quarta-feira, 6 de julho de 2011

Empresas

Município de Torres Novas e “Águas do Ribatejo” assinam contrato de gestão
A assinatura do contrato de gestão entre o Município de Torres Novas e a “Águas do Ribatejo” vai realizar-se na Segunda-feira, 11 de Julho, às 11h30 na Biblioteca Municipal de Torres Novas.
Com a assinatura do contrato a “Águas do Ribatejo” vai investir 30 milhões de euros no concelho torrejano, segundo nota daquela empresa.
Lê-se ainda na nota, “A integração do Município de Torres Novas no sistema intermunicipal “Águas do Ribatejo” representa um momento de particular importância na vida desta jovem empresa cujo capital é detido única e exclusivamente pelos Municípios.
A dimensão do concelho com uma área de 280 km2 e mais de 40 mil habitantes representa um desafio que os seis representantes dos municípios accionistas aceitaram por unanimidade na convicção de que o crescimento da Águas do Ribatejo, vai gerar economias de escala e solidariedade institucional que irão permitir uma maior capacidade de investimento nos sete municípios que integram agora a estrutura accionista conforme vontade expressa pelos seus representantes.
Em Dezembro de 2009, na sequência de negociações com o Município de Torres Novas, visando o alargamento do Sistema a esse Município, foram preparadas e apresentadas candidaturas ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) para apoio a uma nova fase (3ª Fase) de investimentos no Sistema, referentes à ampliação e modernização das redes de abastecimento de água e saneamento do Município de Torres Novas.
Estas candidaturas, aprovadas no segundo semestre de 2010 garantem um investimento de quase 30 Milhões de Euros que vai colocar Torres Novas ao melhor nível em matéria de abastecimento de água e saneamento.
As candidaturas contemplam, para os montantes de investimento candidatados (4.278.766 Euros destinados a abastecimento de água e 24.613.945 Euros destinados a saneamento), contribuições do Fundo de Coesão no quadro do QREN-POVT de 2.071.276 Euros para os investimentos no abastecimento de água e 17.229.762 Euros para o saneamento.
Estes significativos montantes foram assegurados num momento em que estão em curso obras avaliadas em cerca de 80 milhões de Euros nos Municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche e Salvaterra de Magos.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------