sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cultura

IGESPAR vai lançar concurso público internacional para a última etapa do restauro da charola do Convento de Cristo em Tomar
O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) vai lançar “em breve” o concurso público internacional para a última etapa do restauro da charola do Convento de Cristo, monumento Património da Humanidade situado em Tomar.
Gonçalo Couceiro, director do IGESPAR, disse à agência Lusa que esta derradeira intervenção vai abranger as superfícies arquitectónicas e o património integrado do tambor da charola (primitiva igreja do castelo construída no século XII, inspirada no templo de Omar, em Jerusalém).
Sublinhando a “inegável relevância histórica e cultural” da charola do Convento de Cristo, Gonçalo Couceiro realçou o facto de o restauro estar a decorrer graças ao apoio mecenático da Cimpor, ao abrigo de um protocolo assinado em Janeiro de 2007.
Esse protocolo previa um investimento total de 750.000 euros, a realizar num período de cinco anos, sendo que a última fase deverá ter um custo da ordem dos 400.000 euros, afirmou.
-----------------------------------------------------------------------------------------------