sexta-feira, 17 de junho de 2011

Cultura

Festival Internacional de Percussão de Tomar vai contar com participação de oito escolas
A quinta edição do Festival Internacional de Percussão de Tomar – Tomarimbando – vai contar com a participação de oito escolas portuguesas de percussão, um número superior ao do ano passado, referiu fonte da organização à Agência Lusa.
Luiz Ferreira, director artístico do festival que é organizado pela Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, de Tomar, salientou que se prevê a presença de 150 alunos e músicos de escolas de percussão de todo o País durante a semana de 27 de Junho a 1 de Julho. Os destaques vão para os concertos do japonês Kuniko Kato, no dia 29, e do norte-americano Mark Ford, no dia 30. A agenda dos concertos, que vão decorrer no cineteatro Paraíso, em Tomar, inclui ainda os portugueses Nuno Aroso e Dumming – Grupo de Percussão e os franceses Les Percut.
O director do festival adiantou à Agência Lusa que nestes concertos vão ser estreadas várias composições de músicos portugueses, que estão a produzir exclusivamente para este festival, o único do género que se realiza em Portugal e um dos poucos da Península Ibérica.
“Temos sido cada vez mais procurados e reconhecidos por escolas de percussão internacionais, sobretudo espanholas e brasileiras, que querem participar também neste festival”, referiu ainda Luiz Ferreira, acrescentando que a organização vai ponderar abrir o festival à participação de representações estrangeiras.
O festival é apoiado e financiado pela Direção Geral das Artes e, este ano, na candidatura que a organização fez aos apoios do programa de projectos pontuais, o Tomarimbando ficou em terceiro lugar entre 97 candidatos. “É um reconhecimento da importância deste festival que tem apostado sobretudo em aproximar os jovens músicos portugueses de músicos reconhecidos internacionalmente e permitir, através dos ‘workshops’, que haja troca de experiências”, sublinha o director artístico.
O Tomarimbando inclui no programa um conjunto de ‘workshops’ que são ministrados e participados por alguns dos músicos que participam no festival. É o caso de Kuniko Kato e de Mark Ford, que vão estar nos workshops dos dias 30 Junho e 01 de Julho, respectivamente.
O festival conta também com mais apoios de marcas de instrumentos musicais, uma situação que para Luiz Ferreira, “é mais um reconhecimento da importância deste evento no panorama nacional da percussão”.
-------------------------------------------------------------------------