sexta-feira, 8 de julho de 2011

Eventos

Tomar espera este Domingo 400.000 pessoas na Festa dos Tabuleiros
Cerca de 400.000 pessoas são esperadas na Festa dos Tabuleiros, no domingo, em Tomar, para assistir ao desfile de 704 tabuleiros pelas ruas do centro histórico, iniciativa que se realiza de quatro em quatro anos.
“Esse é o número de visitantes que a organização prevê para este dia, que espera ser de grande festa, de grande tradição”, disse à agência Lusa João Victal, mordomo da Festa dos Tabuleiros, cuja preparação começou o ano passado, depois de a população, convocada aos Paços do Concelho, ter deliberado a favor da sua realização.
Escolhido, na mesma ocasião, o mordomo, iniciou os contactos para a constituição de uma comissão central, onde outras pessoas assumem responsabilidades de áreas tão diversas como o cortejo ou a ornamentação das ruas, a angariação de fundos ou os transportes.
João Victal, que também assumiu as funções de mordomo em 2007, adiantou que nesta edição a diferença pode ser encontrada no envolvimento dos alunos das escolas secundárias.
“Já tínhamos as crianças [dos jardins de infância e das escolas do 1.º ciclo] a participar no Cortejo dos Rapazes, agora, nos preparativos da festa, estão também os adolescentes”, explicou o responsável, considerando que esta é uma “forma de fazer a transmissão cultural” e, dessa forma, garantir a continuidade da Festa dos Tabuleiros.
João Victal destacou ainda que este é o único acontecimento no concelho que “une toda a população do concelho de Tomar”.
“Não há paralelo”, declarou o mordomo, admitindo que, após a passagem do tornado pelo concelho, em Dezembro último, que deixou um rasto de destruição, questionou a sua realização este ano, mas obteve a seguinte resposta: “Precisamos é de nos animar”.
A Festa dos Tabuleiros, que João Victal considera ser “um dos maiores cartazes turísticos do país e com projecção internacional”, conta este ano com mais 57 tabuleiros que há quatro anos.
“O aumento deve-se ao interesse das pessoas, à paixão pelos tabuleiros”, afiançou o responsável, que também tem direito ao seu cortejo hoje, pelas 17:30.
João Victal vai buscar à entrada da cidade os tradicionais bois do Espírito Santo. Antigamente a carne destes animais era depois entregue aos pobres na distribuição do bodo.
Também hoje, mas às 20:00, abrem as ruas que se “vestiram” a rigor para o grande cortejo de domingo, mostrando o trabalho de meses de ornamentação, feito, sobretudo, com milhares de flores de papel.
No sábado, a partir das 10:00, realizam-se os cortejos parciais dos tabuleiros das freguesias, que resulta da necessidade de os reunir para o último dos desfiles.
Os tabuleiros são recebidos pelo mordomo e executivo municipal, que se encontram junto aos Paços do Concelho, seguindo para a Mata Nacional, onde ficam em exposição até ao cortejo de domingo.
Neste dia, pelas 16:00, começa o desfile dos tabuleiros, onde estão representadas as 16 freguesias do concelho, com passagem na Praça da República, onde são benzidos.
Cada tabuleiro, decorado com flores de papel, deve ter a altura da mulher que o leva à cabeça, sendo constituído por 30 pães e tendo no alto uma coroa com a pomba do Espírito Santo ou a Cruz de Cristo.
As mulheres desfilam vestidas de branco e com uma fita de cor à cintura ou a tiracolo, a mesma cor da gravata que os respectivos acompanhantes envergam.
A Festa dos Tabuleiros termina na segunda-feira com o cortejo do bodo, onde são distribuídos pão, vinho e carne pelos mais necessitados do concelho.
---------------------------------------------------------------------------------------------