Tribunal de Abrantes inicia hoje julgamento de jovem acusado da prática de vários crimes
Tribunal de Abrantes começa hoje a julgar um jovem de 19 anos acusado da prática de dezenas de crimes, como roubos e agressões, e apontado como o principal responsável por criar um clima generalizado de insegurança na zona.
Num processo com diligências agendadas para os próximos três dias e durante o qual vão ser ouvidas dezenas de testemunhas acusatórias, Pedro e dois cúmplices, de 18 e 19 anos, vão responder por crimes de furto qualificado, roubo agravado, sequestro e agressão de algumas das vítimas, quer na sua própria residência, quer na via pública.
Pedro, o principal suspeito, com 19 anos cumpridos em dezembro último, possui já um longo cadastro, tendo sido referenciado no início da adolescência pela prática de pequenos furtos no bairro problemático de Vale de Rãs, onde reside, em Abrantes.
Fonte policial disse à Lusa que, com o evoluir da idade, evoluiu o campo de atuação, estendendo-se do bairro a toda a cidade, num primeiro momento, e depois a todo o concelho de Abrantes e municípios vizinhos.
O jovem, segundo a mesma fonte, é o alegado responsável por um clima de medo e insegurança que se instalou em Abrantes durante os últimos cinco anos e está acusado da autoria material do furto e danos a mais de uma centena de viaturas, assaltos a residências (normalmente de pessoas idosas que eram coagidas a entregar os seus bens), assaltos a jovens estudantes nas imediações das escolas, agressões, tentativas de sequestro e roubos por esticão, entre outros.
Proveniente de uma família considerada problemática, Pedro foi detido inúmeras vezes pela PSP de Abrantes ao longo dos últimos anos e encaminhado para as instituições de controlo, por força da sua condição de menor.
--------------------------------------------------------------------------------------------------