domingo, 24 de julho de 2011

Ciência

Ministro da Educação recebeu no aeroporto os “heróis nacionais” da matemática
O ministro da Educação e da Ciência, Nuno Crato, elogiou hoje os "heróis nacionais" premiados nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, definindo-os como um exemplo de que "é possível fazer muito melhor" na matemática.
"É o melhor resultado de sempre nas Olimpíadas Internacionais de Matemática. Isto é um resultado inacreditável, muito bom. Trabalharam muitos professores durante muitos anos para que os nossos melhores jovens estivessem ao nível dos melhores internacionais. Chegámos a isso", declarou Nuno Crato aos jornalistas no Aeroporto de Lisboa, enquanto aguardava a chegada da equipa portuguesa proveniente de Amesterdão.
Este ano, e pela primeira vez, um aluno português conquistou uma medalha de ouro nas Olimpíadas. O medalhado, Miguel Martins dos Santos, de 16 anos, é aluno do 10.º ano da Escola Secundária de Alcanena.
Nuno Crato, que já foi presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), frisou que os resultados portugueses nas Olimpíadas não podem ser comparados aos resultados nacionais, que "têm muito a desejar ainda"
"Nos melhores [alunos] já estamos com resultados extraordinários. Agora faltam todos os outros", disse o ministro.
O premiado, Miguel Martins dos Santos, foi recebido pelo ministro e por diversos familiares, amigos, pela presidente da Câmara de Alcanena e pelo deputado do CDS-PP José Ribeiro e Castro, presidente da Comissão Parlamentar de Educação.
Aos jornalistas, o aluno reconheceu que a distinção foi "um bocado inesperada", mas resultou de "muito trabalho", preferindo destacar o mérito da equipa portuguesa e não tanto o prémio individual que recebeu.
Para o futuro, o jovem quer "continuar a estudar matemática" e seguir a via da investigação ou do ensino. Questionado sobre se é um jovem normal, Miguel foi lacónico: "Espero bem que não".
A mãe do jovem, Isabel Martins, é docente de matemática e, admitindo não ter ficado surpreendida com a medalha de ouro do filho, reconheceu que a distinção foi "difícil" de atingir.
Miguel Martins dos Santos tem "uma vida normal" com a peculiaridade de ser "muito aplicado" no que à matemática diz respeito: "É um bom estudante", disse a mãe aos jornalistas.
A equipa portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática conseguiu arrecadar - para além do ouro de Miguel Martins dos Santos - duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. Dos seis elementos que compunham a selecção portuguesa a estas Olimpíadas, apenas dois não receberam qualquer distinção individual.
----------------------------------------------------------------------------------------------------