terça-feira, 21 de junho de 2011

Autarquias

Câmara de Coruche ordena demolição de fornos de fabrico de carvão ilegais
A Câmara de Coruche vai apresentar uma queixa-crime e ordenar a demolição de quatro fornos de fabrico de carvão vegetal construídos ilegalmente em Volta do Vale, na freguesia do Couço, disse hoje à agência Lusa fonte da autarquia.
Dionísio Mendes, presidente da Câmara Municipal de Coruche, disse à Lusa que, detectada a construção ilegal dos quatro fornos em plena povoação, a 07 de Abril, elaborou um despacho ordenando o embargo da obra.
Contudo, o proprietário ignorou a ordem, tendo avançado com a construção e iniciado a laboração, o que levou a autarquia a instaurar um processo para apresentação de queixa crime por desobediência a entregar no Ministério Público.
Tendo em conta que o proprietário continua a laborar, no passado dia 09 a autarquia instruiu um processo de demolição, assegurando que se os fornos não forem destruídos no prazo legal, será a autarquia a proceder à demolição.
A população de Volta do Vale tem-se insurgido contra a situação, devido aos efeitos da laboração dos fornos.
Falando em nome dos moradores, José Pacheco denunciou o que a população classifica de “atentado escandaloso, contra o ambiente e as pessoas que residem” na aldeia.
“Estes fornos, para além de serem altamente poluidores do ambiente, o seu pó preto e muito fino torna as terras em volta inférteis, queima os pulmões, a vista e garganta dos residentes, além de sujar tudo de preto”, como as casas ou a roupa, denunciou num email enviado à Lusa e num vídeo colocado no Youtube.
Segundo afirma o morador, a população, na sua maioria idosa, “agradece que seja posto fim imediato a este crime contra o ambiente e contra as pessoas”, lembrando que onde há pouco “se respirava ar puro e tranquilidade, hoje só de máscara e nem dentro de casa se pode estar”.
---------------------------------------------------------------------------------------------------