhecidas por pedreiras do «Espanhol» e do «Campo-Escola», respectivamente, serão recuperadas natural, paisagística e turisticamente.
Na pedreira do «Espanhol», a antiga estrutura será convertida em plataforma para visionamento paisagístico e será criada uma zona de lazer com seis mesas. A intervenção contempla também uma estrutura arbórea, a recuperação de um algar, painéis informativos e a regularização do caminho de acesso.
Na pedreira do «Campo-Escola» a intervenção passará pela criação de uma lagoa artificial e dotação de uma estrutura arbórea complementar que permita suavizar o impacto visual da parede existente, com cerca de 24 metros de altura. Os acessos serão beneficiados, com especial atenção para a dotação de condições de segurança. O projecto é complementado com a criação de vias de escalada, de um anfiteatro natural, de um circuito de manutenção e de painéis informativos.
A EDM – Empresa de Desenvolvimento Mineiro, S.A., é uma empresa de capitais públicos que actua em regime exclusivo na área da recuperação ambiental de zonas degradadas por antigas explorações mineiras abandonadas. Desenvolve este trabalho há 10 anos, num investimento superior a 80 milhões de euros em intervenções em todo o país.
O projecto representa um investimento total que ronda os 145 mil euros, cabendo ao Município de Torres Novas 20% desse valor.
O auto de consignação da obra foi assinado no passado dia 8 de Junho e as obras iniciar-se-ão na próxima semana, as quais têm um prazo de execução previsto de 120 dias.
---------------------------------------------------------------------------------------------