quarta-feira, 27 de julho de 2011

Autarquias

Câmara do Cartaxo compromete-se trabalhar com Cartágua para apresentar nova proposta de tarifário no abastecimento de água
A câmara do Cartaxo assumiu esta terça-feira o compromisso de, durante o mês de Agosto, trabalhar com a empresa que gere os sistemas de água e saneamento do concelho para apresentar uma nova proposta de tarifário no início de Setembro.
O compromisso foi alcançado numa reunião extraordinária da Assembleia Municipal, convocada na sequência de um abaixo-assinado que reuniu cerca de três mil assinaturas em protesto contra os valores constantes nas facturas de Junho.
A reunião, que contou com a presença de cerca de 300 munícipes, ainda começou no salão dos Paços do Concelho, mas, dados os protestos dos muitos populares que ficaram de fora, acabou por se mudar para o Centro Cultural.
Depois de três horas de intervenções exaltadas, num ambiente marcado por apupos, assobios, protestos e mesmo palavras ofensivas contra o presidente da câmara e a concessionária do sistema (a Cartágua), os eleitos municipais acabaram por aprovar, por unanimidade, uma moção que resultou da fusão das propostas apresentadas pela maioria PS e pelo PSD.
Essa proposta refere a necessidade de alterações, nomeadamente na chamada tarifa de disponibilidade, a melhoria da facturação, em relação ao período facturado (não superior a 30 dias) e à leitura por estimativa, bem como um melhor atendimento aos munícipes por parte da Cartágua e a manutenção do tarifário social.
A proposta do Bloco de Esquerda, no sentido de os consumidores serem ressarcidos da diferença que pagam desde a entrada em vigor do actual tarifário até à aprovação do novo, acabou por ser retirada dada a explicação de impossibilidade legal, tendo sido sugerido que possa ser a autarquia a assumir essa diferença, retirando as verbas da renda que recebe da Cartágua.
A empresa disponibilizou-se para prosseguir o atendimento que iniciou esta semana nas juntas de freguesia para esclarecer todos os munícipes que contestam os valores que lhes foram cobrados, no sentido de explicar a razão dos aumentos ou, se for caso disso, corrigir situações que decorram de erros.
@Lusa
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