terça-feira, 21 de junho de 2011

Eventos

Torres Novas vai viver mais uma edição das Festas do Almonda
Torres Novas volta a estar em festa de 01 a 10 de Julho, em mais uma edição das Festas do Almonda, com um vasto programa de espectáculos ao ar livre, a decorrer no Jardim das Rosas, e com entrada livre.
António Rodrigues, presidente da câmara municipal de Torres Novas, reconhece que a conjuntura actual obriga a uma “contenção drástica”, pedindo compreensão para a necessidade de “redimensionar” as festas da cidade, tornado o evento “mais curto, não tão ambicioso, mas assegurando a mesma qualidade e o factor de diferenciação do programa”.
Para o autarca, as festas da cidade tornaram-se um dos “grandes momentos culturais”, habituando população e visitantes a uma programação de “excelência, onde a originalidade e a exigência marcam uma atitude e uma estratégia: criar factores de diferenciação que projectem a cidade”.
O programa arranca na noite de dia 01 com o funaná, batuque, tabanka e finaçom dos caboverdianos “Ferro Gaita”, prosseguindo dia 02 com o XXII Intercâmbio Cultural de freguesias de Salvador/S. Salvador, com a participação de grupos de Beja, Guimarães, Ílhavo, Santarém, Serpa e Torres Novas.
A noite de 02 de Julho será preenchida com o XXXIII Festival de Folclore de Torres Novas, com a presença de ranchos folclóricos de Torres Novas, Briteiros (Baixo Minho), Paleão ( Beira Litoral) e Vale de Domingos (Baixo Vouga), seguindo-se, às 23:00, a actuação de Pedro Tochas, “o palhaço escultor”.
Dia 03, o programa começa às 19:30 com o espectáculo de dança “A Casa”, de Aldara Bizarro, uma coprodução do Teatro Virgínia, de Torres Novas, Teatro Municipal da Guarda e Câmara Municipal de Castelo Branco/Cultura Vibra.
À noite, actuam os “Real Combo Lisbonense”, grupo que recupera o estilo e o reportório das orquestras e conjuntos de baile dos anos 1950 e 1960, num convite para a dança construído a partir de “clássicos de sempre e pérolas perdidas da música portuguesa”.
Na noite de dia 04 actuam “M-Pex”, projecto que alia a guitarra portuguesa à música electrónica, e Cosie Cherie, que juntou a portuguesa Tânia Carvalho e o holandês Job Leijh.
Os” Old Jerusalém”, que aliam a música alternativa à folclórica e à popular, actuam dia 04 à noite, estando agendado para o dia seguinte os “Toques do Caramulo”, um “espectáculo de forte energia musical e interacção com o público, com o reportório esquecido da Serra do Caramulo”.
A noite de dia 07 é para a banda de Abrantes “The Kaviar”, vencedor do Optimus Live Act, sendo o dia seguinte dedicado ao jazz, com a actuação de Luísa Sobral.
No penúltimo dia das festas, o trio indie A Jigsaw junta-se aos já conhecidos Peixe Avião, num espectáculo agendado para as 22:00.
Dia 10, às 17:00, é apresentado o espectáculo resultante do estágio para jovens instrumentistas torrejanos, que decorre entre os dias 06 e 10. O projecto integra formandos do Choral Phydellius e das bandas filarmónicas do concelho e tem este ano como convidado o “jovem e reputado maestro galego” David Fiúza.
A noite começa com os sons do Brasil trazidos a Torres Novas pelo DJ Tudo e Sua Gente de Todo o Lugar e termina com uma tertúlia de fado de Coimbra, antes do fogo de artifício final.
Um workshop de teatro no âmbito do projecto “Na Rua”, do Teatro Útero, actividades desportivas, gastronomia, tasquinhas e actuação de DJs, todas as noites depois dos espectáculos, completam o programa das festas.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------