terça-feira, 26 de julho de 2011

Ambiente

----------------------------------------------------------
Águas de Santarém” inaugurou três Estações de Tratamento de Águas Residuais
A empresa municipal Águas de Santarém inaugurou hoje três estações de tratamento de águas residuais (ETAR), um investimento superior a sete milhões de euros que aumenta em 3,72 por cento a cobertura de saneamento do concelho.
Numa visita às ETAR da Póvoa de Santarém, Pernes e Amiais de Baixo, onde esteve o Secretário de Estado do Ambiente, Pedro Afonso de Paulo, a empresa anunciou esperar servir, em 2013, 92% da população com sistemas públicos de saneamento de águas residuais urbanas, ultrapassando as metas exigidas pela legislação comunitária.
O secretário de Estado afirmou que, apesar das dificuldades financeiras que o país atravessa, é preciso garantir que Portugal consegue cumprir as metas estabelecidas, adiantando que essa é uma preocupação no exercício de reprogramação dos fundos comunitários.
O objectivo é conseguir diminuir o volume da comparticipação nacional, disse o responsável, declarando-se convencido de que será encontrada forma de se prosseguirem os investimentos nesta área, que, ao contrário do que acontece no abastecimento de água, está ainda longe de atingir as metas definidas.
No caso de Santarém, a empresa espera chegar aos 92 % de cobertura através da execução de todas as obras aprovadas pelo Programa Operacional do Vale do Tejo, eixo II, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que atribuiu à Águas de Santarém 25 milhões de euros do Fundo de Coesão até 2013. Este valor insere-se num investimento total de mais de 43 milhões de euros em infra-estruturas de saneamento doméstico e pluvial e respectivos ramais domiciliários.
As três ETAR hoje inauguradas estão dimensionadas para assegurar o tratamento de águas residuais urbanas correspondentes a 6.393 habitantes.
No caso de Pernes, o sistema, que está a funcionar desde Novembro último, veio permitir a remodelação da ETAR construída em 1983 e que, tendo atingido o fim de vida útil, estava em incumprimento, com descarga directa para o rio Alviela.
A obra, que ascendeu a um total de 3,2 milhões de euros, permitiu ainda a ampliação da estação, que irá receber os efluentes de outras três povoações, faltando concluir, até ao terceiro trimestre de 2012, as redes de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais dos novos lugares a servir, bem como os emissários de ligação à ETAR.
Também a ETAR hoje inaugurada em Amiais de Baixo veio substituir a anterior, aumentando em 10 por cento a sua capacidade para servir igualmente a povoação de Amiais de Cima, estando a decorrer a empreitada de ligação a este lugar, num investimento global de 2,2 milhões de euros.
O sistema de saneamento da Póvoa de Santarém custou, no total, mais de 1,9 milhões de euros, tendo entrado em funcionamento em Maio último.
-------------------------------------------------------------