quinta-feira, 14 de julho de 2011

Autarquias

PJ faz busca na Câmara de Ourém e na residência do ex-presidente da autarquia
Sete inspectores da Polícia Judiciária (PJ) de Leiria fizeram na quarta-feira buscas na Câmara Municipal de Ourém e na residência do ex-presidente da autarquia, David Catarino, por motivos não divulgados.
A Câmara Municipal de Ourém confirmou hoje à agência Lusa que os inspectores da PJ se deslocaram na quarta-feira às instalações da autarquia e pediram para ver alguns processos antigos.
O executivo recusou prestar esclarecimentos adicionais sobre o assunto.
O ex-presidente da Câmara de Ourém, David Catarino, também confirmou à agência Lusa que os inspectores da PJ estiveram em sua casa, recusando-se a prestar mais declarações, por o processo se encontrar “em segredo de justiça”.
A 10 Março de 2010, a PJ deslocou-se à Câmara de Ourém e consultou dois processos de obras relacionados com actividade comercial em Fátima.
Num curto comunicado lido então aos jornalistas, o vice-presidente José Manuel Alho, eleito pelo PS, confirmou a presença dos inspectores.
“Foi-nos solicitado o acesso a dois processos relacionados com actividade comercial, concretamente em Fátima, processos esses que decorreram no mandato do anterior executivo [de maioria PSD]”, declarou, adiantando que o esclarecimento da autarquia se deveu ao levantamento de diversas questões por parte da comunicação social.
O autarca referiu que a declaração surgia do “compromisso entre o dever de informar e a reserva imposta pelo segredo de justiça”, esclarecendo que o município estava a prestar “todas as informações que foram solicitadas”, mantendo-se disponível “para a colaboração necessária”.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------