sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ciência

Ministro da Educação e Ciência vai receber no aeroporto estudante de Alcanena medalhado nas Olímpiadas de Matemática 
Miguel Santos, estudante do 10.º ano em Alcanena e que conquistou hoje uma medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, em Amesterdão, terá a recebê-lo no domingo no aeroporto de Lisboa o ministro Nuno Crato.
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, vai receber ao aeroporto, no próximo domingo, a equipa que representou Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática (IMO), que decorreram em Amesterdão na última semana, anunciou hoje o Ministério.
"Este ano, e pela primeira vez, um aluno português conquistou uma medalha de ouro nas IMO. O medalhado, Miguel Martins dos Santos, tem apenas 16 anos e é aluno do 10.º ano da Escola Secundária de Alcanena. A equipa conseguiu ainda arrecadar duas medalhas de bronze e uma menção honrosa", realça o Ministério da Educação em comunicado.
A equipa que representou Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Matemática chegará ao aeroporto da Portela, em Lisboa, no domingo pelas 14:35.
Miguel Santos, estudante do 10.º ano em Alcanena, conquistou hoje uma medalha de ouro nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, realizadas em Amesterdão, Holanda, um resultado inédito para a selecção portuguesa.
Actualmente com 16 anos, Miguel Santos já tinha arrebatado uma menção honrosa nas Olimpíadas Internacionais de Matemática em 2010 e no ano anterior a medalha de ouro na competição portuguesa.
“Consigo ver na matemática mais originalidade e mais criatividade do que em muitas outras coisas. E há sempre coisas em aberto que precisam de mais desenvolvimento”, confessou Miguel Santos à agência Lusa, pouco antes de partir para a Holanda, no estágio final realizado na Universidade de Coimbra.
Para esse sucesso, e a conquista agora da medalha de ouro, terá contribuído aquilo que na sua mente está cimentado, que “como em qualquer coisa na vida, para se ter sucesso na matemática é preciso gostar da matemática”.
----------------------------------------------------------------------------------------