quinta-feira, 30 de junho de 2011

Cultura

Tomar: Mais de sete centenas de tabuleiros vão desfilar no Centro Histórico da Cidade
Mais de 700 tabuleiros vão desfilar pelas ruas do centro histórico de Tomar no próximo dia 10 de Julho, em mais uma edição da típica e tradicional Festa dos Tabuleiros, que se realiza de quatro em quatro anos naquela cidade.
As festas abrem no próximo sábado com a realização de várias provas desportivas, inauguração de diversas exposições e realização de um arraial, além de espectáculos e concertos.
O ponto alto deste primeiro fim-de-semana é o Cortejo dos Rapazes, uma “miniatura” do grande cortejo de dia 10, que envolve 1.800 crianças dos três aos 10 anos que, num percurso mais pequeno, reproduzem o desfile em que a rapariga traja de branco com uma faixa da cor dominante do tabuleiro que transporta, cor que o rapaz usa também na gravata e na cinta que enfeitam o fato de camisa branca e calça preta.
Com origem pagã, simbolizando a época das colheitas, a Festa dos Tabuleiros adquiriu carácter religioso na Idade Média, com a Rainha Santa Isabel, mantendo ainda hoje a oferta do bodo, tradição ligada às Festas do Espírito Santo.
A oferta de carne, pão e vinho às pessoas carenciadas (previamente inscritas) é feita na manhã de dia 11, durante o cortejo de Distribuição do Bodo.
Com forte enraizamento popular – a sua preparação envolve milhares de pessoas -, a realização das festas é decidida pela população, que, um ano antes, se reúne nos Paços do Concelho, sob convocatória do presidente da câmara, para deliberar sobre a realização ou não da festa no ano seguinte e escolher o mordomo, figura que, desde os anos 1950, organiza um evento que “ganhou outra grandiosidade” e assumiu um forte cariz turístico.
João Vital foi designado, pela segunda vez consecutiva, em Abril de 2010, na noite em que a população votou a realização da festa em Julho deste ano.
Desde então, reuniu à sua volta cerca de 200 pessoas que o ajudam na organização e na preparação da logística de um evento que atrai a Tomar centenas de milhar de pessoas no dia do Cortejo dos Tabuleiros.
Até lá, a cidade acolhe múltiplas iniciativas, muitas delas envolvendo as escolas e os lares e centros de dia.
Desde Novembro que milhares de mãos se dedicam à feitura das flores de papel que vão enfeitar os tabuleiros e as ruas do centro histórico da cidade, que são decoradas na noite de 07 para 08 de Julho, sendo abertas oficialmente às 20:00 de dia 08.
Nesse dia à tarde assiste-se à chegada do mordomo, num desfile em que o organizador da festa, trajado da mesma forma que os rapazes que vão desfilar no grande cortejo, é acompanhado por carros de várias casas agrícolas da região.
A feitura das flores e a montagem dos tabuleiros é ensinada aos mais novos em workshops promovidos pela comissão executiva das festas.
“A população mais jovem está interessada. O Cortejo dos Rapazes acaba por ser o alfobre dos novos mordomos e dos novos festeiros, porque os miúdos começam muito cedo a sentir a festa”, disse João Vital à agência Lusa.
Segundo disse Vital, no período em que não podem participar no desfile (desde o segundo ciclo à conclusão do secundário), os jovens acabam por se envolver nos preparativos da festa, na realização de trabalhos escolares, montagem de exposições ou no projecto para ornamentação das ruas.
Com um orçamento que este ano ultrapassará os 300.000 euros, a comissão conta apenas com os apoios da câmara municipal e das juntas de freguesia, com a receita do peditório que realiza pelo concelho e das visitas à exposição dos tabuleiros, que fica patente desde a tarde de dia 09 até à manhã de dia 10 na Mata dos Sete Montes.
*Lusa
---------------------------------------------------------------------------------------------