quarta-feira, 1 de junho de 2011

Eventos

Constância recebe mais uma edição das “Pomonas Camonianas”
A vila de Constância vai ser palco, entre 9 e 12 de Junho, da 16ª edição das “Pomonas Camonianas” uma iniciativa que pretende recriar um mercado quinhentista, num ambiente o mais próximo possível daquela época, caracterizando o modo como os antepassados se vestiam, alimentavam e divertiam proporcionando, assim, um contacto com a realidade histórica e cultural do Portugal quinhentista onde serão expostos para venda os frutos e as flores referidos por Camões na sua obra.
Alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Constância, vão trajar-se a rigor, para representar os mercadores e outras figuras alusivas da época. O objectivo da iniciativa passa por assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, homenageando aquele que foi considerado o maior poeta português e que tem ligações a esta vila.
No dia 10 de Junho na Praça Alexandre Herculano e ruas adjacentes vai decorrer a Feira de Antiguidades e Velharias, uma oportunidade sempre aguardada por quem procura raridades, objectos de valor, peças de colecção ou simplesmente peças antigas, pelo simples gosto de possuir o que já hoje não se faz.
O evento engloba também a realização de um casamento verdadeiro de um casal apaixonado por esta época, um cortejo quinhentista, vários espectáculos musicais, como o “Encontro do Cantar Diferente”, o “Declamões” (poesia), animação de rua, malabares, uma prova de orientação nocturna, actividades pedagógicas, a deposição de coroas de flores no Monumento a Camões, várias exposições e uma taberna quinhentista.
A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Constância, pelo Agrupamento de Escolas de Constância e pela Associação Casa-Memória de Camões com o apoio da Associação Comercial e Serviços dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.
---------------------------------------------------------------------------------