quarta-feira, 29 de junho de 2011

Autarquias

PJ faz buscas na Câmara de Benavente
A Polícia Judiciária está a efectuar buscas na câmara municipal de Benavente, tendo estado igualmente nas residências do presidente da autarquia e do vereador com o pelouro das Obras e Urbanismo e em várias construtoras, disse fonte do município.
António José Ganhão, presidente da câmara municipal de Benavente (CDU), confirmou à agência Lusa a presença dos inspectores da PJ, no âmbito de um inquérito aberto pelo Ministério Público na sequência de denúncias feitas por um morador de Santo Estêvão sobre alegada corrupção e tráfico de influências em processos de licenciamentos.
Os inspectores “estiveram no meu gabinete e em minha casa, mas não levaram nada”, disse António Ganhão à Lusa, adiantando que as buscas prosseguem no departamento de Obras e Urbanismo, de onde admitiu que possam ser levadas cópias de processos.
Segundo disse o autarca, também o gabinete e a residência do vereador que tem o pelouro das Obras e do Urbanismo, Miguel Cardia, foram alvo de buscas.
O autarca disse à Lusa aguardar tranquilamente o desfecho do processo, assegurando que, por si, está “à vontade”, porque não tem “pés de barro”, e que receberia com surpresa a eventual confirmação das suspeitas sobre algum dos técnicos da autarquia, nos quais, disse, tem “plena confiança”.
O processo teve origem numa queixa apresentada por um morador de Santo Estêvão que recebeu ordem de demolição de um “barracão” que terá construído ilegalmente em terrenos seus.
O visado apresentou então queixa sobre alegadas construções ilegais que não teriam tido o mesmo destino, levantando suspeitas da existência de corrupção, tráfico de influências e “negócios” com licenciamentos de obras.
António Ganhão disse à Lusa que, quando tomou conhecimento dessas denúncias, mandou averiguar, tendo determinado que as construções que não fossem legalizáveis deveriam ser demolidas.
Segundo afirmou, das situações apresentadas, uma acabou por ser legalizada e a outra em parte foi demolida, estando a outra parte em processo de legalização.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------