segunda-feira, 20 de junho de 2011

Ambiente

Câmara de Santarém tem em curso projecto para intervenção nas linhas de água do concelho
A Divisão de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (DADS) da Câmara de Santarém tem em curso um projecto de intervenção nas linhas de água do concelho para promover acções de reabilitação em colaboração com juntas de freguesia e populações.
Tendo aderido ao Projecto Rios em Fevereiro de 2008, a Câmara de Santarém tem já nove troços de rio adoptados no concelho, uma iniciativa que envolveu mais de 1000 pessoas nas acções que tem realizado, afirma uma nota da autarquia.
Além dos quatro troços no rio Alviela (nas freguesias de Vaqueiros, Pernes, São Vicente do Paul e Vale de Figueira), estão a ser igualmente alvo de vigilância e intervenção troços dos rios e ribeiras de Centeio (Pernes), Cubal (Alcanede), Cabanas (Azóia de Baixo), Patas (Vale de Santarém) e Alcobertas (Gançaria).
No troço do rio das Patas, afluente do rio Maior, estão a ser plantadas, ao longo deste mês, árvores autóctones de nove espécies e a ser cortadas infestantes, uma acção autorizada pela Administração da Região Hidrográfica do Tejo (ARH Tejo) e que conta com a colaboração da junta de freguesia e de um grupo de cidadãos, que incluem alunos e escuteiros, entre outros.
Foi também durante o mês de Junho que a DADS adoptou, com o grupo de escuteiros local, a ribeira de Alcobertas, que preserva ainda espécies em perigo, inscritas no Livro Vermelho dos Vertebrados, como o escalo do sul e a enguia.
No âmbito do trabalho que tem vindo a promover nesta área, a DADS realiza, na terça-feira, uma sessão de esclarecimento sobre “Limpeza e Conservação de Linhas de Águas”, com o objectivo, nomeadamente, de prevenir situações de inundação e a preservação dos ecossistemas ribeirinhos.
A sessão, que conta com a participação da ARH Tejo, tem como público alvo as juntas de freguesia do concelho e as populações, sobretudo os proprietários de terrenos confinantes com linhas de água.
O projecto aposta na “aplicação e disseminação das boas práticas ambientais, apoiada na sensibilização e educação ambiental e na motivação à participação efectiva da sociedade”, envolvendo “as partes interessadas na gestão sustentável dos recursos hídricos”, sublinha o comunicado.
Passa pela realização de saídas de campo com as juntas de freguesia, para identificar as linhas de água existentes, principais problemas e potencialidade ecológica, acrescenta, frisando que o objectivo da DADS é “promover a adopção de boas práticas ambientais”.
Nesse sentido, frisa, é de “extrema importância continuar este processo de reabilitação de troços de cursos de água no concelho, com o objectivo acrescido de demonstrar aos proprietários dos terrenos confinantes com as linhas de água que, com acções simples e de baixo custo, é possível, em muitos casos, cumprir com a legislação referente às medidas de conservação e reabilitação da rede hidrográfica e zonas ribeirinhas”.
*Lusa
-------------------------------------------------------------------------------------------