quarta-feira, 8 de junho de 2011

Economia

Empresários brasileiros e moçambicanos visitam distrito para possibilidades de negócios
Delegações de empresários brasileiros e moçambicanos estão esta semana a visitar o distrito de Santarém, para analisar possibilidades de negócio, numa iniciativa da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant).
Salomé Rafael, presidente da Nersant, disse à agência Lusa que a delegação brasileira, da região de Góis, integra 20 empresários, sobretudo do sector agro-alimentar, dois deputados (um federal e outro estadual) e o presidente de uma associação empresarial.
Os empresários têm feito contactos com produtores locais, realçando Salomé Rafael o facto de um desses empresários comercializar exclusivamente azeite de um produtor da zona de Abrantes e de 90 por cento da produção de uma unidade de azeite e patés de azeitona de Mação ter igualmente por destino o Brasil.
A delegação brasileira integra ainda três empresários do ramo dos curtumes, dois dos quais fornecem já peles para a indústria portuguesa, sendo vendedores no Brasil de produtos para a indústria agro-alimentar, em particular tomate, que compram a Portugal.
Na visita a Mação, concelho onde se produz 90 por cento do presunto nacional, “perspectivou-se” a hipótese de comercializar este produto no Brasil, havendo interesse, do lado de lá, na venda de perna de porco para transformação, a preços que são “apelativos”, disse.
A presidente da Nersant sublinhou que a aposta no Brasil vai continuar, desejando, contudo, que sejam introduzidas medidas, “sobretudo da parte de lá”, para que as empresas possam colocar os seus produtos com maior facilidade.
Quanto à delegação moçambicana, proveniente da região da Beira, Salomé Rafael referiu o facto de muitos empresários do distrito estarem já em Moçambique, “a trabalhar com muito sucesso”, sobretudo na área da metalomecânica, mas também da consultadoria.
A visita das duas missões empresariais acontece por ocasião da Feira Empresarial da Região de Santarém, que decorre até domingo no âmbito da 48.ª Feira Nacional da Agricultura/58.ª Feira do Ribatejo (FNA/FR).
*Lusa
---------------------------------------------------------------------------------------