quarta-feira, 27 de maio de 2009

Vida Autárquica

Distinção a nível nacional para o “Projecto do Centro Escolar de Alcanede” pelo sistema LiderA

O Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, recebeu hoje, um de dez diplomas atribuídos a nível Nacional pelo Sistema Lidera (Liderar pelo Ambiente), no Congresso LiderA 09 - “Oportunidades da Construção Sustentável”, que decorre no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, até amanhã dia 28. O prémio atribuído à Câmara de Santarém, refere-se a uma certificação de Reconhecimento em fase de Projecto, do Centro Escolar de Alcanede.
A autarquia liderada por Moita Flores, é pioneira no estabelecimento da parceria com o IST, com vista à aplicação de um sistema de avaliação e reconhecimento voluntário da construção sustentável e ambiente construído, de modo a promover uma política de Desenvolvimento Sustentável, na vertente do edificado, assente no conceito de reposicionar o ambiente na construção. Trata-se assim, do primeiro edifício / investimento público certificado ambientalmente pelo Sistema LiderA.
O lançamento da primeira pedra do Centro Escolar de Alcanede ocorreu no dia 1 de Fevereiro, com um custo total previsto de 2,647 milhões de euros, num investimento elegível de 1,771 milhões de euros, com uma comparticipação comunitária do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,240 milhões de euros.
O edifício comportará 4 salas de jardim-de-infância, com capacidade para 100 crianças, e 8 salas destinadas ao 1º ciclo do ensino básico e enriquecimento curricular, com capacidade para 200 crianças.
---------------------------------------------