sexta-feira, 15 de maio de 2009

Vida Autárquica

ANAFRE assina protocolos para disponibilização de plataforma electrónica de contratação pública

Foram hoje assinados pela ANAFRE - Associação Nacional de Freguesias dois protocolos com instituições da área da informática. Um para disponibilizar uma plataforma electrónica de contratação pública e outro para a criação de um sistema integrado de gestão das autarquias.
Armando Vieira, Presidente da associação, disse que a Plataforma de Compras Públicas Electrónicas servirá para as freguesias divulgarem candidaturas, concursos e as suas consultas ao mercado, conforme a lei exige. Este sistema vai exigir mais rigor e maior prontidão na contratação pública, segundo diz aquele dirigente.
Armando Vieira adiantou ainda, que algumas freguesias com maior dimensão e capacidade financeira já dispunham de um mecanismo semelhante, ficando agora as freguesias mais pequenas com a mesma oportunidade, mediante um pagamento individual que não deverá ultrapassar os 300 euros por ano.
O outro acordo celebrado hoje, foi com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto, o qual permitirá tornar a gestão das freguesias e da própria associação ao implicar o desenvolvimento de uma Plataforma Electrónica Colaborativa, que acaba por ser um desenvolvimento do próprio portal da ANAFRE.
"Paralelamente, vamos criar uma aplicação de 'backoffice' generalizada para as freguesias, que denominará “SIGFREG” - Sistema Integrado de Gestão das Freguesias, onde serão colocadas todas as aplicações informáticas que as freguesias contratualizarem com empresas locais", explicou Armando Vieira.
O responsável acentuou ainda que possibilitará também ao cidadão requerer "todo o tipo de actos formais" sem ter de se deslocar às instalações das Juntas de Freguesia.
------------------------------------