sábado, 30 de maio de 2009
Sociedade
Imagem:A.Anacleto
------------------------------------
Professores do Ribatejo aderiram à Manifestação Nacional na capital
Cerca de setenta mil professores, aderiram esta tarde à grande manifestação organizada pela Plataforma Sindical, na qual se integraram alguns milhares oriundos do Ribatejo. A “Baixa Pombalina” voltou a sentir a determinação e a fogosidade de milhares de docentes, que responderam ao apelo dos sindicatos, dando forma, cor e protesto, no cenário histórico da Avenida da Liberdade, entre o Marquês de Pombal e a Praça dos Restauradores. Num desfile, iniciado cerca das 15h30, que durou cerca de duas horas, passavam dez minutos das 16 horas quando chegaram aos Restauradores, aplaudidos por centenas de pessoas que já se concentravam naquele local.
Cinco palavras da ordem marcaram o ritmo da manifestação: "Emprego sim, desemprego não!", "Ministra escuta, os Professores estão em luta!", "Avaliação sim, mas esta não!", "Carreira só há uma: Professor e mais nenhuma!" e "É preciso, é urgente uma política diferente!".
Antes da intervenção de Mário Nogueira, fez-se um minuto de silêncio porque “enquanto o ECD do ME estiver em vigor os educadores e professores portugueses estão de luto".
Quanto ao futuro, seremos exigentes, como sempre", distinguiu o dirigente sindical. "Exigimos uma política que garanta a qualificação dos portugueses, que combata efectivamente as chagas do abandono e do insucesso escolares, queremos uma política que garanta qualidade às respostas educativas e sociais da escola e, em particular, da Escola Pública, queremos uma política que também coloque os professores no centro, os respeite na sua dignidade profissional, valorize o exercício da profissão de professor, considere os profissionais docentes como profissionais autónomos e reflexivos que dispensam manuais de aplicador, mas exigem reconhecimento e respeito", afirmou o porta-voz da Plataforma Sindical – Mário Nogueira.
-----------------------------------------------