quinta-feira, 21 de julho de 2011

Incêndios

Fogo que deflagrou em Valhascos no concelho de Sardoal foi dominado
O incêndio que deflagrou esta quinta-feira às 16h20 na freguesia de Valhascos, Sardoal, está dominado desde as 18h40, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Municipais de Abrantes.
Segundo António Manuel Jesus, o incêndio "evoluiu muito rapidamente" em terreno de floresta, nomeadamente em área de feno, eucaliptal e pinhal, sendo o combate dificultado pela "força e inconstância" do vento que se faz sentir no local.
O vento provocou alguns reacendimentos violentos, prontamente combatidos pelas forças mobilizadas.
No terreno estiveram 144 bombeiros, 39 veículos operacionais e vários meios aéreos. Perto das 20h00, continuava-se a "consolidar a fase de rescaldo", um trabalho que se deveria estender por quase uma hora ao longo de todo o perímetro do incêndio, em área que aquele responsável afirmou não ter ainda conseguido apurar.
Os bombeiros contaram com a ajuda de um helicóptero bombardeiro pesado Kamov e de dois aviões anfíbios Fireboss.
"O número de meios mobilizados, a rapidez e a conjugação de esforços entre os meios aéreos e terrestres foi fundamental para travar a frente de fogo", vincou o comandante.
Dos 144 operacionais, 121 eram bombeiros e os restantes pertencentes à GNR, sapadores florestais e AFOCELCA, disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém.
---------------------------------------------------------------------------------------