segunda-feira, 27 de junho de 2011

Eventos

Tomar acolhe exposição de fotografia sobre acontecimentos em meados do século XX
Exposição de fotografia mostra Tomar em meados do século XX pela objectiva de um importante fotógrafo documental português, António Passaporte vai estar patente na cidade a partir do dia dois de Julho.
A construção da barragem do Castelo do Bode, o Colégio Nuno Álvares ou as comemorações dos 800 anos da fundação de Tomar são alguns dos temas em destaque, onde não falta, naturalmente, um núcleo dedicado à Festa dos Tabuleiros.
A curiosidade sobre o passado é algo que sempre moveu o homem. Com o aparecimento da fotografia foi como se pudéssemos recuperar mais facilmente os momentos que o tempo engoliu.
Existe um espólio riquíssimo que permite um olhar sobre Tomar nos séculos XIX e XX, devidamente guardado e tratado no Arquivo Fotográfico Silva Magalhães, pertença da autarquia tomarense com o apoio especializado do Instituto Politécnico local. Dois fotógrafos contribuem de forma especial para esse espólio: o patrono, António da Silva Magalhães, pioneiro desta arte em Tomar, e António Passaporte que, não sendo tomarense, ali recolheu, em meados do século passado, um imenso registo da vida local.
O evento denominado “Num dia… muitos dias…”, pode ser visto a partir da Festa dos Tabuleiros, mas prolonga-se do Verão, em três pontos do centro histórico da cidade: a Casa dos Cubos, a galeria do Centro de Arte e Imagem do Instituto Politécnico e na Casa Vieira Guimarães.
O fotógrafo António Passaporte viajava para captar o mundo. Tomar, felizmente, foi um dos pontos do seu périplo e é precisamente deste autor que se poderá ver, de 2 de Julho a 9 de Outubro, coincidindo a abertura com o início da Festa dos Tabuleiros, a exposição “Num dia… muitos dias…”
Dada a sua dimensão, esta mostra será distribuída por três locais: na Casa dos Cubos estarão disponíveis fotografias do Colégio Nuno Álvares, Barragem de Castelo do Bode e Piscinas Municipais Vasco Jacob; na Casa Vieira Guimarães, a Festa dos Tabuleiros; e no Centro de Arte e Imagem, Galeria do IPT, na Av. Cândido Madureira, o autor, a cidade de Tomar, as vistas e os monumentos, bem como as comemorações dos 800 anos da fundação, em 1960.
Nascido em 1901 e falecido em 1983, Passaporte foi responsável por uma vasta recolha e edição documental de um país, ainda por muitos, desconhecido. Dotado de espírito aventureiro, António Passaporte, teve uma vida cheia de histórias e peripécias. A infância em Angola, a ida para Espanha e a participação na Guerra Civil Espanhola, figurarão na exposição que estará patente em três edifícios de importante significado patrimonial nesta cidade. Esta mostra, organizada em cinco núcleos temáticos, pretende transportar o espectador numa interessante viagem no espaço e no tempo e que afinal é um roteiro fotográfico de cunho documental, situado essencialmente em Tomar, entre os anos de 1950 e de 1960.
A cidade, as ruas, os recantos, os monumentos, o rio e os jardins, a reportagem da construção da Barragem de Castelo do Bode, as grandiosas festas do Colégio Nun’Alvares e todo o seu ambiente académico, as monumentais comemorações dos 800 anos de Tomar e a Festa dos Tabuleiros, serão alguns dos temas que poderão ser vistos nesta mostra.
A exposição resulta de uma parceria entre o Instituto Politécnico de Tomar e a Câmara Municipal de Tomar, no enquadramento de protocolo de cooperação em vigor e está integrada no programa oficial da Festa dos Tabuleiros de 2011.
-----------------------------------------------------------------------------------------