segunda-feira, 18 de julho de 2011

Cultura

Tomar comemora 90 anos da Sinagoga como Monumento Nacional
A Entidade Regional de Turismo de Lisboa e Vale do Tejo em conjunto com a Câmara Municipal de Tomar e o Convento de Cristo vão realizar nos próximos dias 27 a 29 de Julho as comemorações dos 90 anos da Sinagoga de Tomar como Monumento Nacional.
A 27 de Julho comemora-se o 72º aniversário da criação do Museu Luso Hebraico e a 29 do corrente mês o 90º aniversário da consideração da Sinagoga de Tomar como Monumento Nacional.
De 27 a 29 de Julho irá decorrer a “Livraria Judaica”, com exposição e venda de livros sobre esta temática, na Galeria Templários e na Biblioteca Municipal de Tomar vai realizar-se uma exposição de livros de temática judaica, pertencentes ao acervo desta Biblioteca.
A cerimónia oficial terá lugar na Sinagoga, a 29 de Julho, às 16h30m, tendo o seu início com a abertura do Núcleo Interpretativo da Sinagoga de Tomar e apresentação de materiais alusivos à efeméride.
As comemorações irão terminar com uma conferência por Esther Mucznik, vice-presidente da comunidade judaica em Portugal, e a apresentação e carimbagem do postal máximo triplo alusivo a este evento.
A abrilhantar a cerimónia estará o Collegium Instrumentalis do Canto Firme de Tomar.
---------------------------------------------------------------------------------------