quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ambiente

Hasteada bandeira azul na Praia Fluvial de Aldeia do Mato
A primeira cerimónia do hastear da Bandeira Azul numa praia fluvial do país, para a nova época balnear, decorreu hoje na Aldeia do Mato, Abrantes, um galardão que tem contribuído para a preservação daquela zona.
Para a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), trata-se de uma praia do interior que obtém o galardão pelo terceiro ano consecutivo, por via de um trabalho “exemplar” desenvolvido na preservação das condições ambientais da zona balnear, da zona envolvente e das suas águas.
“A primeira Bandeira Azul foi hasteada há 25 anos na praia do Tamariz”, em Cascais, lembrou Mariana Andrade, da ABAE, tendo referido que ali começou “o desafio de intervir” nas zonas mais sensíveis do território português e sujeitas à maior pressão em termos de ocupação e utilização e quando ”o panorama das praias portuguesas era muito pouco animador”.
Há 25 anos “não existiam mecanismos adequados de ordenamento”, tendo lembrado que os apoios de praia, acessos, qualidade das águas e limpeza de areais eram muito deficientes e o comportamento da maioria dos utentes deixava muito a desejar.
“As praias fluviais, então, eram uma miragem”, observou Mariana Andrade, tendo afirmado que hoje são uma realidade que “espalham” qualidade um pouco por todo o país.
A bandeira azul é hasteada este ano em 271 praias portuguesas, um número recorde nos 25 anos de existência da Associação Bandeira Azul da Europa.
------------------------------------------------------------------------