sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sociedade

Dia Europeu dos Recursos Minerais assinalado no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros

Integrado no “Dia Europeu dos Recursos Minerais - "O seu mundo é feito deles", que decorre de hoje até ao próximo domingo, o Laboratório Nacional de Energia e Geologia - Pedreiras, Geodiversidade e Biodiversidade realiza no Maciço Calcário Estremenho no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros uma actividade que tem como objectivo primordial dar a conhecer publicamente a importância da indústria extractiva.
A visita ao Maciço Calcário Estremenho no Parque natural da Serra de Aire e Candeeiros começou esta manhã com uma visita à “Pedramoca”, pedreira em laboração. Seguiu-se depois uma visita à unidade de britagem da “Pedreira Frazão” e à unidade de transformação do grupo Frazão.
Após o almoço, os participantes visitam Vale de Meios, uma pedreira candidata a Património da Humanidade. A visita termina à área recuperada da Cova dos Coelhos.
A escolha da visita ao Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros resultou do facto deste constituir um exemplo de como é possível compatibilizar e enquadrar a preservação da biodiversidade com a actividade extractiva.
A região seleccionada, tem tradicões ligada à exploração de pedra calcária para ornamentos, calçada e britas e tem vindo a contribuir significativamente para a economia nacional, sendo uma das principais actividades geradoras de emprego local.
A actividade tem coordenação do Laboratório Nacional de Energia e Geologia e com promoção da ASSIMAGRA, Câmara Municipal de Santarém, Direcção Geral de Energia e Geologia e Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, contando com a colaboração das empresas “Caetanos - Extracções de Rochas”, “Grupo Frazão”, “Lusical, Companhia Lusitana de Cal”, S.A. e “Pedramoca, Sociedade extractiva de pedra”.
--------------------------------------